Por Sandra Maura, CEO da TOPMIND
Com o avanรงo da chamada Era Digital, empresas de todos os portes e segmentos agora se veem diante de uma constante busca por inovaรงรฃo. Afinal, รฉ preciso estar sempre um passo ร frente da concorrรชncia, com as estratรฉgias e condiรงรตes adequadas para que as organizaรงรตes alcancem o mรกximo sucesso.
Nesse cenรกrio, sem dรบvida, dois componentes sรฃo vitais para estabelecer qualquer planejamento hoje em dia: a tecnologia e as pessoas. Nรฃo por acaso, tem crescido o nรบmero de empresas que estรฃo apostando em novas ferramentas para unir essas duas perspectivas em todos os departamentos, inclusive durante as etapas de contrataรงรฃo dos profissionais. ร esse o foco que dรก origem ao que o mercado tem chamado de RH 4.0, em alusรฃo ร Quarta Revoluรงรฃo Industrial, trazida ร tona com o surgimento das novas tecnologias digitais, como a Computaรงรฃo em Nuvem, Analytics e Big Data.
Na prรกtica, o RH 4.0 estรก fortemente influenciado pelos avanรงos tecnolรณgicos, transformando o papel da antiga รกrea de Recursos Humanos, sobretudo em missรตes como seleรงรฃo, retenรงรฃo de talentos e gestรฃo diรกria das atividades corporativas. Inserido em uma realidade digital e altamente conectada, o RH agora estรก mais voltado ร gestรฃo estratรฉgica de profissionais, buscando entender quem sรฃo os talentos da casa e como eles podem ser melhor utilizados e mais produtivos no ambiente de trabalho, somados aos especialistas de mercado que podem ser contratados para projetos especรญficos.
ร esse cenรกrio que tem feito com que mais da metade das empresas brasileiras estejam redesenhando seus programas de RH para alavancar ferramentas digitais e mรณveis. De acordo com uma pesquisa da Delloite Brasil, 33% das companhias jรก usam algum tipo de tecnologia de Inteligรชncia Artificial (IA) em seus processos seletivos e 41% utilizam aplicativos em seus serviรงos de recursos humanos.
A utilizaรงรฃo de modernas tecnologias permite benefรญcios como a possibilidade de otimizar o sistema de recrutamento e seleรงรฃo de colaboradores, melhorar a gestรฃo da folha de pagamento e facilitar o manejo de documentos. Alรฉm disso, hoje, companhias de diversos segmentos jรก estรฃo testando a integraรงรฃo de plataformas de controle de ponto e de avaliaรงรตes de desempenho como serviรงos on-line ร disposiรงรฃo dos funcionรกrios.
As empresas devem se preparar para uma realidade nova, na qual atรฉ mesmo a gestรฃo e os processos organizacionais serรฃo virtuais โ assim como a rotina de trabalho das pessoas que fazem parte das organizaรงรตes. ร essencial, portanto, que os lรญderes ofereรงam uma experiรชncia adequada, que valorize a presenรงa desses profissionais.
A adoรงรฃo de tecnologia tem como grande papel a possibilidade de simplificar as tarefas diรกrias, automatizando as aรงรตes que demandariam muito tempo das pessoas. Nesse sentido, a Transformaรงรฃo Digital tem tudo para ser uma grande aliada dos times de RH, ajudando-os a desenvolver novas estratรฉgias em busca dos candidatos mais preparados a este โnovo mundoโ.
Por outro lado, a integraรงรฃo entre tecnologia e pessoas de uma empresa deve ser feita seguindo alguns cuidados. Um deles, por exemplo, รฉ a necessidade de manter a estrutura e os sistemas sempre funcionando. Parece simples, mas essa รฉ, certamente, uma questรฃo importante para o sucesso da transformaรงรฃo digital de qualquer processo corporativo: a experiรชncia dos clientes finais com os recursos de TI precisa ser positiva.
Isso quer dizer que, basicamente, a tecnologia deve estar sempre disponรญvel e os colaboradores precisam saber como usar os recursos, extraindo o real valor dos sistemas a seus expedientes e funรงรตes. Caso haja algum tipo de necessidade, por sua vez, รฉ imprescindรญvel que o suporte e o atendimento sejam รกgeis e confiรกveis o suficiente para manter o nรญvel de satisfaรงรฃo dos usuรกrios em dia.
ร recomendado, contudo, que tanto o desenvolvimento quanto a aplicaรงรฃo e manutenรงรฃo desses sistemas sejam feitas com o apoio de parceiros especializados que consigam ajustar a integraรงรฃo conforme as demandas e caracterรญsticas de cada empresa, criando assim soluรงรตes mais assertivas e adequadas ร realidade dos usuรกrios.
O engajamento das equipes em relaรงรฃo ร adoรงรฃo de novas tecnologias รฉ o retorno que essas aplicaรงรตes e recursos entregam ร vida das companhias e a facilidade que elas entregam ao trabalho diรกrio dos colaboradores. Por exemplo: a tecnologia pode permitir que os profissionais de RH faรงam testes seletivos especรญficos para diferentes perfis de candidato, possam utilizar ferramentas mais รกgeis – como videoconferรชncias – e ainda simplificar o fluxo de informaรงรตes entre diferentes รกreas, filiais ou unidades da mesma empresa. Esse tipo de resultado รฉ o que permite mostrar a importรขncia do investimento em TI e gerar uma cultura orientada ร inovaรงรฃo, com a participaรงรฃo de todos.
Com isso, podemos afirmar que o atual papel do RH รฉ contribuir para o desenvolvimento estratรฉgico dos negรณcios, tendo a tecnologia como um fator de competitividade. Quem melhor explorar os benefรญcios dos sistemas com a ajuda de empresas de consultoria de TI estarรก, sem dรบvida, ร frente do mercado.