RH e tecnologia: como unir TI e pessoas para o sucesso empresarial

Por Sandra Maura, CEO da TOPMIND

RH e tecnologia: como unir TI e pessoas para o sucesso empresarial

Com o avanรงo da chamada Era Digital, empresas de todos os portes e segmentos agora se veem diante de uma constante busca por inovaรงรฃo. Afinal, รฉ preciso estar sempre um passo ร  frente da concorrรชncia, com as estratรฉgias e condiรงรตes adequadas para que as organizaรงรตes alcancem o mรกximo sucesso.

Nesse cenรกrio, sem dรบvida, dois componentes sรฃo vitais para estabelecer qualquer planejamento hoje em dia: a tecnologia e as pessoas. Nรฃo por acaso, tem crescido o nรบmero de empresas que estรฃo apostando em novas ferramentas para unir essas duas perspectivas em todos os departamentos, inclusive durante as etapas de contrataรงรฃo dos profissionais. ร‰ esse o foco que dรก origem ao que o mercado tem chamado de RH 4.0, em alusรฃo ร  Quarta Revoluรงรฃo Industrial, trazida ร  tona com o surgimento das novas tecnologias digitais, como a Computaรงรฃo em Nuvem, Analytics e Big Data.

Na prรกtica, o RH 4.0 estรก fortemente influenciado pelos avanรงos tecnolรณgicos, transformando o papel da antiga รกrea de Recursos Humanos, sobretudo em missรตes como seleรงรฃo, retenรงรฃo de talentos e gestรฃo diรกria das atividades corporativas. Inserido em uma realidade digital e altamente conectada, o RH agora estรก mais voltado ร  gestรฃo estratรฉgica de profissionais, buscando entender quem sรฃo os talentos da casa e como eles podem ser melhor utilizados e mais produtivos no ambiente de trabalho, somados aos especialistas de mercado que podem ser contratados para projetos especรญficos.

ร‰ esse cenรกrio que tem feito com que mais da metade das empresas brasileiras estejam redesenhando seus programas de RH para alavancar ferramentas digitais e mรณveis. De acordo com uma pesquisa da Delloite Brasil, 33% das companhias jรก usam algum tipo de tecnologia de Inteligรชncia Artificial (IA) em seus processos seletivos e 41% utilizam aplicativos em seus serviรงos de recursos humanos.

A utilizaรงรฃo de modernas tecnologias permite benefรญcios como a possibilidade de otimizar o sistema de recrutamento e seleรงรฃo de colaboradores, melhorar a gestรฃo da folha de pagamento e facilitar o manejo de documentos. Alรฉm disso, hoje, companhias de diversos segmentos jรก estรฃo testando a integraรงรฃo de plataformas de controle de ponto e de avaliaรงรตes de desempenho como serviรงos on-line ร  disposiรงรฃo dos funcionรกrios.

As empresas devem se preparar para uma realidade nova, na qual atรฉ mesmo a gestรฃo e os processos organizacionais serรฃo virtuais โ€“ assim como a rotina de trabalho das pessoas que fazem parte das organizaรงรตes. ร‰ essencial, portanto, que os lรญderes ofereรงam uma experiรชncia adequada, que valorize a presenรงa desses profissionais.

A adoรงรฃo de tecnologia tem como grande papel a possibilidade de simplificar as tarefas diรกrias, automatizando as aรงรตes que demandariam muito tempo das pessoas. Nesse sentido, a Transformaรงรฃo Digital tem tudo para ser uma grande aliada dos times de RH, ajudando-os a desenvolver novas estratรฉgias em busca dos candidatos mais preparados a este โ€œnovo mundoโ€.

Por outro lado, a integraรงรฃo entre tecnologia e pessoas de uma empresa deve ser feita seguindo alguns cuidados. Um deles, por exemplo, รฉ a necessidade de manter a estrutura e os sistemas sempre funcionando. Parece simples, mas essa รฉ, certamente, uma questรฃo importante para o sucesso da transformaรงรฃo digital de qualquer processo corporativo: a experiรชncia dos clientes finais com os recursos de TI precisa ser positiva.

Isso quer dizer que, basicamente, a tecnologia deve estar sempre disponรญvel e os colaboradores precisam saber como usar os recursos, extraindo o real valor dos sistemas a seus expedientes e funรงรตes. Caso haja algum tipo de necessidade, por sua vez, รฉ imprescindรญvel que o suporte e o atendimento sejam รกgeis e confiรกveis o suficiente para manter o nรญvel de satisfaรงรฃo dos usuรกrios em dia.

ร‰ recomendado, contudo, que tanto o desenvolvimento quanto a aplicaรงรฃo e manutenรงรฃo desses sistemas sejam feitas com o apoio de parceiros especializados que consigam ajustar a integraรงรฃo conforme as demandas e caracterรญsticas de cada empresa, criando assim soluรงรตes mais assertivas e adequadas ร  realidade dos usuรกrios.

O engajamento das equipes em relaรงรฃo ร  adoรงรฃo de novas tecnologias รฉ o retorno que essas aplicaรงรตes e recursos entregam ร  vida das companhias e a facilidade que elas entregam ao trabalho diรกrio dos colaboradores. Por exemplo: a tecnologia pode permitir que os profissionais de RH faรงam testes seletivos especรญficos para diferentes perfis de candidato, possam utilizar ferramentas mais รกgeis – como videoconferรชncias – e ainda simplificar o fluxo de informaรงรตes entre diferentes รกreas, filiais ou unidades da mesma empresa. Esse tipo de resultado รฉ o que permite mostrar a importรขncia do investimento em TI e gerar uma cultura orientada ร  inovaรงรฃo, com a participaรงรฃo de todos.

Com isso, podemos afirmar que o atual papel do RH รฉ contribuir para o desenvolvimento estratรฉgico dos negรณcios, tendo a tecnologia como um fator de competitividade. Quem melhor explorar os benefรญcios dos sistemas com a ajuda de empresas de consultoria de TI estarรก, sem dรบvida, ร  frente do mercado.

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