Por Marcelo Chianello, CEO da Liq
O consumidor vive o seu melhor momento. Mais do que isso, o fato รฉ que estamos diante de um verdadeiro โsuperconsumidorโ, com a tecnologia e redes sociais dando a ele novos poderes, diariamente. Parece exagero, mas nรฃo รฉ. Nรฃo por acaso, esse รฉ um termo que vem sendo utilizado com grande frequรชncia, e aborda o comportamento da geraรงรฃo dos Millenials e, principalmente, os consumidores da geraรงรฃo Z โ ou Ctrl Z โ, os chamados nativos digitais.
O superconsumidor nasceu, portanto, em uma era na qual a jornada completa de compra pode ser realizada 100% em um ambiente on-line. Aliรกs, este รฉ um pรบblico que nรฃo consegue pensar o mundo sem o digital โ muitos nunca ligaram para uma central de atendimento e nรฃo compram nada sem fazer uma boa pesquisa na web, por exemplo.
E รฉ este cliente que estรก no centro da jornada de consumo da sua empresa hoje. ร ele quem dita as โregras do jogoโ, conduz as estratรฉgias de relacionamento e influencia diretamente a imagem das marcas. Ele quer ter liberdade para escolher as melhores alternativas de interaรงรฃo, sem se limitar a um determinado canal e sem encontrar ruรญdos ao decidir migrar entre eles.
Essa condiรงรฃo, evidentemente, traz desafios. Afinal, estamos falando de um cliente cuja experiรชncia de compra nรฃo tem mais um fluxo prรฉ-definido โ ele adquire um determinado produto no e-commerce da rede e opta por retirรก-lo na loja fรญsica, caso o digital ofereรงa a ele um prazo de entrega mais extenso. Ou o contrรกrio.
Por isso, acredito na forรงa de um movimento โfรญgitalโ, que une o mundo fรญsico ao digital. Hรก poucos dias, por exemplo, eu estava dentro de uma loja fรญsica e, na hora de negociar a compra do produto com o varejista, disse a ele que iria pesquisar nos demais canais on-line para checar se o valor que ele estava me oferecendo era o melhor praticado pelo mercado. Entrei em vรกrios sites de e-commerce, mostrei a ele que o preรงo estava acima do valor e ganhei descontos nas peรงas escolhidas. Em outros casos, soube que o prรณprio vendedor pode mostrar produtos disponรญveis no site do varejo e a compra รฉ feita na loja fรญsica.
Todas essas mudanรงas nos hรกbitos de consumo estรฃo provocando uma transformaรงรฃo profunda no varejo, que precisa ajustar a logรญstica de sua operaรงรฃo para atender aos anseios desse superconsumidor e, assim, equalizar a rentabilidade de seus canais. A meta รฉ oferecer uma experiรชncia fluรญda, tornando sua jornada de consumo cada vez mais integrada.
Para acelerar o processo de evoluรงรฃo do varejo, entendendo e surpreendendo esses supershoppers, รฉ preciso fazer bom uso da tecnologia โ que, aliรกs, รฉ uma via de mรฃo dupla, pois tanto dรก superpoderes ao cliente quanto tambรฉm pode fortalecer o varejo. Por meio de soluรงรตes integradas de BI e Analytics โ que captam, transformam e criam modelos preditivos de comportamento dos consumidores -, รฉ possรญvel entregar informaรงรตes vitais, oferecer o que cada consumidor espera e surpreendรช-lo, sempre que possรญvel. Independentemente do canal onde a venda seja realizada, a experiรชncia ofertada tem que ser cada vez mais consultiva e especializada.
Ao oferecer uma integraรงรฃo estruturada entre รกreas como logรญstica, e-commerce, lojas fรญsicas e pรณs-vendas, o varejo deixa de ser um simples ponto de venda para se tornar um verdadeiro Centro de Experiรชncia de Consumo. As marcas que entenderem essa prerrogativa irรฃo se destacar, ou melhor, serรฃo aquelas que vรฃo atrair o consumidor por prazer e nรฃo somente por necessidade.