Sondagem feita com 2 mil agรชncias de viagens indica que 17,8% delas trabalham com a possibilidade de contratar novos funcionรกrios
Pesquisa inรฉdita realizada pelo Ministรฉrio do Turismo revela os 10 destinos mais procurados em viagens nacionais nos meses de junho e julho deste ano. A sondagem foi realizada com 2 mil agรชncias de viagens do paรญs. Alรฉm disso, o estudo traz a perspectiva das empresas em relaรงรฃo ao desempenho, faturamento, demanda de serviรงos e geraรงรฃo de empregos de maio a outubro de 2019.
Fortaleza (CE), Maceiรณ (AL), Natal (RN), Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ), Porto Seguro (BA), Ipojuca (PE), Sรฃo Paulo (SP), Salvador (BA) e Campos do Jordรฃo (SP) estรฃo nas 10 primeiras posiรงรตes, respectivamente, entre as cidades que foram mais procuradas pelos turistas nacionais para as fรฉrias de junho e julho.
Na composiรงรฃo do pรบblico, os casais com filhos correspondem ao maior nรบmero (37%) dos viajantes que utilizam agรชncias de viagens, seguidos dos casais, com 22%, e viagens em famรญlia, com 21%. Sol e praia (49%) รฉ o principal destino demandado pelos turistas. Destinos culturais e com tรญtulos de patrimรดnio histรณrico ficam com o segundo lugar (16%), enquanto viagens a trabalho (10%) e por ecoturismo (9%) ocupam a terceira e quarta posiรงรตes.
Na perspectiva para os prรณximos seis meses, 17,8% das agรชncias de viagens consultadas indicaram a possibilidade de contrataรงรฃo de novos funcionรกrios. Ao serem questionadas quanto ร demanda pelos serviรงos ofertados atรฉ outubro deste ano, cerca de 61% das empresas indicaram perspectiva de aumento na oferta de serviรงos. No faturamento, tambรฉm cerca de 61% das agรชncias percebem um cenรกrio de crescimento.
A percepรงรฃo รฉ mais otimista que nos trรชs primeiros meses do ano, quando as agรชncias registraram perspectiva de 7% no crescimento do nรบmero de empregados, 36% de aumento na demanda de serviรงos ofertados, e 30% no faturamento.
Para o ministro do Turismo, Marcelo รlvaro Antรดnio, a sondagem configura um excelente balizador das polรญticas pรบblicas que vem sendo desenvolvidas nestes cinco meses de gestรฃo. โPrecisamos monitorar o comportamento do setor turรญstico brasileiro e ver se as aรงรตes chegam na ponta. Os resultados demonstram uma perspectiva otimista para os meses seguintes e fundamental aos prรณximos passos. Sinal de que estamos no caminho certo. O aumento da geraรงรฃo de empregos รฉ realidade comprovada com esta pesquisa. O turismo no centro da agenda econรดmica proporciona issoโ, ressalta.
MERCADOย – Outro ponto inovador da pesquisa feita pelo Ministรฉrio do Turismo รฉ a mediรงรฃo dos estados de origem de cada uma das agรชncias consultadas com os destinos escolhidos pelos viajantes. O objetivo รฉ contribuir, de forma antecipada, com as aรงรตes de promoรงรฃo, bem como oferta de serviรงos, das agรชncias em cada estado brasileiro. O medidor auxilia as empresas do setor de organizaรงรฃo de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem explorados.
Com esta sondagem, por exemplo, รฉ possรญvel mensurar que as agรชncias de viagens da Paraรญba que participaram da pesquisa nรฃo possuem ainda nenhum serviรงo escolhido pelos turistas para estados do Norte, como Acre, Amapรก e Amazonas. โA qualificaรงรฃo dos serviรงos turรญsticos, bem como o aumento e a competitividade do setor de viagens, sรณ traz benefรญcios aos turistas com preรงos mais acessรญveis e mais opรงรตes de ofertas em todos os destinos nacionaisโ, destaca o ministro do Turismo.
O ESTUDOย – A Pesquisa de Sondagem Empresarial das Agรชncias e Organizaรงรฃo de Viagens estรก em sua primeira ediรงรฃo e serรก realizada semestralmente pelo Ministรฉrio do Turismo. O estudo รฉ uma expansรฃo da sondagem jรก realizada com o setor hoteleiro e pretende avaliar a percepรงรฃo de desempenho, no cenรกrio atual e futuro, das agรชncias e operadores turรญsticos, alรฉm de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresรกrios para os perรญodos de alta temporada.
Para o subsecretรกrio de Inovaรงรฃo e Gestรฃo do Conhecimento do Ministรฉrio do Turismo, Marcelo Garcia, รกrea responsรกvel pelo estudo, este novo nicho atua diretamente com o consumidor (potencial ou real) de viagens. โAlรฉm de informaรงรตes sobre o desempenho da empresa, o setor de agรชncias e operadores representa uma potencial fonte de informaรงรตes sobre o comportamento de consumo do mercado domรฉstico, em especial para a projeรงรฃo da demanda com informaรงรตes sobre motivo de viagem, segmento turรญstico de interesse e principais destinos demandadosโ, destaca Moreira. Segundo o subsecretรกrio, a ideia รฉ aumentar cada vez mais as agรชncias consultadas pela pesquisa.
ย <ascom@turismo.gov.br>