Josรฉ Pio Martins*
Nas conversas com jovens, duas perguntas sรฃo recorrentes: O que รฉ empreendedorismo? Quais sรฃo as marcas do empreendedor? Quanto ร primeira, empreendedorismo รฉ a disposiรงรฃo e a iniciativa de idealizar, coordenar e executar projetos e negรณcios. Outra definiรงรฃo, que me agrada, diz que รฉ a sensibilidade para descobrir oportunidades, ter ideias e ser capaz de transformรก-las em um negรณcio. Em sรญntese, empreendedor รฉ quem transforma uma ideia em um negรณcio e dรก materialidade aos sonhos.
Em relaรงรฃo ร segunda pergunta, hรก vasto elenco de caracterรญsticas que definem o empreendedor, das quais destaco quatro, que considero as mais importantes.
A primeira รฉ a enorme capacidade de agir e de fazer. Os empreendedores se caracterizam por uma espรฉcie de โempuxoโ (forรงa que empurra, que atua como elemento de impulsรฃo), como se tivessem, em sua constituiรงรฃo genรฉtica, cรฉlulas que os levam a agir e fazer algo, mesmo em condiรงรตes adversas. Nas histรณrias de empresรกrios de sucesso, รฉ comum encontrarmos relatos de pessoas que idealizaram e executaram algo quando muitos nรฃo acreditavam na possibilidade do รชxito.
A segunda รฉ a afiada visรฃo para enxergar oportunidades. Hรก homens que construรญram impรฉrios por enxergar oportunidades onde quase ninguรฉm acreditava na chance de sucesso. Um exemplo foi Aristรณteles Onassis, o armador grego, que se tornou um dos homens mais ricos do mundo. Enquanto transcorria a Segunda Guerra Mundial, mesmo sem dinheiro, ele se pรดs a comprar navios velhos encostados. Amigos diziam que ele estava louco. A guerra acabou, o comรฉrcio internacional expandiu e Onassis ficou bilionรกrio alugando caro os navios velhos que comprara.
A terceira caracterรญstica รฉ a grande sensibilidade para fazer as escolhas certas. Se vocรช perguntar aos grandes empreendedores como, no passado, conseguiram fazer escolhas que agora se mostraram certas e lucrativas, muitos responderรฃo: โnรฃo sei, eu tinha intuiรงรฃo, mas nรฃo a certeza de que estava fazendo a escolha corretaโ. Conquanto seja difรญcil vรช-la e qualificรก-la, essa sensibilidade estรก no รขmago do empreendedor de sucesso.
Por fim, a eficiรชncia na execuรงรฃo das escolhas feitas รฉ outra marca indelรฉvel dos homens de sucesso. Mesmo em situaรงรฃo de crise e descrenรงa โ como essa que o Brasil vive atualmente โ, aqueles que construรญram grandes obras complementaram as trรชs marcas anteriores com eficiรชncia executiva, e foram capazes de levar a cabo seus projetos, suas empresas e seus negรณcios.
Todos temos alguma dessas quatro caracterรญsticas e nem por isso todos somos grandes empreendedores. A questรฃo essencial รฉ que alguรฉm pode ter uma ou duas dessas caracterรญsticas, mas elas nรฃo bastam para transformรก-lo em grande empreendedor. Em geral, os homens que realizaram grandes obras tรชm as quatro marcas. Se isoladas, elas nรฃo nos levam ao sucesso; em seu conjunto, existindo no mesmo homem ou mulher, o sucesso serรก quase inevitรกvel.
Uma pergunta ressuma de tudo isso: essas caracterรญsticas sรฃo inatas (que estรฃo no ser, congรชnitas) ou podem ser aprendidas e desenvolvidas? Eis um bom tema para debate. De minha parte, creio (mas nรฃo tenho provas) que essas marcas podem ser treinadas e melhoradas, mas, nos grandes empreendedores, elas estรฃo lรก, desde sua concepรงรฃo. ร fรกcil conhecer as caracterรญsticas do homem que empreende. Difรญcil mesmo รฉ tรช-las todas em dose suficiente para fazer do homem um empreendedor de sucesso.
*Josรฉ Pio Martins,ย economista, รฉ reitor da Universidade Positivo.