Um dos setores que mais deve crescer em 2019 é o de tecnologia: segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a área já gera R$ 467 bilhões para o País. E os investimentos não param. De acordo com a consultoria International Data Corporation (IDC), a previsão é que haja um aumento de 4,9% no mercado de Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Mesmo com recuperação econômica crescendo lentamente, grandes empresas internacionais de tecnologia estão apostando no território brasileiro para expandir seus negócios. É o caso da Exago.
A empresa, fundada em 2007 em Lisboa, Portugal, atua na área de tecnologia e é pioneira em software de gestão de ideias e serviços que utilizam a inteligência coletiva das organizações para resolver desafios chave de negócio. Com faturamento anual superior a dois milhões de euros, a Exago desembarca no Brasil e já traz na bagagem clientes como Carrefour, Unilever, Grupo Fleury, Liberty, Barclays e Ageas, entre outros.
A solução desenvolvida pela empresa é o software de gestão da inovação Exago, nas edições Start, Smart e Open. “É uma plataforma que captura, constrói e seleciona as ideias com maior potencial para gerar valor às empresas. O gestor lança um desafio e os colaboradores são convidados a envolver-se e encontrar respostas, de modo colaborativo. Podem ainda avaliar as ideias, investindo naquelas em que mais acreditam e sendo recompensados com pontos e prêmios pela sua participação. Ganham as empresas, ganham as suas pessoas mais inovadoras e ganha a cultura da organização”, explica a CEO Diana Neves de Carvalho, cientista da computação que carrega mais de dez anos de experiência em consultoria e gestão da inovação.
Na Exago desde 2012, Diana iniciou como responsável da área de consultoria e serviços, e em 2016 assumiu a liderança da Exago. “A proximidade com os clientes nos primeiros anos da Exago foi crucial para direcionar a estratégia da empresa e do produto aos seus olhos”, explica.
Mais de um milhão de usuários, em mais de vinte países, como Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Itália e Canadá, além de Portugal e Brasil, utilizam a solução – já são mais de dez anos no mercado europeu, considerado muito competitivo, tendo também alguns clientes de forte relevância na América Latina.
No Brasil, a empresa ficará sediada em Curitiba, mas atenderá todo o País. “O mercado brasileiro é um mercado de grande dimensão e grandes empresas. Sentimos uma abertura, principalmente dos gestores, com relação à importância do aprendizado e implementação das melhores práticas de gestão de inovação”, comenta Diana. “Ter uma filial no Brasil é estratégico visto o tamanho do mercado brasileiro e as perspectivas de crescimento da economia brasileira nos próximos anos” cita Márcio Viana, profissional com mais de 19 anos de atuação em grandes corporações, membro do Conselho de Administração. “Vejo com muito otimismo e entusiasmo a oportunidade de ajudar as empresas brasileiras serem cada vez mais eficientes e inovadoras”, comenta Viana.