Ficou mais fácil marcar consulta pelo Instituto Curitiba de Saúde (ICS), que presta atendimento médico e hospitalar para servidores públicos municipais da ativa e seus dependentes, aposentados e pensionistas. Os agendamentos, que até agora eram feitos somente pela internet e pelo teleatendimento, agora poderão ser realizados também por celulares smartphones. O ICS atende 78 mil usuários.
O aplicativo foi lançado nesta segunda-feira (22/10) pelo prefeito Rafael Greca e pela presidente do ICS, Dora Pizzatto. O secretário de Recursos Humanos e presidente do Conselho do ICS, Heraldo Alves das Neves, e a assessora de imprensa Larissa Pereira também estavam presentes.
“Com esse aplicativo, o ICS entra no século XXI”, disse o prefeito logo após conhecer as funcionalidades do aplicativo.
“Será possível agendar, remarcar e cancelar as consultas, além de o beneficiário poder verificar a liberação ou negativa de seus exames e/ou cirurgias”, explicou Dora Pizzatto.
O aplicativo vai melhorar o gerenciamento das consultas. Nele, o beneficiário terá acesso à rede credenciada, à localização e aos profissionais disponíveis em cada prestador.
“O beneficiário poderá escolher a especialidade, o médico, a data e horário da consulta e a proximidade do serviço”, destacou o prefeito. O aplicativo tem um link com o Google Maps e, por ele, a pessoa pode ter informações sobre a distância e o tempo de chegada.
De acordo com Dora, no futuro, mais funcionalidades serão disponibilizadas, como boletins informativos, a fim de proporcionar maior agilidade junto às informações e serviços do ICS.
O aplicativo já pode ser baixado na Play Store para sistema Android e em breve deve estar disponível também para iOS. De acordo com Dora, desde quarta-feira passada, quando foi liberado para download, 2.070 pessoas já baixaram o aplicativo e 260 consultas foram marcadas. Para ter acesso ao aplicativo é preciso ser cadastrado no site do ICS (www.ics.curitiba.org.br).
Consultas
“O aplicativo será um excelente dispositivo para lembrar aos beneficiários, com 24 horas de antecedência e posteriormente com três horas, o horário das consultas agendadas”, afirmou Dora. O mecanismo deve ajudar a reduzir a alta taxa de não comparecimento, que atinge em torno de 27% das consultas.
“Tendo em vista que normalmente os pacientes esquecem as consultas agendadas, eles receberão um alerta via SMS, questionando se a consulta pode ser confirmada. Se ele não puder comparecer, automaticamente a consulta será disponibilizada para outro beneficiário”, explicou Dora.
Em caso de confirmação, com três horas de antecedência, o paciente receberá outro SMS e se cancelar a consulta, ainda assim haverá a possibilidade de realocá-la. O objetivo é, além de evitar o absenteísmo, reduzir a fila de espera.
Inovação
O ICS tem 78 mil beneficiários hoje em Curitiba, dos quais 35 mil são contribuintes. A estrutura de atendimento inclui 37 dentistas e 77 médicos na sede – na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1895 – além de 25 hospitais credenciados, 41 terapias de apoio, 36 clínicas odontológicas, 50 serviços de diagnóstico, 87 policlínicas de consultas em geral e home care.
O aplicativo é uma das inovações que o ICS está apresentando neste ano, o dispositivo foi desenvolvido internamente, pelo próprio Instituto. Além desta novidade, o ICS anunciou recentemente que vai lançar novos planos de saúde, que vão atender públicos que hoje não são contemplados, como dependentes de servidores com idade entre 18 a 33 anos, funcionários de empresas públicas e comissionados.
A expectativa é que os planos tenham preços entre 10% e 30% mais baratos do que os encontrados atualmente no mercado.