Pioneiro em iniciativas digitais no varejo brasileiro, o GPA dá mais um importante passo no acelerado processo de transformação digital em que a companhia passa, trazendo ainda mais experimentação e novidade aos clientes das redes Pão de Açúcar e Extra. É que o grupo está formalizando parcerias com foodtechs (startups que aplicam tecnologia à maneira de produzir, vender ou servir alimentos), oferecendo condições especiais para que elas comercializem seus produtos nas redes varejistas. Atualmente, mais de 200 produtos dessas empresas podem ser encontrados nas gondolas.
“Iniciar uma parceria comercial com uma foodtech exige cuidado especial que passa tanto pela negociação comercial, quanto pela estipulação de prazos de entrega e pagamento. Sabemos que muitas dessas dificilmente conseguiriam entrar, ou manter uma relação de longo prazo em um grande varejista, por conta da quantidade de processos e condições de prazos e volumes envolvidos. Por isso o GPA, exercendo seu papel de pioneiro no varejo em transformação digital e inovação, revisitou seus procedimentos e criou condições especiais, permitindo que foodtechs e startups com produtos inovadores negociem conosco em uma relação saudável, que beneficie ambas as empresas, respeitando seus tamanhos e objetivos”, explica Illan Israel, Head de Inovação do GPA. “Um exemplo é o processo fast track, que trouxe agilidade ao cadastro. Com um fornecedor tradicional, isso pode levar até 120 dias. Com asfoodtechs, conseguirmos reduzi-lo a 30. Temos ainda um processo próprio de logística e prazo de pagamento, criados para atender a realidade de uma startup, e uma área comercial dedicada a produtos e fornecedores diferenciados”, completa o executivo. A partir disso, as startups conseguem acesso mais fácil ao GPA.
Além disso, para facilitar o contato com as foodtechs, a empresa criou o espaço próprio “GPA – Foodtech”, no Cubo Itaú, e mantém parceria com a Liga Retail para a prospecção e relacionamento. Trata-se de um trabalho focado que já tem gerado resultados. A primeira foodtech a fazer parceria com a empresa foi a Cheftime – que inicialmente comercializava exclusivamente por um e-commerce kits gastronômicos já porcionados, ficando para o cliente a responsabilidade da finalização. Após a parceria com o GPA em novembro de 2018, os kits passaram a ser vendidos em lojas físicas e no e-commerce do Pão de Açúcar. Este ano, a parceria ganhou mais fôlego e começou a aparecer em mais lojas – atualmente ele pode ser encontrado em 28 unidades, incluindo alguns Minuto Pão de Açúcar.
Além da Cheftime, os clientes já encontram nas lojas Pão de Açúcar – e em algumas do Extra – produtos das foodtechs Juice Lab (sucos 100% frutas, sem conservantes, sem corantes e sem açúcar), Organique (chás e energéticos orgânicos), Flow (snacks superfoods veganos e orgânicos), B.eat (snacks saudáveis e naturais), Moti-Moti (mochi recheado com sorvete), Helpie (congelados sem conservantes) e +Mu (alimento em pó hiperproteico). Para as próximas semanas, mais de 30 outras mapeadas entrarão nas lojas.
“A escolha do sortimento passa por itens desejados pelos nossos clientes e que tragam novas experiências sensoriais e de consumo – agregando inovação e diferenciação ao portfólio de lojas – ou que estejam focados em necessidades específicas de alimentação, como saudáveis, veganos, low sugar e hiperproteícos, por exemplo”, explica Israel.
PARCERIA DE VERDADE
Para quem gosta de novidade e sabores inusitados, o Mochi Ice Cream é uma ótima pedida que já e um grande sucesso mundial. De origem japonesa, o sorvete é preparado a partir da tradicional massa de arroz (o mochi) e recheado com sorvete – no caso da Moti-Moti (@motimotibr), são três sabores no começo: baunilha, morango e chocolate belga. O produto possui baixa caloria, é sem glúten e leva sorvete artesanal no preparo. A empresa é uma das startups que inicia a comercialização de seu portfólio em lojas Pão de Açúcar a partir da segunda quinzena de abril.
A Moti-Moti, fundada por dois sócios em 2018, iniciou o contato com o GPA este ano e, em pouco tempo, já estava com toda a parte burocrática cumprida e o plano de venda planejado. Segundo os sócios, a vontade pela parceria foi um dos diferenciais que fez a empresa entrar no GPA. “Nossa primeira reunião para apresentar o produto ao time Comercial e de Inovação foi em janeiro e, em abril, iniciamos a comercialização. É um prazo muito rápido para um grande varejista e, desde o começo, sentimos vontade do GPA em criar uma parceria de verdade conosco”, conta Thiago Camargo.
“O contrato foi justo e tivemos ainda a oportunidade de entrar em algumas das lojas mais selecionadas do Pão de Açúcar, o que está totalmente aderente a proposta da nossa marca de trazer uma inovação ao mercado de sorvete. Foi um grande diferencial a uma empresa ainda pequena como a Moti-Moti”, completa o outro sócio fundador, Eric Heuze. A proposta em um conceito O item estará à venda em 23 lojas Pão de Açúcar da cidade de São Paulo e a embalagem com seis unidades custará, em média, R$ 29,90. Mais informações: https://motimoti.com.br/.
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