Ecovia já realizou quase dez mil atendimentos na BR-277 neste ano

Ecovia já realizou quase dez mil atendimentos na BR-277 neste ano
Ecovia, BR 277 Curitiba Paranagua. Foto: Guilherme Pupo

De janeiro a maio deste ano, a concessionária Ecovia, empresa do Grupo Ecorodovias que administra a BR-277 no trecho Curitiba/Litoral, além das PRs 407 e 508, realizou 9.847 atendimentos aos usuários nos 136,7 quilômetros da concessão. As panes veiculares, incluindo a falta de combustível, lideram o ranking de atendimentos, com 7.665 ocorrências em cinco meses. Em seguida, aparecem os atendimentos pré-hospitalares com 938, e demais atendimentos de apoio operacional, como o acompanhamento o transporte de cargas especiais, combate de incêndios entre outros somam 1244.

Desde o início da concessão, em 1998, a Ecovia já realizou mais de 852 mil atendimentos ao longo das rodovias, sendo que quase a metade desse total (421 mil) foi de socorro a veículos em pane. Já os atendimentos pré-hospitalares voltados a ocorrências e emergências clinicas ao longo da rodovia, com ambulâncias e socorristas somaram 49 mil atendimentos.

“O que as estatísticas revelam é que o fator humano continua sendo o maior causador de ocorrências na rodovia. A falta de manutenção veicular, por exemplo, está diretamente ligada às panes atendidas pelas equipes. O motorista que mantém seu veículo com a manutenção em dia e o nível de combustível adequado dificilmente necessita de atendimento durante uma viagem”, destaca Marcelo Belão, gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovia.

Por isso, a concessionária tem realizado campanhas de conscientização dos motoristas, abordando diferentes pontos comportamentais, desde a manutenção veicular até o uso do celular na direção, passando pelo consumo de álcool e o uso do cinto de segurança e de cadeirinhas para o transporte de crianças. “Essas campanhas são permanentes e regulares, pois dependemos da sensibilização e de comportamentos adequados dos usuários para uma rodovia segura”, ressalta Belão.

Pesquisa

Os serviços mais requisitados também são os mais bem avaliados nas pesquisas contratadas pela Ecovia para medir o grau de satisfação dos usuários com o atendimento prestado pela concessionária. De acordo com a pesquisa de Satisfação ao Usuário de 2018, realizada pela empresa DataCenso, os serviços com maiores índices de aprovação são os de guincho (91% de avaliação positiva), SAUs (84%) e atendimento pré-hospitalar (100%). Outro destaque da pesquisa é a aprovação de 93% dos usuários para os serviços de limpeza das encostas e dos canteiros centrais da rodovia. <Leandro.Cordeiro@ecovia.com.br>

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