Sustentabilidade e responsabilidade social entram na moda com o upcycling

INICIATIVAS SOLUCIONAM O DESCARTE DE RESรDUOS COM CRIATIVIDADE, PRODUZINDO PEร‡AS DIFERENCIADAS E GERANDO OPORTUNIDADES PARA QUEM PRECISA

Por: Luciana Melo

Ediรงรฃo: Janyne Leonardi

Algumas new faces estรฃo surgindo no mundo da moda com traรงos que chamam a atenรงรฃo. Sรฃo projetos de upcycling, que dรฃo vida nova aos descartes e resolvem problemas de outras indรบstrias ao transformar materiais que iriam para o lixo em produtos originais. Certas iniciativas tambรฉm incluem a responsabilidade social no sistema de produรงรฃo e oferecem oportunidades com formaรงรฃo e geraรงรฃo de renda para determinados grupos da populaรงรฃo.

A aposta de grifes, estilistas e instituiรงรตes na reutilizaรงรฃo criativa, que proporciona novo valor ao produto, nรฃo nasceu por acaso. ร‰ uma reaรงรฃo ร s incoerรชncias que o mundo da moda guarda para alรฉm dos flashes nas passarelas, como, por exemplo: os altos preรงos do mercado de luxo; o fechamento de lojas com o crescimento do e-commerce; e as caracterรญsticas negativas do fast fashion.

Atualmente pode-se encontrar top models dividindo capas com denรบncias de trabalho em condiรงรตes desumanas e casos como o da marca Burberry, responsรกvel pela incineraรงรฃo de mais de 140 milhรตes de reais em produtos para impedir baixa de preรงos no ano de 2017. A aรงรฃo foi considerada pela fabricante como โ€œambientalmente sustentรกvelโ€ devido ร  compensaรงรฃo de gรกs carbรดnico, segundo a BBC News.

E a Burberry nรฃo estรก sozinha: o site UniPlanet โ€“ portal sobre sustentabilidade e meio ambiente โ€“ acusa a marca Celio de rasgar e jogar fora itens nรฃo vendidos, enquanto aponta a gigante do fast fashion H&M como responsรกvel por incinerar 12 toneladas de roupas por ano, fato negado pela empresa. O site ainda destaca um estudo da Fundaรงรฃo Ellen MacArthur, que indicou o descarte de 600 mil toneladas de roupas, calรงados e vestuรกrio por ano na Franรงa. Apenas um quarto desse nรบmero รฉ destinado ร  caridade ou reciclagem.

Entretanto, uma nova geraรงรฃo de criadores vem olhando para o mercado com mais critรฉrio e desenvolve produtos que nรฃo sรฃo apenas roupas e acessรณrios: sรฃo soluรงรตes para o direcionamento adequado dos descartes e tambรฉm para questรตes sociais.

Do lixo para a passarela

Mariah Salomรฃo Viana, diretora de criaรงรฃo da grife Novo Louvre, em Curitiba, explica que a ideia de trabalhar com o upcycling jรก era parte dos esforรงos antes da coleรงรฃo inverno 2018, desenvolvida com sobras da indรบstria automotiva. Em 2016, a artista Thalita Sejanes foi convidada para criar peรงas com os retalhos da confecรงรฃo. O resultado foi ร  passarela do primeiro desfile da marca no ID Fashion, que ainda contou com peรงas de tricรด feitas com sobras de tecidos.

Uma aproximaรงรฃo entre o Novo Louvre e a montadora automobilรญstica Renault foi realizada pela Fiep โ€” Federaรงรฃo das Indรบstrias do Estado do Paranรก โ€“, organizadora do ID Fashion. As peรงas foram lanรงadas em comemoraรงรฃo aos dez anos da marca curitibana. Mas a parceria era parte de uma aรงรฃo de marketing naquele momento e nรฃo estava voltada para a venda.

No evento, foram apresentados trรชs looks completos e trรชs bolsas inteiramente produzidos com restos da fรกbrica, incluindo cintos de seguranรงa e revestimentos de carros. O trabalho contou com a participaรงรฃo das mulheres da Associaรงรฃo Borda Viva, que jรก produzem bolsas e acessรณrios com apoio do Instituto Renault. As dificuldades do processo foram superadas respeitando uma das premissas da marca de roupas: o que pode ser resolvido com design, รฉ resolvido com design e vira caracterรญstica do produto.

Sobre os pontos fortes da coleรงรฃo, Mariah afirma: โ€œImpus a todos os envolvidos que nรฃo falarรญamos a frase โ€˜para upcycling, estรก bomโ€™. Tinha que ser um produto resolvido 100%, como qualquer outro do Novo Louvre, o nรญvel de exigรชncia nรฃo poderia ser menor. E foi muito bacana porque a gente conseguiu โ€” vocรช nem percebe que รฉ um produto de upcycling.โ€

A boa aceitaรงรฃo da coleรงรฃo trouxe novas ideias. Com a participaรงรฃo em rodadas de negรณcios para compradores internacionais, houve interesse, entretanto nรฃo se estabeleceu um canal para venda. Agora que a parceria entra em seu segundo ano, surge um novo projeto voltado para o mercado comercial. O lanรงamento estรก previsto para a temporada do verรฃo 2020, que acontece em abril de 2019.

Must-have: produtos do bem

Quem compra uma bolsa ou um acessรณrio da Associaรงรฃo Borda Viva pode pensar que escolheu um produto que cuida do planeta por diminuir o descarte de lixo da produรงรฃo automotiva. Mas nรฃo รฉ sรณ isso. A iniciativa vai alรฉm.

Sem fins lucrativos, a entidade promove o desenvolvimento social de moradoras da comunidade de Borda do Campo, em Sรฃo Josรฉ dos Pinhais. ร‰ nessa mesma regiรฃo que estรก localizada a fรกbrica da Renault, que รฉ a principal mantenedora da Borda Viva atravรฉs do Instituto Renault.

Sรฃo duas frentes de aรงรฃo, uma voltada para alimentaรงรฃo e outra para geraรงรฃo de renda. Segundo dados divulgados no site da instituiรงรฃo, cerca de 150 crianรงas que vivem em situaรงรฃo vulnerรกvel recebem refeiรงรตes preparadas diariamente, pelas participantes dos projetos na comunidade. Sรฃo mais de 37 mil refeiรงรตes por ano. A geraรงรฃo de renda se dรก pela cozinha comercial, que vende refeiรงรตes por preรงos populares no bairro e tambรฉm atende a eventos com coffee breaks.

Hรก tambรฉm a atuaรงรฃo da Casa da Costura desde 2010. A iniciativa prepara mulheres para o trabalho com costura, modelagem, bordados e estamparia. Em 2015, foi lanรงada a primeira coleรงรฃo desenvolvida pelas participantes. Os itens podem ser conferidos no site da Borda Viva, onde tambรฉm estรฃo disponรญveis as instruรงรตes para os interessados em comprar.

A moda รฉ o novo destino dos refugiados

Banners publicitรกrios sรฃo transformados em sacolas, bolsas tรฉrmicas, estojos, pastas, brindes e lancheiras atravรฉs das mรฃos de quem busca um recomeรงo participando do programa Supera, promovido pela Unilehu โ€“ Universidade Livre para a Eficiรชncia Humana. A organizaรงรฃo do terceiro setor dedica-se principalmente ร  inclusรฃo social.

A novidade aqui nรฃo รฉ o upcycling das lonas vinรญlicas, mas sim o pรบblico-alvo do Supera โ€” programa para capacitaรงรฃo profissional de pessoas em situaรงรฃo de vulnerabilidade social em oficinas de costura. Segundo a coordenadora do projeto, Andressa Kope, foi firmada uma parceria com a ONG Adus โ€” Instituto de Reintegraรงรฃo de Refugiados โ€“ durante a implantaรงรฃo do projeto, em 2016. Naquele momento, muitos haitianos estavam vindo para o Brasil e a oficina era uma oportunidade para geraรงรฃo de renda e inserรงรฃo na comunidade. A ideia nรฃo era formar uma primeira turma exclusiva para expatriados, mas a urgรชncia da situaรงรฃo falou mais alto.

Os outros dois grupos que participaram posteriormente das capacitaรงรตes combinaram refugiados, idosos e mulheres de comunidades. Foram oito alunos por ediรงรฃo, mas o nรบmero de produtores que tรชm acesso aos benefรญcios do projeto รฉ maior. Isso se deve ร  alta demanda de pessoas que buscam a ajuda da Unilehu para conseguir emprego. Porรฉm, somente os portadores de deficiรชncia podem ser encaminhados para as vagas geradas pela Lei de Cotas. O Supera nรฃo apresenta essa restriรงรฃo e ampliou o pรบblico atendido pela instituiรงรฃo.

A viabilidade financeira vem de empresas parceiras, eventos beneficentes e tambรฉm do programa governamental Nota Paranรก, pela doaรงรฃo de notas fiscais sem CPF registrado pela populaรงรฃo. Hoje, a venda dos produtos e encomenda de brindes tambรฉm sรฃo responsรกveis pela manutenรงรฃo das aรงรตes, cobrindo, entre outros custos, a remuneraรงรฃo dos costureiros.

Sobre o objetivo do programa, Andressa afirma: โ€œQueremos que todos os produtores certificados se tornem microempreendedores individuais (MEI) e prestem serviรงo para o Supera. Sรฃo duas categorias: a pessoa รฉ capacitada, entra como praticante e ganha uma bolsa por hora; depois, quando consegue uma boa produtividade, passa a receber por produto produzido. ร‰ um comรฉrcio justo, eles recebem uma boa quantia por peรงa.โ€ Andressa ainda explica que toda a parte pedagรณgica e de infraestrutura รฉ responsabilidade da instituiรงรฃo, que tambรฉm oferta palestras sobre empreendedorismo para os participantes. Contudo, a busca por empregos formais nรฃo รฉ descartada, inclusive estรฃo buscando parcerias que abram novas vagas.

Alรฉm da linha criada com reaproveitamento da lona dos banners, chamada Ecobanner, o Supera tambรฉm trabalha com as linhas Ecocar, com upcycling de tecidos e cintos de seguranรงa vindos da indรบstria de automรณveis, e a Ecofashion, que usa itens automotivos e busca novas matรฉrias-primas no momento.

Serviรงo:

Os interessados podem comprar os artigos da linha pelo site do programa Supera ou visitar o showroom na Rua Hรฉlio Dirceu Woitikiw, 121, no bairro Pinheirinho em Curitiba.

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