O comerciante de Curitiba espera vender mais e o consumidor espera gastar menos no Dia dos Namorados de 2019, segundo pesquisa encomendada pela Associaรงรฃo Comercial do Paranรก para a Datacenso. Segundo os dados levantados, 44% dos comerciantes esperam vender mais em 2019 do que em 2018. Do ano passado para 2017, a estimativa era vender a mesma coisa. Jรก o consumidor, que gastou em mรฉdia R$ 167,00 pelo presente do ano passado, espera gastar R$ 142,00 neste ano.
A pesquisa ACP/Datecenso foi realizada com 200 comerciantes e 200 consumidores, num total de 400 entrevistas, nos dias 14 e 15 de maio, por telefone e tem um grau de confianรงa de 95%.
Segundo os dados, 44% dos comerciantes esperam vender mais no Dia dos Namorados deste ano, 41% esperam vender o mesmo e 15% esperam vender menos. O comerciante do Centro espera um crescimento de 4% nas vendas, enquanto o comerciante dos bairros espera uma queda de 1%. Em 2018, o crescimento real nas vendas (descontando a inflaรงรฃo) foi de 1,6%.
A pesquisa procurou saber como estรก o รขnimo dos comerciantes para os prรณximos meses em relaรงรฃo ao seu negรณcio e em relaรงรฃo ร economia. A respeito de seu negรณcio, o comerciante curitibano estรก esperanรงoso (65%) e em relaรงรฃo ร economia o grau de confianรงa cai para 53%. A pesquisa mostra que apenas 30% dos comerciantes esperam fazer investimentos nos prรณximos meses em seu negรณcio, sendo que deste total 58% vรฃo fazer reformas; 19% esperam melhorar os produtos ou aumentar os estoques e 11% pretendem contratar mais funcionรกrios.
Em relaรงรฃo ao consumidor, a pesquisa mostra que ele pretende gastar R$ 142,00 neste ano. O local preferido onde pretende comprar os presentes รฉ o shopping center (61%), seguido da internet com 23% e das lojas de rua, com 16%. O presente preferido รฉ almoรงo ou jantar para 31% dos pesquisados, seguido de roupas (26%), perfumes e cosmรฉticos, 19% e calรงados, chocolates e joias, 13%. O local onde a data deve ser comemorada รฉ o restaurante para 57% dos entrevistados; em casa, para 20% e barzinho, motel ou viajando para 11%.
O grau de confianรงa do consumidor sobre a economia do paรญs para os prรณximos meses รฉ menor do que o do comerciante. A pesquisa mostra que 41% dos consumidores entrevistados estรฃo esperanรงosos; 35% estรฃo preocupados e 24% estรฃo desanimados.
<imprensa@acp.org.br>