Início + Mais Negócios Com quase 7 mil participantes, Smart City Expo Curitiba 2019 supera...

Com quase 7 mil participantes, Smart City Expo Curitiba 2019 supera expectativa de público prevista pela organização

Com quase 7 mil participantes, Smart City Expo Curitiba 2019  supera expectativa de público prevista pela organização

6970 pessoas participaram da feira sobre cidades inteligentes. Foto: Cathedral Picture

Confira os números e a repercussão da segunda edição do maior evento sobre cidades inteligentes no Brasil

Quase 7 mil participantes, representantes de 319 cidades brasileiras e de 40 países. Estes são apenas alguns dos números de peso que marcaram o Smart City Expo Curitiba 2019, a segunda edição brasileira do maior evento mundial sobre cidades inteligentes, realizada nos dias 21 e 22 de março. Neste ano, 119 instituições apoiaram a realização do evento organizado pelo iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão. Foram 26 patrocinadores, 59 voluntários e 105 palestrantes.

Houve um aumento de 30% de expositores e parceiros em relação à primeira edição, realizada em 2018. O número de participantes também cresceu: foram 25% a mais do que no ano passado. Outro fato relevante desta edição foi a participação expressiva de prefeituras, representadas por prefeitos e comitivas enviadas de 85 cidades.

“Estamos muito satisfeitos com o número de espectadores, congressistas, pessoas que visitaram a feira. Isso mostra como o tema de cidades inteligentes tem chamado a atenção de especialistas e da população em geral. A preocupação maior de um evento como esse é a qualidade de vida das pessoas, por isso ele deve ser observado com atenção por empresários, academias, governos”, conta Beto Marcelino, diretor e cofundador do iCities. “Já estamos preparando a próxima edição, maior e com mais envolvimento social”, revela.

A repercussão foi grande na imprensa — foram mais de 1.000 publicações em centenas de veículos impressos e digitais —, incluindo a internacional. O evento foi destaque na imprensa da Espanha, em especial em Barcelona, sede anual do evento mundial organizado pela FIRA Barcelona, o Smart City Expo World Congress. La Vanguardia, Finanzas, El Periodico, Europa Press, El Diario Vasco, El Confidencial, ABC e The World News foram alguns dos veículos espanhóis que publicaram matérias sobre o tema.

Ação socioambiental

Durante o evento, foi coletada mais de meia-tonelada de alimentos doados pelos visitantes e foram arrecadados 40 agasalhos para doação. Pensando na sustentabilidade, 118 kg de restos de alimentos descartados foram destinados à compostagem e 620 litros de água foram consumidos em recipientes reutilizáveis, o que representa 1.240 garrafas de água a menos no meio-ambiente. Com o intuito de reduzir os efeitos dos gases estufa gerados no evento, o projeto Carbono Zero, parceiro do iCities, irá realizar o plantio de árvores em uma área de 20.000 m² no Bairro Santa Felicidade, em Curitiba.

Confira o balanço do primeiro e do segundo dia de feira.

<stephanie@talkcomunicacao.com.br>

Sair da versão mobile