Por Leandro Ratz, Customer Success no ANYMARKET
O Dia do Consumidor, ou a semana do consumidor, que acontece dia 15 de março, é uma das melhores datas do primeiro semestre do ano. Por isso, aproveite essa data para programar ações que podem e vão aumentar seu faturamento nos canais de vendas, seja na sua própria loja física, e-commerce ou nos canais de marketplace.
Criado em 2014, quase um recém-nascido, a data vem ganhando grande relevância no varejo online. As buscas no Google sugerem que o Dia do Consumidor já começa ganhar status entre as promoções de interesse geral. Não só o volume de pesquisas vem crescendo, como elas estão começando cada vez mais cedo.
Fonte: Dados internos do Google. (Think with Google)
Com base nesses dados, fica claro o crescimento na busca por promoções e condições nessa data. Vou ajudar você a se programar com algumas ações específicas que devem fazer total diferença na sua receita de vendas.
- Investimentos em Mídia e Ads: você já conhece sua curva A, você também já mapeou os produtos que você tem um lucro maior, além disso já programou uma compra maior para trabalhar essa data. Agora pode ser a hora de você fazer um investimento direcionado a esses produtos. Não invista em vários anúncios de forma aleatória, mas selecione alguns produtos estratégicos da sua loja, e invista, seja em Google Ads, Facebook Ads e até mesmo nos Ads de Marketplace, como por exemplo: B2W Ads e Product Ads do Mercado Livre
- Cupom de desconto: cupons vão agregar bastante na sua loja. Você aumentou o fluxo de visitas na sua loja com os investimentos e com as publicações em redes sociais, agora é a hora de surpreender o cliente que está visitando sua loja e oferecer um diferencial para concretizar a compra. No caso dos marketplaces, converse com seu gerente de contas e peça a ajuda dele para subir ofertas em parceria com o canal.
- Descontos – Formas de pagamento: que tal oferecer descontos reais em produtos de curva C? Isso é útil para girar seu estoque e tracionar o capital já investido em produtos que tem uma saída baixa durante o ano. Além disso, você pode oferecer condições melhores quando o pagamento é a vista, já que as taxas costumam ser menores, além de oferecer condições diferenciadas de pagamentos nos canais de marketplace. Se o cliente fizer o pagamento a vista, nesse caso é cobrado juros no pagamento a prazo. Além disso, use as promoções disponíveis em outros canais com a ajuda do seu gerente de contas.
- Aproveite o dia, e ganhe a semana: temos o Dia do Consumidor, mas por que não adiantar as promoções e condições a partir de Domingo (10) e esticar até Sábado (16)? Aproveite o tráfego durante a semana e faça “do limão, uma limonada”.
- Fidelização do cliente: aAproveite o volume de vendas maior para planejar uma ação de pós-venda, fidelização, cartão desconto, cupons, brindes, etc… Tudo é válido, pense na experiência do cliente!
- Frete Grátis para regiões estratégicas: seu maior público vem do estado de São Paulo? Por que não oferecer uma condição de frete especial para esse público? Se não grátis, por que não preparar uma tabela especial para essa data, com melhores preços de frete para regiões onde você tem mais acesso no site?
Estamos bem próximos da data já, então não perca muito tempo. Se não for possível executar duas ou três ações listadas aqui, prepare pelo menos uma ação e monitore os resultados, pode ser uma boa iniciativa para você entender seu público nessa data e aprender com o resultado.
A comemoração do Dia do Consumidor já é considerada com maior presença no varejo nacional, a previsão é se tornar tão popular quando a Black Friday, que acontece tradicionalmente em novembro, anualmente.
Aproveite as datas importantes do varejo online para vender mais!
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Sobre o autor:Leandro Ratz, é responsável pelo sucesso dos clientes no ANYMARKET. Leandro tem experiência com varejo, e-commerce e marketplace, com atuação direta em grandes lojistas e como consultor de marketplace para grandes marcas. Atualmente está no ANYMARKET, responsável pelas contas estratégicas na plataforma. Formado em Gestão Comercial pela UNIFAJ – Faculdade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, com especialização em Omni Channel para o Varejo pela VTEX – The True Cloud Commerce Platform.