Volkswagen celebra 20 anos da fábrica de São José dos Pinhais com a produção do T-Cross

“Estamos com uma grande expectativa para a chegada do T-Cross ao mercado, recebendo avaliações muito positivas. O T-Cross será enviado para outros continentes. O mercado de SUVs é o que mais cresce no País, com aumento de 22,1% em todo o ano de 2018, enquanto outros segmentos evoluíram 10,6%, no mesmo período”, explicou Pablo Di Si.
 
Com investimentos da ordem de R$ 2 bilhões, o T-Cross é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil e chega ao mercado nacional em abril. Para fabricar o T-Cross a unidade paranaense ganhou uma nova área de Armação, com 5.500m² de área construída e equipamentos de última geração, que permitirão maior flexibilidade na produção do novo modelo. O investimento também abrange a completa modernização em todas as áreas com foco na aplicação de inovações da Indústria 4.0, que cria processos inteligentes e flexíveis, tendo a produtividade como um dos principais resultados.
 
A Estamparia, onde as chapas de aço são moldadas, recebeu 158 novas ferramentas. Na Armação foram instalados 239 robôs, mais rápidos, precisos e eficientes, assim como equipamentos de solda a laser, que fazem a união das peças por meio de um feixe de luz. A Pintura foi reprogramada e customizada para receber as novas cores que acompanharão o modelo, além de um equipamento de aplicação de cera nas cavidades, garantindo uma proteção extra contra corrosão.
 
A Montagem Final recebeu modificações para atender a Estratégia Modular MQB no Fahrwerk – onde é feita a união da parte motriz do veículo (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria. A unidade também recebeu o seu primeiro robô colaborativo, que auxilia a montagem do eixo traseiro do modelo, ao lado de um operador. Altamente tecnológico e seguro, o robô conta com sistemas que paralisam a operação ao menor sinal de resistência, evitando acidentes.
 
Além disso, a fábrica também investiu na qualificação de seus empregados. Para receber o T-Cross, foram ministradas mais de 40 mil horas de treinamento.
 
Com a grande expectativa para a chegada do T-Cross, a Volkswagen também retomará o segundo turno de produção na unidade. A partir de abril, 500 empregados em layoff (suspensão temporária de contratos de trabalho) retornarão às atividades, acelerando a produção do SUV.
 
Ofensiva de SUVs
 
O T-Cross faz parte dos cinco SUVs completamente novos que a Volkswagen lançará no Brasil até 2020. O primeiro deles foi o Tiguan Allspace, que já é o segundo SUV premium mais vendido do País, com mais de 1.000 unidades vendidas mensalmente. O segundo será o T-Cross e o terceiro SUV dessa estratégia será o Tarek, a ser produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina, fruto de investimentos de US$ 650 milhões naquele país.
 
Atualmente, os SUVs representam 23,3% do mercado total de automóveis de passeio no Brasil. Considerando o mercado de carros e comerciais leves, estima-se que em quatro anos, de dez unidades vendidas no Brasil, no mínimo três serão SUVs.
 
São José dos Pinhais, a fábrica mais moderna da Volkswagen no Brasil
A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999. É uma das mais modernas fábricas do Grupo Volkswagen.
 
Desde a sua inauguração, já produziu mais de 2,6 milhões de veículos e atualmente emprega cerca de 2.600 pessoas, produzindo os modelos T-Cross, Fox, Golf, Audi Q3 e Audi A3 Sedan.
 
Fatos marcantes
 
1999: Inauguração
2003: Lançamento do Fox
2005: Lançamento do CrossFox
2011: 500 mil Golf e produção do SpaceFox
2012: Fox BlueMotion e 2 milhões de veículos produzidos
2013: Anúncio do investimento de R$ 520 milhões para a produção do Novo Golf e a chegada da plataforma MQB na unidade
2015: Produção do Audi A3 Sedan
2016: Produção do Novo Golf e Audi Q3
2017: Início da produção do Fox Connect e Fox Xtreme
2018: Anúncio do investimento de R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e a produção do SUV T-Cross e o marco de 2,6 milhões de veículos produzidos desde 1999
2019: 20 anos da unidade, com início da produção do T-Cross <volkswagen@maxpressmail.com.br>

Destaque da Semana

Intervenção autoguiada pode reduzir uso de remédio para dormir entre idosos

Pesquisa analisou impacto da técnica de mediação comportamental em...

Dengo inaugura primeira loja em Maringá, com opções de presentes

Nova marca chega ao Catuaí Shopping Maringá com opções...

OX Steak & Fish prepara Réveillon dos Sonhos em BC

Com o Oceano Atlântico ao fundo e a exclusividade...

Amigos do HC realiza venda de obras de arte em campanha beneficente

O valor arrecadado será revertido para reforma da sede...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor