Quando as empresas precisam de conhecimentos especializados ou habilidades que não possuem em sua organização, muitas vezes recorrem à terceirização de serviços para resolver seus problemas.
Terceirização significa ir para fora para encontrar exatamente do que você precisa. Hoje em dia muitos negócios terceirizam o que precisam para atender seus clientes, internos e externos. Um cliente externo é a entidade que, em última análise, adquire os produtos ou serviços de uma empresa, enquanto um cliente interno são os próprios colaboradores ou acionistas da empresa. As empresas podem obter produtos como peças de máquinas e serviços como folha de pagamento, por meio de terceirização de serviços.
A terceirização de serviços provavelmente pode traçar suas raízes para grandes empresas de manufatura, que contrataram empresas externas para produzir componentes especializados que precisavam para seus produtos. Fabricantes de automóveis, por exemplo, contrataram empresas para fabricar componentes para unidades de ar condicionado, sistemas de som e teto solar.
A grande mudança nos últimos anos, no entanto, é a terceirização de serviços, que se refere a empresas que contratam empresas externas para fornecer trabalho especializado e especialização.
TERCEIRIZAÇÃO
Terceirização oferece muitas vantagens. Por exemplo, a terceirização de serviços permite que as empresas procurem e contratem os melhores especialistas para trabalhos especializados. O uso da terceirização também ajuda as empresas a manter mais dinheiro disponível, liberando recursos para outras finalidades, como melhorias de capital. Também é muitas vezes mais barato em termos de salários, benefícios e reduz os riscos e custos.
A terceirização também pode ajudar um foco de negócios em suas tarefas principais sem distrações de funções auxiliares e de suporte. Outra vantagem é a velocidade e a agilidade. As vezes é mais rápido e eficiente contratar um especialista para fazer algo do que mobilizar toda a empresa.
Muitas grandes empresas usam a terceirização para preencher funções em sua organização que seriam muito caras ou ineficientes para se criarem. As empresas menores também recorrem à terceirização de serviços.
Atualmente todas as áreas podem ser terceirizadas, inclusive a atividade fim de cada empresa.
Algumas funções que podem ser terceirizadas:
- Callcenter
- Folha de pagamento e contabilidade
- Publicidade e relações públicas
- Manutenção do edifício
- Consultoria e Engenharia
- Arquivos
- Abastecimento e estoque
- Compras
- Serviços de alimentação e cafeteria
- Seguranças
- Serviços de frotas
Essa lista facilita a compreensão de por que a terceirização de serviços afetou praticamente todos os setores do mundo dos negócios. Quase todas as empresas têm pelo menos uma ou mais dessas funções.
Font: howstuffworks
Agilidade Gestão de pessoas e Soluções em RH
Site: http://www.agilidade.com.br