Desenvolvido em uma parceria entre Social Miner, ANYMARKET, , estudo traça panorama de e-commerce no Brasil e mostrar como aproveitar melhor as oportunidades de relacionamento e a efetivação de vendas
De acordo com Rodolfo Helmbrecht, gerente de Pré-Vendas e desenvolvimento de novos negócios da DB1 Global Software para o ANYMARKET, “as expectativas para o e-commerce no ano passado eram altas, em torno de 15% em relação a 2017, mas as vendas surpreenderam, principalmente no segundo semestre. Para 2019, esperamos um mercado bastante aquecido para as vendas online, com muitas oportunidades para marketplaces e varejistas, que poderão se preparar com antecedência e desenvolverem uma estratégia de vendas diferenciada”, comenta.
O mês de novembro e a Black Friday continuam sendo as estrelas do comércio online. Puxado pela data especial, (1,88% do volume total de visitas do ano, 6,5 vezes maior que o registrado na segunda data comercial com maior representatividade de tráfego: 15 de março, Dia do Consumidor) o segundo semestre concentrou os maiores números de vendas para os e-commerces totalizando 60,45% contra 39,55% nos primeiros seis meses do ano. E é bom lembrar que, além das vendas, a Black Friday concentra um grande número de visitantes que efetuam compras nos meses seguintes.
A categoria de eletrônicos foi a que apresentou ticket médio mais alto. O ticket médio geral, do ano de 2018, é de R$378,45. Eletrônicos atingem preço médio de R$1.000,00 quando divididos em categorias de mercado. Há espaço para crescimento em várias categorias, como moda (R$ 319,60 de ticket médio) e beleza e saúde (R$ 143,20).
A maioria dos consumidores online compra utilizando um desktop (76%). Há espaço para otimização das transações via mobile (24%), e o cartão de crédito foi a maneira escolhida por 89,88% dos consumidores, e 91,20% deles resolveu pagar à vista. Pedidos com ticket médio maior tendem a ser parcelados, a maioria em 3,6 e 12 vezes.
Embora ainda lidere a lista de chamados em cada canal dentro das plataformas, o e-mail (53,9%) perdeu espaço para o chat (29,73%) e para o chatbot (3,02%). O atendimento por telefone ainda representa 12,05% do total de chamados.
Conhecendo o comportamento do consumidor ao longo do último ano, fica ainda mais evidente como investir em engajamento e relacionamento com o público garante uma melhor performance em vendas.
Uma das primeiras conclusões é que é preciso entender cada vez mais a jornada do consumidor em cada evento do mercado. Black Friday (novembro) e Dia do Consumidor (março) lideram as vendas, mas no Dia dos Namorados, por exemplo, homens e mulheres mudam o perfil das categorias que compram. Já no Dia das Crianças, os e-commerces de nicho podem aproveitar para vender para os adultos que cedem ao desejo de se presentear também.
Para conhecer o relatório em detalhes, basta acessar o http://bit.ly/relatorio-consumidor.