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Instituto GEOC anuncia a criação de Comitês de Clientes, durante 9º Fórum de Inovação

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Instituto GEOC anuncia a criação de Comitês de Clientes, durante 9º Fórum de Inovação
Procurador da República, Deltan Dallagnol, abriu o evento falando sobre ética nos negócios em um mundo de pressões

Evento reuniu executivos, profissionais das mais importantes empresas e instituições financeiras do país, em São Paulo

Com recorde de inscritos e público presente, a 9ª edição do Fórum de Inovação do Instituto GEOC – que reúne 16 das maiores empresas de telecobrança do Brasil – debateu, no dia 13 de maio, em São Paulo, a ética nos negócios, a sustentabilidade do mercado de recuperação de crédito, as mudanças à partir da entrada em vigor da Lei de Proteção de Dados, o Cadastro Positivo, além da evolução tecnológica e de gestão nas companhias.

O procurador da República, Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, abriu o evento falando sobre ética nos negócios em um mundo de pressões.  Ele destacou que cinco dos nove valores do IGEOC estão ligados a princípios morais: ética, cidadania, integridade, respeito e transparência. E, citando a operação da polícia civil que prendeu mais de uma dezena de envolvidos em corrupção no Banco do Brasil, na semana passada, com desvios de quase R$ 30 milhões, afirmou que “merece reconhecimento a prática do Instituto de trazer uma reflexão sobre transparência para o contexto das relações de telecobrança. Todos nós, debaixo de pressões, excesso de competição, medo de demissão ou o estabelecimento de metas irrealistas, estamos vulneráveis a comportamentos antiéticos. Estudos mostram que metas podem estimular a performance, mas elas devem ser estipuladas e prescritas com uma série de cuidados e acompanhadas de perto, sob o risco de lançarem por terra o propósito maior, os valores e a reputação da empresa”, alertou.

Na sequência, a presidente do IGEOC, Mariane Schettert, anunciou que serão criados Comitês de Clientes segmentados por mercados, onde contratados e contratantes terão a oportunidade de demonstrar as dificuldades, de discutir questões do ecossistema pelas duas óticas e pensarem juntos novas soluções para o mercado.

Ela moderou o painel ‘Como tornar uma parceria realmente sustentável’, com a participação do gerente de Collection and Recovery do Bradesco, Marcelo Marcílio de Oliveira; do superintendente de recuperação de crédito do Itaú-Unibanco, Rodrigo Mourato; e do superintendente de recuperação de crédito do Santander, Dimas Santos. “Sustentabilidade é ter um modelo equilibrado que satisfaça as necessidades atuais sem comprometer o futuro”, definiu Mariane, no início do debate, em que foram discutidos viabilidades de parcerias, com carteiras equilibradas em termos de faixas de atraso; a importância de saber falar não; a necessidade da inteligência na operação, para contrapor às margens que se estrangularam; e a urgência em trabalhar as particularidades dentro do mesmo processo. “Nós não podemos mudar o vento, mas podemos ajustar as velas”, afirmou Mariane Schettert. 

Marco regulatório de proteção de dados

O painel ‘Pontos positivos da Lei Geral de Proteção de Dados’ foi um dos mais concorridos do evento. O mediador e especialista no tema LGPD, Cleber Henrique Fernandes, fez um panorama das obrigações de transparência que entram em vigor no ano que vem. Na sequência, os advogados Thiago Luis Sombra (Mattos Filho) e Nuria López (Opice Blum) contextualizaram o tema dentro da telecobrança. “A Lei tem potencial para provocar uma mudança cultural na sociedade tanto como o Código de Direito de Consumidor gerou”, afirmou Sombra. “Este compliance precisa ser efetivo, é uma grande oportunidade para as empresas aumentarem o share de mercado, para agregar novos parceiros, para mostrar para os clientes o qual melhor são seus serviços e produtos”, acrescentou Nuria.

Cadastro Positivo, experiência do usuário, gestão ágil e telecobrança digital

O 9º Fórum de Inovação do Instituto GEOC trouxe ainda outros temas relevantes da indústria de crédito e telecobrança para o debate.

A formadora e desenvolvedora de líderes, Verônica Rodrigues, falou sobre o novo papel do líder na era da transformação digital. “Inovações não se restringem a tecnologias e ferramentas, mas também a pensamentos, atitudes e comportamentos”, destacou.

Os convidados Alceu Meinen (Sicredi), Ewerton Chaves (Banco Original) e Luciana Luise (Banco Carrefour) debateram o tema ‘experiência do usuário: atendimento digital ou humano?’, sob mediação de José Augusto de Rezende Júnior (J.A.Rezende).

‘Marketing digital – growth hacking – metodologia usada para potenciar o crescimento rápido e sustentável’, foi o tema do painel de Raphael Lassance.

Sob mediação de Marcos Cordeiro (Max2), os convidados Daniel Mendes (Data Holics) e Guilherme Meirelles Mendonça (NeoWay) debateram a recuperação de crédito e a localização de devedores pelas redes sociais, Big Data e Analitycs.

E as principais alterações da nova lei do Cadastro Positivo, que entra em vigor em julho de 2019, foram detalhadas, por Ricardo Thomaziello (Quod).

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