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Nova Trento sedia encontro de gestores escolares para formação

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Durante dois dias, quinta e sexta-feira, 22 e 23, Nova Trento recebeu o 1º Módulo do Programa Gestores Escolares em Movimento. Promovido pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) da região da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), o encontro reuniu cerca de 100 gestores das escolas municipais e coordenadores das Secretarias Municipais de Nova Trento, Tijucas, Canelinha, São João Batista e Major Gercino.

O objetivo do programa é proporcionar estudos, diálogos, trocas de experiências e fortalecer ainda mais o trabalho do gestor escolar. Ao todo mais de 400 gestores escolares e coordenadores das Secretarias Municipais da Educação participarão das formações que já foram realizadas nas cidades de Santo Amaro da Imperatriz, Anitápolis, Alfredo Wagner, São Bonifácio, São Pedro Alcântara, Angelina, São José e Florianópolis. O conteúdo deste módulo será repassado em mais dois polos, reunindo profissionais das cidades de Palhoça, Garopaba, Paulo Lopes, Biguaçu, Águas Mornas, Antônio Carlos, Rancho Queimado e Leoberto Leal.

A consultora técnica do Instituto Positivo, Gilmara da Silva, é a responsável pelo conteúdo, que neste primeiro encontro teve na pauta discussões sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Gestão para utilização dos recursos do PDDE, com planejamento, aplicação de recursos e prestação de contas; distinção de recursos; e melhoria da gestão foram alguns dos assuntos discutidos.

“É preciso manter os gestores e coordenadores atualizados. Todos os temas previstos nas formações foram sugeridos pelos representantes das Secretarias Municipais de Educação, incluindo os secretários Municipais de Educação, sendo assuntos importantes e presentes no dia a dia das escolas”, explica Gilmara.

“Os gestores escolares da nossa cidade estão empolgados em participar da formação e com vontade de aprender mais, tirar dúvidas e trocar experiências com outros municípios para juntos encontrarmos soluções para problemas do dia a dia. A dúvida do outro também pode ser a nossa e a troca contribui com todos”, afirma a coordenadora dos Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação de Tijucas, Viviane Vieira.

Para a Coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Cristiane da Fonseca, o grande foco dos encontros, que serão realizados este ano com continuidade em 2019, é o empoderamento dos gestores. “De maneira geral os gestores escolares têm amplo conhecimento do seu trabalho, mas queremos fortalecer e contribuir ainda mais com conhecimento, novas informações e troca de experiências sobre assuntos relevantes e rotineiros, incentivando a colaboração intermunicipal”, destaca.

Sobre o Programa Gestores Escolares em Movimento

Lançado oficialmente no dia 10 de setembro, em Florianópolis, o programa nasceu da identificação de uma demanda dos diretores escolares e compõe uma das metas do ADE. Trata-se de encontros periódicos para troca de experiências, reflexão, colaboração e integração do trabalho coletivo do ADE. A programação é 100% gratuita, sendo único custo para os municípios o deslocamento dos profissionais para os polos, definidos dependendo da demanda de cada microrregião.

As atividades serão desenvolvidas tanto por meio de encontros presenciais, como a distância. Os temas a serem trabalhados em cada módulo respondem às demandas do dia a dia dos gestores e foram alicerçados nos Indicadores da Qualidade na Educação, propostos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP): Ambiente Educativo; Prática Pedagógica; Avaliação; Gestão Escolar Democrática; Formação e Condições de Trabalho dos Profissionais da Escola; Ambiente Físico Escolar; e Acesso, Permanência e Sucesso na Escola.

Arranjos de Desenvolvimento da Educação

Em algumas regiões brasileiras, prefeituras, escolas e educadores parecem ter encontrado um caminho: atuar em regime de colaboração por meio da implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE). Os arranjos são um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar em conjunto – e não mais isoladamente, somando esforços, recursos e competências para solucionar conjuntamente as dificuldades na área da educação. A proposta dos Arranjos foi homologada pelo MEC em 2011, e incluída como uma opção para o alcance das metas e das estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014 (artigo 7º, parágrafo 7º).

O Brasil possui atualmente 11 ADEs, com cerca de 187 municípios trabalhando nesse modelo de colaboração, e alguns já conquistaram avanços consistentes que indicam que estão no caminho certo. Dedicado a estudar e a difundir a metodologia dos ADEs no Brasil, o Instituto Positivo é parceiro da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), em Santa Catarina, e, em uma articulação pioneira, lançaram em 2015 o primeiro ADE do Sul do País.

Atualmente, os 21 secretários de educação da região e as suas equipes trabalham de forma conjunta, a fim de alcançar as 4 metas territoriais, definidas em comum acordo e que visam melhorar a qualidade do ensino no território. No ano de fundação do ADE, 16% dos alunos das redes municipais estavam em situação de distorção idade/ano escolar. Portanto, a plena alfabetização, a redução da evasão e da reprovação escolar foram consideradas metas prioritárias. Em 2017, após uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, 1.200 alunos, de 14 dos municípios, receberam atenção especial e participaram tanto de programas de melhoria da alfabetização quanto de aceleração da aprendizagem. Ao final do ano, 92% dos alunos que participaram dos programas de alfabetização foram plenamente alfabetizados. E, 100% dos alunos que participaram das ações de correção de fluxo, foram aprovados para progredir em pelo menos um ano escolar.

 

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