domingo, 23 fevereiro 2025
19.8 C
Curitiba

Comerciante espera vender mais e consumidor quer gastar menos no Dia dos Namorados

O comerciante de Curitiba espera vender mais e o consumidor espera gastar menos no Dia dos Namorados de 2019, segundo pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná para a Datacenso. Segundo os dados levantados, 44% dos comerciantes esperam vender mais em 2019 do que em 2018. Do ano passado para 2017, a estimativa era vender a mesma coisa. Já o consumidor, que gastou em média R$ 167,00 pelo presente do ano passado, espera gastar R$ 142,00 neste ano.

A pesquisa ACP/Datecenso foi realizada com 200 comerciantes e 200 consumidores, num total de 400 entrevistas, nos dias 14 e 15 de maio, por telefone e tem um grau de confiança de 95%.

Segundo os dados, 44% dos comerciantes esperam vender mais no Dia dos Namorados deste ano, 41% esperam vender o mesmo e 15% esperam vender menos. O comerciante do Centro espera um crescimento de 4% nas vendas, enquanto o comerciante dos bairros espera uma queda de 1%. Em 2018, o crescimento real nas vendas (descontando a inflação) foi de 1,6%.

A pesquisa procurou saber como está o ânimo dos comerciantes para os próximos meses em relação ao seu negócio e em relação à economia. A respeito de seu negócio, o comerciante curitibano está esperançoso (65%) e em relação à economia o grau de confiança cai para 53%. A pesquisa mostra que apenas 30% dos comerciantes esperam fazer investimentos nos próximos meses em seu negócio, sendo que deste total 58% vão fazer reformas; 19% esperam melhorar os produtos ou aumentar os estoques e 11% pretendem contratar mais funcionários.

Em relação ao consumidor, a pesquisa mostra que ele pretende gastar R$ 142,00 neste ano. O local preferido onde pretende comprar os presentes é o shopping center (61%), seguido da internet com 23% e das lojas de rua, com 16%. O presente preferido é almoço ou jantar para 31% dos pesquisados, seguido de roupas (26%), perfumes e cosméticos, 19% e calçados, chocolates e joias, 13%. O local onde a data deve ser comemorada é o restaurante para 57% dos entrevistados; em casa, para 20% e barzinho, motel ou viajando para 11%.

O grau de confiança do consumidor sobre a economia do país para os próximos meses é menor do que o do comerciante. A pesquisa mostra que 41% dos consumidores entrevistados estão esperançosos; 35% estão preocupados e 24% estão desanimados.
<imprensa@acp.org.br>

Destaque da Semana

Academia do Coração do Hospital Costantini ultrapassa 350 mil atendimentos

Estima-se que os praticantes da academia caminharam juntos, nos...

“Histórias: Show do Século” anuncia data em Curitiba com grandes nomes do sertanejo

Festival acontece no dia 1º de novembro na Ligga...

Wesley Safadão volta ao Curitiba Country Festival para show inesquecível

Luan Santana,  Maiara & Maraisa, Simone Mendes, Pedro Sampaio,...

Aumentar em 30 minutos os treinos de cardio impacta a composição corporal

Estudo mostra como cada meia hora de atividade aeróbica...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor