sábado, 22 fevereiro 2025
19.8 C
Curitiba

Mercado de cerveja artesanal mantém crescimento anual de 20% em sete anos no Paraná

Brasil conta com mais 800 cervejarias independentes, sendo 10% delas paranaenses. Polo de inovação em Curitiba conta com MBA de Gestão Comercial Cervejeira do UniOpet

Com crescimento consolidado nos últimos sete anos, a produção de cervejas artesanais no Brasil conta com mais de 800 cervejarias. O Paraná se destaca nesse cenário, concentrando quase 90 cervejarias – 10% do panorama nacional. É o quinto maior volume do país, junto do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

O Estado tem experimentado um crescimento constante e registra um incremento da ordem de 20% ao ano, desde 2011, gerando aproximadamente 500 empregos diretos e 2.500 indiretos, de acordo com dados da Procerva (Associação das Microcervejarias do Paraná), que reúne cerca de 50 empresas associadas.

Tamanho polo de inovação em Curitiba inspirou o surgimento de especializações focadas no setor, como o recém-criado curso de MBA em Gestão Comercial Cervejeira do UniOpet. Voltado para graduados com interesse em aprimorar seu trabalho em bares, restaurantes e cervejarias, além de produtores independentes, o MBA é uma pós-graduação no formato latu sensu e exige graduação. “O curso tem certificação dupla: em especialização e técnico em beer sommelier. Com grade limitada, o curso técnico em beer sommelier é realizado junto com o MBA, sendo necessário apenas o ensino médio completo”, explica a professora Adriane Baldini, coordenadora do curso.

Mercado de cerveja artesanal mantém crescimento anual de 20% em sete anos no Paraná

Mercado promissor

Além disso, a reconhecida qualidade das cervejas produzidas no Paraná – que já conquistaram mais de 240 prêmios nacionais e internacionais – colocaram Curitiba na rota dos profissionais e apreciadores da bebida. A cidade é considerada a Capital Nacional da Cerveja Artesanal.

“Apesar de estarmos atravessando um período difícil economicamente, com a alta do dólar que influencia diretamente no preço de ingredientes importados, como o lúpulo, o mercado curitibano está surpreendendo com a abertura crescente de pontos de venda e cervejarias ciganas. É necessário ter mão de obra qualificada para atender o público, que experimenta uma grande quantidade de novidades desde 2008, quando Curitiba começou a receber inovações gastronômicas”, destaca Baldini.

Comércio cervejeiro

A formação do MBA em Gestão Comercial Cervejeira é voltada para o comércio cervejeiro, que engloba pontos de venda, fábrica, logística, treinamento de pessoal entre outras áreas de atuação. “É algo que não é comum em outras pós-graduações e, principalmente, no lado socioambiental (entre ativos e passivos) que gera a produção cervejeira. Nosso diferencial está também na forma de ensino, na troca de experiências entre os professores, que também são profissionais do universo cervejeiro. Tudo isso é fundamental para olhar para a cerveja artesanal brasileira com olhos de empreendedores de sucesso. E nunca esquecendo que Curitiba é a cidade que mais possui receitas inovadoras e de alta qualidade”, define.

Para mais informações, acesse o site.

Destaque da Semana

Aumentar em 30 minutos os treinos de cardio impacta a composição corporal

Estudo mostra como cada meia hora de atividade aeróbica...

Quais são os erros mais comuns no marketing no Instagram e como evitá-los?

O Instagram é uma das plataformas mais poderosas para...

Wesley Safadão volta ao Curitiba Country Festival para show inesquecível

Luan Santana,  Maiara & Maraisa, Simone Mendes, Pedro Sampaio,...

“Histórias: Show do Século” anuncia data em Curitiba com grandes nomes do sertanejo

Festival acontece no dia 1º de novembro na Ligga...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor