Cinco vantagens do gerenciamento de dados mestre para fabricantes

Por Ricardo Fornari, Country Manager da Stibo Systems no Brasil

De vestuรกrio a eletrodomรฉsticos e de alimentos a mรณveis, eletrรดnicos, maquinรกrio e tudo mais, a fabricaรงรฃo em todo o mundo continua a crescer. A transformaรงรฃo digital e o desejo de reduzir a complexidade da cadeia de suprimentos levaram muitos fabricantes a desenvolverem planos para alcanรงar clientes diretamente. Poderia ser a razรฃo pela qual, atรฉ 2020, 60% dos fabricantes contarรฃo com plataformas digitais que irรฃo suportar atรฉ 30% de sua receita total.

Por outro lado, a expansรฃo das ferramentas digitais tambรฉm traz suas consequรชncias: uma delas, sem dรบvida, รฉ a criaรงรฃo de uma base de informaรงรตes cada vez maior e mais relevante para as companhias gerenciarem. Assim, um fator crรญtico de sucesso para muitos fabricantes na economia digital รฉ o gerenciamento de dados mestre (Master Data Management โ€“ MDM).

Mas o que, afinal, as companhias podem ganhar com esses sistemas? Para mostrar como o MDM pode realmente agregar valor ร s operaรงรตes e atender os objetivos de negรณcios, listamos cinco dicas valiosas para melhorar a eficiรชncia das operaรงรตes ou para gerar melhores experiรชncias aos clientes, mantendo-se um passo ร  frente das demandas dos consumidores e da concorrรชncia.

1. Dados on-line consistentes e de qualidade

As soluรงรตes de MDM nรฃo apenas integram e melhoram a automaรงรฃo de sistemas de gestรฃo empresarial ou plataformas de ERP, CRM, comรฉrcio eletrรดnico e marketing, mas tambรฉm facilitam a automaรงรฃo e a organizaรงรฃo dos dados e o fornecimento de insights precisos para os parceiros de venda. Alรฉm disso, esse tipo de soluรงรฃo pode ser integrado ao sistema de gerenciamento de conteรบdo (soluรงรตes CMS), simplificando a utilizaรงรฃo dessas informaรงรตes nas plataformas on-line, como sites e marketplaces.

O Master Data Management permite gerenciar dados de diferentes linhas de negรณcios, em centenas de sites e para centenas de milhรตes de clientes, fornecendo um processo escalรกvel e estruturado para agrupar, limpar e integrar dados armazenados em vรกrios ambientes.

2. Oportunidade para visualizar toda a cadeia de valor

Para empresas que lidam com uma grande cadeia de fornecedores, o MDM pode servir como um repositรณrio รบnico e central capaz de reunir e integrar todas as informaรงรตes crรญticas. Assim, em vez de depender de dados armazenados em diferentes sistemas e locais, as companhias podem conectar seus sistemas de gerenciamento de estoque e armazรฉm ao gerenciador de dados mestres e, com isso, remover discrepรขncias de dados, reduzir a necessidade de manutenรงรฃo e garantir a assertividade dos dados.

Com o MDM e a aplicaรงรฃo de um serviรงo de gerenciamento de ciclo de vida do produto, รฉ possรญvel aplicar uma opรงรฃo รบnica para gerenciar cada etapa de toda a cadeia de valor. Dessa maneira, as companhias ganham uma oportunidade para reduzir o tempo de lanรงamento no mercado, gerenciando as informaรงรตes com mais eficiรชncia, ร  medida que elas fluem pela organizaรงรฃo e pelos canais externos.

3. Dados mais organizados

Os fabricantes enfrentam a difรญcil tarefa de compartilhar dados com vรกrios varejistas, fornecedores, parceiros e distribuidores. Cada um desses parceiros, por sua vez, pode atuar como um receptor ou remetente de dados – e cada um deles fornecerรก ou exigirรก conteรบdo de acordo com seus sistemas internos. Atributos, hierarquias de empacotamento, classificaรงรฃo e protocolos de produtos sรฃo apenas algumas das variรกveis โ€‹โ€‹envolvidas que exigirรฃo que as fabricantes tenham de adaptar ou reagrupar a partir de suas prรณprias necessidades.

O fato, porรฉm, รฉ que gerenciar e manter os dados do produto em dia tem tudo para ser mais simples, justamente com o uso do MDM. A plataforma de gestรฃo de dados torna a organizaรงรฃo de conteรบdo mais fรกcil, gerenciรกvel e sustentรกvel criando padrรตes especรญficos (elaborados de acordo com as demandas do negรณcio). Alรฉm disso, com esse tipo de ferramenta รฉ possรญvel compartilhar facilmente os dados relevantes do produto da maneira mais eficiente. O conteรบdo passa, assim, a estar alinhado com os padrรตes de dados prรฉ-definidos e em conformidade com os requisitos do receptor e do editor.

4. Informaรงรตes operacionais mais estratรฉgicas

Os sistemas de gerenciamento de dados mestre ajudam, tambรฉm, no desenvolvimento de novos modelos e processos para criar, gerenciar e enviar produtos de qualidade. Seja na produรงรฃo de automรณveis ou em ingredientes alimentรญcios embalados, por exemplo, os fabricantes precisam de dados precisos e consistentes que alimentem vรกrios sistemas para gerenciamento de estoque, cadeia de suprimentos, remessa e embalagem. O MDM oferece essas informaรงรตes de forma completa, simplificando a obtenรงรฃo de insights realmente รบteis para a geraรงรฃo de valor ร s companhias.

Outro ponto รฉ que, a partir dos sistemas de gestรฃo de dados, os fabricantes tambรฉm ganham a possibilidade de obter dados de qualidade sobre seus clientes, determinando com mais assertividade qual รฉ o produto certo para o consumidor certo. O MDM remove a โ€œfadiga de ponto de contatoโ€ porque elimina dados duplicados e e-mails repetidos para as mesmas empresas e indivรญduos, diminuindo as taxas de cancelamento de inscriรงรฃo ao longo do caminho.

5. Chance para pensar e agir globalmente

Nunca foi tรฃo fรกcil para os clientes fazerem compras on-line, em um รขmbito tรฃo global como agora. Isso proporciona uma enorme oportunidade para os fabricantes, sem dรบvidas. Entretanto, essa realidade impรตe desafios como a necessidade de contar com operaรงรตes capazes de explicar idiomas regionais, moedas, sistemas de mediรงรฃo, conformidade e logรญstica. De certa forma, o MDM fornece acesso global a esses novos clientes, por meio de recursos que permitem localizar dados para vรกrios mercados e/ou para providenciar traduรงรตes – para que as companhias tenham um mรฉtodo melhor para gerenciar ativos relevantes em vรกrias regiรตes geogrรกficas.

As expectativas dos clientes continuam a levar os fabricantes a usar os dados de maneiras mais amplas e estratรฉgicas, na busca por maior valor operacional e maior receita. O MDM lida com esse desafio fornecendo uma รบnica fonte confiรกvel de dados para toda a empresa. A soluรงรฃo permite que os fabricantes acelerem o tempo de lanรงamento no mercado, obtenham uma visรฃo mais precisa das informaรงรตes do fornecedor, melhorem a resposta ร s demandas, reduzam os riscos e aumentem a satisfaรงรฃo do cliente. A gestรฃo de dados รฉ uma tarefa cada vez mais inerente ร s empresas modernas e essencial para que o futuro seja, de fato, uma era de grandes negรณcios.

Destaque da Semana

Novembro Azul: Especialista de Curitiba responde ร s principais dรบvidas sobre o cรขncer de prรณstata

Doenรงa oncolรณgica รฉ silenciosa em estรกgio inicial, mas a...

Madero Steak House abre nova unidade no ParkShopping Barigรผi

O Grupo Madero, uma das maiores redes de gastronomia...

UltraCheese recebe dupla premiaรงรฃo no Concurso Mundial de Queijos

Companhia รฉ uma das principais medalhistas brasileiras na histรณria...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor