Por Leandro Turbino, Gerente de Contas Estratรฉgicas da ASG Technologies
A Transformaรงรฃo Digital traz ao mundo corporativo imensas oportunidades de geraรงรฃo de negรณcios e desenvolvimento de produtos e serviรงos. Para aproveitar todos os benefรญcios que esse movimento oferece, os lรญderes empresariais precisam estar atentos e encontrar formas de gerenciar a complexidade que as novas tecnologias geram para os ambientes de TI.
Alรฉm da profusรฃo de sistemas que nem sempre conseguem interagir de forma a integrar informaรงรตes vitais, a dinรขmica do mercado atual, com fusรตes e aquisiรงรตes acontecendo a todo momento, tambรฉm contribui para que os ecossistemas de TI acabem se tomando silos desconexos, dificultando a otimizaรงรฃo de valor dentro das organizaรงรตes. Diante disso, muitas companhias nรฃo possuem uma visibilidade adequada de suas plataformas e acabam investindo recursos desnecessariamente altos em tecnologia para solucionar problemas de conformidade. As empresas sabem que precisam de mais controle, mas lutam para equacionar os diversos fluxos espalhados em mainframes, servidores e em Nuvem.
Os silos de TI podem ainda ser criados por processos internos ineficientes ou mudanรงas sรบbitas nas polรญticas de tecnologia, devido ร s constantes mudanรงas nos cargos no C-level. A rรกpida evoluรงรฃo do software como serviรงo (SaaS), tradicional ou hospedado em nuvem, tambรฉm agregou desafios para a visibilidade de ponta a ponta. Muitas empresas ainda segregam o gerenciamento de seus serviรงos de mainframe e perdem uma valiosa oportunidade de melhorar os processos, esquecendo-se de que nรฃo atender aos nรญveis acordados com os clientes pode custar milhรตes em penalidades.
Com a consolidaรงรฃo de mercados, as grandes corporaรงรตes passaram a exercer vantagem na negociaรงรฃo com os fornecedores de TI, que ficam sujeitos a prejuรญzos por nรฃo cumprirem requisitos como tempo de resposta ou tempo para conclusรฃo da atualizaรงรฃo em lote do dia. Uma visรฃo consistente e รบnica da performance das plataformas, capacidade e possรญveis gargalos aumenta as chances de sucesso. No caso de empresas que vendem diretamente aos consumidores, os efeitos de tempos de resposta lentos durante o processo de compra afetam diretamente o volume de vendas e o relacionamento com os clientes.
Atualmente, com as consequรชncias impostas pelas legislaรงรตes de proteรงรฃo de dados, as organizaรงรตes precisam ter foco em processos que garantam uma administraรงรฃo correta de todas as informaรงรตes pessoais de seus clientes, que circulam em diversos sistemas e plataformas. Alรฉm do regulamento europeu, o General Data Protection Regulation (GDPR), as empresas brasileiras tambรฉm devem estar atentas ร Lei Geral de Proteรงรฃo de Dados Pessoais (LGPD), sancionada no ano passado e que estabelece prazo atรฉ agosto de 2020 para o cumprimento das exigรชncias estabelecidas. Manter um controle efetivo de todos os dados que estรฃo sob sua responsabilidade รฉ uma tarefa ainda mais difรญcil diante do atual nรญvel de complexidade do ambiente de TI das organizaรงรตes.
Para obter sucesso nesse cenรกrio, as companhias precisam organizar seus silos de tecnologia e manter um gerenciamento eficaz de informaรงรตes passadas. Com ferramentas modernas que fornecem anรกlises automatizadas, relatรณrios, modelagem e planejamento de capacidade, os lรญderes tรชm acesso a um monitoramento de alta visibilidade e podem melhorar a confiabilidade e a produtividade em seus ambientes de TI. Com esses dados em mรฃos, os gerentes serรฃo capazes de tomar decisรตes mais assertivas sobre como aproveitar os recursos de tecnologia com maior precisรฃo e diminuir a complexidade nativa de suas infraestruturas.
Outro ponto importante รฉ que a adoรงรฃo de soluรงรตes automatizadas para a gestรฃo das informaรงรตes permite criar uma interface unificada para a anรกlise de diferentes tecnologias e estruturas. Assim, as companhias ganham novas condiรงรตes para se planejar para os picos de demanda, simplificar o reconhecimento de gastos desnecessรกrios e facilitar a identificaรงรฃo das necessidades de escalabilidade.
ร preciso, entรฃo, quebrar as barreiras e ampliar as competรชncias para o gerenciamento de dados. Para isso, a orquestraรงรฃo dos silos de TI e o gerenciamento de desempenho, com soluรงรตes que centralizem o acesso aos dados, sรฃo fundamentais. O objetivo รฉ munir os gerentes de TI com informaรงรตes relevantes sobre o status das operaรงรตes, para que tenham uma visรฃo ampla e completa a respeito das necessidades organizacionais.
Com essas informaรงรตes, as organizaรงรตes podem manter a produtividade e fornecer visibilidade para a TI em toda a empresa, capacitando suas equipes para prever o crescimento nas plataformas e definir expectativas realistas para os negรณcios. Saber o real posicionamento da tecnologia รฉ essencial para que os lรญderes consigam reduzir a complexidade atual da TI, transformando as oportunidades trazidas pela Era Digital em uma vantagem real, integrรกvel e totalmente voltada ao sucesso de suas organizaรงรตes.