Comerciante espera vender mais e consumidor quer gastar menos no Dia dos Namorados

O comerciante de Curitiba espera vender mais e o consumidor espera gastar menos no Dia dos Namorados de 2019, segundo pesquisa encomendada pela Associaรงรฃo Comercial do Paranรก para a Datacenso. Segundo os dados levantados, 44% dos comerciantes esperam vender mais em 2019 do que em 2018. Do ano passado para 2017, a estimativa era vender a mesma coisa. Jรก o consumidor, que gastou em mรฉdia R$ 167,00 pelo presente do ano passado, espera gastar R$ 142,00 neste ano.

A pesquisa ACP/Datecenso foi realizada com 200 comerciantes e 200 consumidores, num total de 400 entrevistas, nos dias 14 e 15 de maio, por telefone e tem um grau de confianรงa de 95%.

Segundo os dados, 44% dos comerciantes esperam vender mais no Dia dos Namorados deste ano, 41% esperam vender o mesmo e 15% esperam vender menos. O comerciante do Centro espera um crescimento de 4% nas vendas, enquanto o comerciante dos bairros espera uma queda de 1%. Em 2018, o crescimento real nas vendas (descontando a inflaรงรฃo) foi de 1,6%.

A pesquisa procurou saber como estรก o รขnimo dos comerciantes para os prรณximos meses em relaรงรฃo ao seu negรณcio e em relaรงรฃo ร  economia. A respeito de seu negรณcio, o comerciante curitibano estรก esperanรงoso (65%) e em relaรงรฃo ร  economia o grau de confianรงa cai para 53%. A pesquisa mostra que apenas 30% dos comerciantes esperam fazer investimentos nos prรณximos meses em seu negรณcio, sendo que deste total 58% vรฃo fazer reformas; 19% esperam melhorar os produtos ou aumentar os estoques e 11% pretendem contratar mais funcionรกrios.

Em relaรงรฃo ao consumidor, a pesquisa mostra que ele pretende gastar R$ 142,00 neste ano. O local preferido onde pretende comprar os presentes รฉ o shopping center (61%), seguido da internet com 23% e das lojas de rua, com 16%. O presente preferido รฉ almoรงo ou jantar para 31% dos pesquisados, seguido de roupas (26%), perfumes e cosmรฉticos, 19% e calรงados, chocolates e joias, 13%. O local onde a data deve ser comemorada รฉ o restaurante para 57% dos entrevistados; em casa, para 20% e barzinho, motel ou viajando para 11%.

O grau de confianรงa do consumidor sobre a economia do paรญs para os prรณximos meses รฉ menor do que o do comerciante. A pesquisa mostra que 41% dos consumidores entrevistados estรฃo esperanรงosos; 35% estรฃo preocupados e 24% estรฃo desanimados.
<imprensa@acp.org.br>

Destaque da Semana

Do campo ร  mesa: McDonald’s revela origem dos seus alimentos em nova websรฉrie; confira

O projeto com trรชs episรณdios destaca a cadeia de...

Bosco Gastronomia lanรงa cardรกpio especial para encomenda da ceia de Natal

Uma seleรงรฃo variada para facilitar as celebraรงรตes de fim...

Dรณffee Donuts inaugura loja no Catuaรญ Maringรก

Franquia da capital do Estado amplia atendimento com inauguraรงรฃo...

Tardezinha em Curitiba: ingressos ร  venda

O show comandado por Thiaguinho chega a Curitiba no...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor