A estudante Isabel Pimentel Palacio Garcia, do Bacharelado em Design da UTFPR โ Cรขmpus de Curitiba -, representou o Brasil na Quadrienal de Praga 2019, maior evento internacional dedicado ao espaรงo e desenho da performance. O ย projeto foi selecionado entre os 25 nacionais a serem exibidos na Quadrienal, dentro da Mostra dos Estudantes brasileiros. A PQ, como รฉ chamado o evento, foi realizada de 6 a 16 de junho, no Palรกcio Industrial Vystaviste, localizado na capital da Repรบblica Tcheca.
O projeto apresentado foi o vรญdeo Laboratรณrio de Experimentaรงรฃo do Espaรงo, realizado entre julho e agosto de 2018, sob a orientaรงรฃo do professor Ismael Scheffler, do Departamento Acadรชmico de Desenho Industrial (DADIN), que dirigiu o vรญdeo e desenvolveu o roteiro. Ao longo de quase sete minutos, o vรญdeo narra as experiรชncias e descobertas feitas por estudantes da disciplina Laboratรณrio de Experimentaรงรฃo do Espaรงo, ofertada no Curso de Especializaรงรฃo em Cenografia. A partir de atividades propostas, os alunos vivenciam o espaรงo de um palco, interagindo com esse territรณrio e com os outros corpos. O laboratรณrio รฉ uma disciplina desenvolvida a partir da metodologiade ensino elaborada pelo professor Scheffler, voltado ร investigaรงรฃo e criaรงรฃo cenogrรกfica por meio da sensibilizaรงรฃo da percepรงรฃo corporal. (Veja o vรญdeo)
โร uma grande honra poder levarmos o trabalho realizado na UTFPR para um evento de tรฃo grande prestรญgio mundial. Nรฃo apenas dรก visualidade, como tambรฉm afirma internamente a relevรขncia de nosso trabalho. Este projeto รฉ resultado de uma articulaรงรฃo entre pesquisa, ensino e extensรฃo. Sou muito grato ao envolvimento dos alunos neste processo..โ, disse Ismael Scheffler.
Para a produรงรฃo do projeto apresentado na 14ยช ediรงรฃo da PQ, foram envolvidos estudantes de diferentes cursos do cรขmpus de Curitiba da UTFPR: Isabel Palacio trabalhou na ediรงรฃo e trilha sonora; Ian Lages Coelho, Joรฃo Conrado Sant’Ana de Lima Dembiski e Joรฃo Victor Tarran Araรบjo, alunos de Design, nas captaรงรฃo de imagens; participaram das dinรขmicas pedagรณgicas os alunos Ana Glรกucia de S. Vieira, Bruno Azzani Braga, Ettore Hadas Tasca, Gabriela Ingrid de Lima, Gabrielle Frigotto Ramos, Luรญsa Petrorossi Wolff dos Santos Lima, dos cursos de Bacharelado em Design, Tecnologia em Design Grรกfico , Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e da Especializaรงรฃo em Artes Hรญbridas.
Essa รฉ a segunda ediรงรฃo consecutiva do evento internacional em que trabalho em cenografia orientados por Scheffler fazem parte da Mostra Estudantes do Brasil. Na PQ 2015, na exibiรงรฃo de projetos brasileiros para cenografia estava a proposta Sinal Fechado, um livro-objeto confeccionado pelos alunos do curso de Design e Arquitetura e Urbanismo: Jonatas Nascimento, Luiz Castro, Maiara Donadoni, Maira Fernandes, Paulo Abreu โ participantes do Projeto de Extensรฃo de Desenvolvimento Cenogrรกfico da UTFPR (Leia mais sobre o projeto).
A Quadrienal de Praga: Espaรงo e Desenho da Performance รฉ organizada, desde 1967, pelo Ministรฉrio da Cultura da Repรบblica Tcheca, realizada pelo Instituto de Teatro e Artes de Praga e reconhecida pela UNESCO. Sรฃo รกreas que estรฃo envolvidas na PQ: cenografia, figurino, iluminaรงรฃo, sonoplastia, visagismo, outras mรญdias e arquitetura teatral. Com 52 anos de existรชncia, a Quadrienal firmou-se como uma plataforma para intercรขmbio, networking, debate, desenvolvimento profissional e de formaรงรฃo. Nela apresentam-se o melhor da produรงรฃo mundial, por meio de exposiรงรตes e as atividades do festival, como: performances, workshop, simpรณsios e projetos educativos e de residรชncia.
A seleรงรฃo
Para representar o Brasil na PQ 2019, o projeto apresentado pela UTFPR participou da seletiva nacional, que aconteceu durante a mostra competitiva IMAGINA[trans]forma[inter] AรรO. Nela, foram expostos os 58 trabalhos inscritos, no perรญodo de 25 de Outubro a 24 de Novembro de 2018, no Centro Cultural Hรฉlio Oiticica, Rio de Janeiro.
Do total, 25 foram escolhidos para estarem na Mostra dos Estudantes na participaรงรฃo brasileira do evento em Praga. E o projeto da UTFPR โ Laboratรณrio de Experimentaรงรฃo ย do Espaรงo โ foi escolhido na categoria “[fala]AรรO”, dedicada ao compartilhamento de metodologias de trabalho e demonstraรงรฃo de tรฉcnicas para a formaรงรฃo artรญstica no desenho da cena.
A seletiva no Rio de Janeiro foi organizada por professores da UNIRIO e da UFRJ. Exposiรงรฃo, oficinas, performances e mesas de compartilhamento e debate foram as atividades realizadas junto a professores e profissionais da cenografia de todo Brasil. โFoi um momento especial do qual pude traรงar um panorama sobre as diferentes aรงรตes no campo da cenografia que tenho promovido nos รบtlimos anos na UTFPRโ, declarou Scheffler.
O laboratรณrio
โTodas as relaรงรตes humanas se dรฃo em um espaรงo.Vivemos ocupando um espaรงo; estabelecendo relaรงรตes com o mundo, com as coisas, com as pessoas. Vivemos, mas nem sempre percebemos.โ
O texto acima รฉ narrado por Scheffler no inรญcio do vรญdeo Laboratรณrio de Experimentaรงรฃo do Espaรงo. Cenas cotidianas, cenรกrios da cidade, pessoas caminhando pela rua, sรฃo imagens de cobertura para o รกudio, que, junto a uma melodia suave, convida o espectador/visualizador a entrar na experiรชncia proposta no documentรกrio no qual รฉ apresentada a metodologia de ensino desenvolvida pelo professor na disciplina do curso de Especializaรงรฃo em Cenografia da UTFPR, primeiro do paรญs na modalidade de pรณs-graduaรงรฃo latu sensu, que teve sua primeira turma em 2009.
โA ideia da disciplina รฉ sensibilizar o aluno para a percepรงรฃo do espaรงo pela experiรชncia direta da vivรชncia com o corpo, do seu corpo; sua experiรชncia atenta. E daรญ, realizar constataรงรตesโ โ continua a narraรงรฃo, com imagens dos estudantes em movimento no palco do Auditรณrio do Cรขmpus Curitiba.
Por meio de uma metodologia ativa de ensino, o professor realiza uma proposta, ou melhor, faz um convite aos estudantes sensibilizarem-se para uma compreensรฃo do espaรงo pela percepรงรฃo da experiรชncia do corpo e suas relaรงรตes com outros corpos, sejam corpos humanos, objetos, elementos da natureza ou arquiteturas.
โPensar no ensino de cenografia a partir de princรญpios que valorizem a corporeidade mais do que conceitos abstratos previamente estabelecidos pode permitir ao aluno o desenvolvimento de uma sensibilidade estรฉtica capaz de realizar leituras poรฉticas do mundo por meio de uma linguagem sensรญvelโ, explica Scheffler.
Professor da UTFPR desde 2005, Scheffler รฉ formado em Direรงรฃo Teatral pela Faculdade de Artes do Paranรก (FAP), e possui os tรญtulos de mestre e doutor em Teatro defendidos pela Universidade do Estado de Santa Catarina. E foi em seu doutoramento, com pesquisa na Sorbonne Nouvelle – Paris III – e no Laboratรณrio de Estudo do Movimento (LEM), da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, ambos na Franรงa, que comeรงou a elaborar o mรฉtodo aplicado na disciplina e em diferentes laboratรณrios do TUT (Teatro da UTFPR).
ย โA proposta da disciplina tem a ver com minha pesquisa de doutorado. Alguns elementos, como a dinรขmica espacial das paixรตes, sรฃo influรชncias do LEMโ, diz o professor. Ele explica que outros elementos, como a importรขncia da percepรงรฃo entre tantos, estรฃo baseados em teรณricos como Maurice Merleau-Ponty, Rudolf Arnheim, Marcel Jousse, Edward Hall e demais pensadores de pedagogias ativas. โJรก a proposta da improvisaรงรฃo cenogrรกfica em escala real รฉ uma proposta minha que sempre surpreendeโ, complementa.
Alรฉm de professor no DADIN, Scheffler รฉ coordenador do TUT e dos cursos de Especializaรงรฃo em Cenografia e Especializaรงรฃo em Artes Hรญbridas da UTFPR. Ele atua tambรฉm como coordenador do Grupo de Trabalho Poรฉticas Espaciais, Visuais e Sonoras da ABRACE (Associaรงรฃo Brasileira de Pesquisa e Pรณs-graduaรงรฃo em Artes Cรชnicas). E, atualmente, รฉ editor de um dossiรช temรกtico sobre a Quadrienal de Praga,ย para a Revista (Cientรญfica) Cena, da UFRGS (https://seer.ufrgs.br/cena), a ser publicado no final de 2019.
Serviรงo
Laboratรณrio de Experimentaรงรฃo do Espaรงo
Vรญdeo
Tempo: 6โ 59
Gravaรงรตes: de julho a agosto de 2018
Roteiro, apresentaรงรฃo e direรงรฃo : Ismael Scheffler
Ediรงรฃo e trilha sonora:ย Isabel Pimentel Palacio Garcia
Alunos participantes do vรญdeo:Ana Glรกucia de S. Vieira; Bruno Azzani Braga; Ettore Hadas Tasca; Gabriela Ingrid de Lima; Gabrielle Frigotto Ramos; Luรญsa Petrorossi Wolff dos Santos Lima (dos cursos de Bacharelado em Design, Bacharelado emย Arquitetura e Urbanismo,ย Tecnologia em Design Grรกficoย e Especializaรงรฃo em Artes Hรญbridas da UTFPR)
Cรขmera:Ian Lages coelho; Joรฃo Conrado Sant’Ana de Lima Dembiski; Joรฃo Victor Tarran Araรบjo
Realizaรงรฃo:
Curso de Especializaรงรฃo em Cenografia
Departamento Acadรชmico de Desenho Industrial
TUT – Teatro da Universidade Tecnolรณgica
Texto de Daniel Patire