A maioria dos comerciantes das médias e grandes empresas e os comércios situados no Centro de Curitiba estão entre os mais otimistas em relação ao volume de vendas para o Dia das Mães deste ano, segundo a pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná para a Datacenso. 65% dos empresários das médias e grandes empresas e 60% dos comerciantes do centro da capital paranaense esperam vender mais no Dia das Mães deste ano em relação ao ano passado. Estes mesmos comerciantes (das médias e grandes empresas e as localizadas no centro) estimam um crescimento real de vendas num patamar de 4%, enquanto a média total foi de 2%, já descontada a inflação dos últimos 12 meses, que foi de 4,58%.
As roupas devem ser os presentes mais comprados pelos consumidores, com 36% da preferência dos pesquisados; os perfumes e cosméticos vêm em seguida com 31% e calçados, 21%. A pesquisa da ACP/Datacenso ouviu 400 entrevistados, sendo 200 comerciantes e 200 consumidores, entre os dias 23 e 24 de abril, com grau de confiança de 95%. “Apesar do consumidor ainda sentir os efeitos da crise e a lenta retomada da economia e emprego, o varejo está otimista com as vendas para o Dia das Mães, que segue como a segunda data mais importante para o comércio”, comentou o economista Cláudio Shimoyama, da Datacenso.
<imprensa@acp.org.br>