Disponível na versão impressa e online, material contém diretrizes para o relacionamento adequado com o consumidor no ambiente digital
A iCustomer, unidade de negócio de Social Business da Plusoft, anuncia o lançamento do Manual de Boas Práticas de SAC 3.0. Totalmente gratuito, o material é destinado a profissionais das áreas de atendimento e marketing.
“A iCustomer, em parceria com o Comitê de Inovação e Mídias Sociais da Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (ABRAREC), elaborou o Manual com o intuito de disponibilizar, em um único lugar, conhecimentos e experiências de profissionais e experts do mercado sobre as áreas que compõem o processo de atendimento nas redes sociais”, diz Bruno Alves, Diretor de Estratégias Digitais da Plusoft.
Em sua primeira edição, o Manual de Boas Práticas de SAC 3.0 é um guia que contém as experiências do mercado de relacionamento com o consumidor no ambiente digital. O material reúne conhecimento de qualidade sobre o tema no Brasil e será atualizado continuamente, se tornando referência para profissionais que atuam com atendimento a clientes nas redes sociais.
“As informações e dicas são diretas e com linguagem acessível para todos os públicos”, afirma Alves. Disponível nas versões online e impressa, a publicação orienta empresas na escolha das mídias sociais adequadas para divulgar suas marcas e sobre como produzir conteúdo com uma linguagem ideal para humanizar o atendimento e se aproximar do cliente.
O guia apresenta, ainda, informações úteis sobre como estabelecer prioridades nos atendimentos, medir indicadores de qualidade e gerenciar questões legais nas redes sociais. Em uma seção dedicada ao gerenciamento de crises, a publicação mostra como identificar situações com potencial de impactar a imagem da marca e as boas práticas para reverter casos críticos nos canais digitais.
Ao abordar o tema inovação, o Manual de Boas Práticas de SAC 3.0 oferece um panorama dos tipos de chatbots disponíveis e em quais situações sua aplicação é mais indicada para otimizar processos, gerar escalabilidade, alta disponibilidade e contribuir para a redução de custos.
Outro diferencial é que a publicação aborda diversas maneiras para uma empresa lidar com a concorrência nas redes sociais. O material sugere, por exemplo, a utilização de técnicas de benchmarking, que seria o acompanhamento e observação de boas práticas exercidas por referências em atendimento digital. Outra estratégia que pode fortalecer o relacionamento com clientes é a adoção de co-marketing ou social mashup, conceito no qual duas marcas ou mais e unem para promover um tema específico.
A versão digital do Manual está disponível neste link.