Todas respostas para nossas perguntas são encontradas nos livros. Antigamente as buscas nos exemplares era bem mais comum, hoje em dia, com o desenvolvimento da tecnologia os livros, infelizmente, foram sendo deixados de lado. Ainda assim, diversos autores optam por publicar uma obra física e não em blogs e, alguns desses, acabam fazendo muito sucesso e se tornando importantíssimos para alguns campos de estudos. Nesse caso, a área abordada é o Marketing.
O que é o marketing? Essa é uma pergunta que dá margem a várias respostas. Uma dessas definições, apresentada pelo autor Ryan Holiday, diz que marketing é tudo aquilo que conquista e mantém os clientes. Porém, a resposta pode ir muito além desse conceito – e é por isso que milhares de estudiosos, profissionais e especialistas dedicam seu tempo e talento em obras que buscam explorar esse mercado, refletir sobre suas origens e apontar para as tendências que ditarão o futuro. No campo de Marketing existem milhares de títulos, para os mais variados dos gostos, dúvidas e âmbitos de estudos. Mas em meio a tantos, por onde começar? Ou ainda quais seriam aquelas obras obrigatórias?
Eduardo El-Khoury, membro da equipe de profissionais da K2S, Agência de Marketing Digital, em Curitiba, traz um compilado de obras que crê que sejam importantes e que merecem ser lidas por profissionais ou estudantes da área. “Em primeiro lugar, considero importantíssimo a obra de Seth Godin chamada A Vaca Roxa, publicada em 2003 e que é um dos maiores clássicos do marketing de todos os tempos. Vivemos num mundo cada dia mais cheio de informação e é preciso bem mais que uma simples propaganda para fazer com que as empresas convençam as pessoas a optarem por seu produto ou serviço. Com o mercado competitivo, é preciso muito mais que um bom jingle, um slogan correto ou um anúncio bem feito para chamar a atenção em meio à tanta informação. Ser apenas ‘bom’ já não é o suficiente, é preciso novas estratégias e inovações. O segundo é o mais antigo da nossa lista, chamado Confissões de Um Publicitário de David Ogilvy, publicado em 1963 e que basicamente fala sobre o caminho que o autor trilhou para chegar ao topo e também dá dicas sobre como funciona a mente e as emoções dos consumidores. O livro se tornou um dos maiores legados do profissional e leitura é obrigatória para todas as gerações de publicitários. O terceiro lugar fica para Contágio – Por que As Coisas Pegam de Jonah Berger. Foi publicado recentemente, em 2014, o autor o usa para compartilhar com os leitores a ciência oculta por trás do contágio online e do compartilhamento social, além de dividir os seis princípios essenciais que conduzem todo tipo de conteúdo a se tornar viral.”
Ainda segundo Eduardo El-Khoury, dois livros que continuam bem atuais e que também entraram para a lista são: A Bíblia do Marketing Digital (2009) de Cláudio Torres e As 22 Leis Imutáveis do Marketing(1993) dos autores Al Ries e Jack Trout. “Nesses dois livros são abordadas estratégias, plataformas, ferramentas e ações usadas na internet e ainda é oferecido um roteiro para que o leitor comece a colocar os ensinamentos em prática o quanto antes. Os autores ainda dizem que não importa o quanto se tenha investido de tempo, talento e dinheiro, toda campanha estará condenada ao fracasso para aqueles que não se importarem em seguir leis.”
Lendo e seguindo as dicas dos livros, já é possível ter uma noção bem maior sobre o que é Marketing e como fazê-lo.
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