7 dicas de décor para deixar seu restaurante mais atrativo

Para quem sempre desejou empreender, ser um ótimo gestor, pensar em um bom cardápio, contratar bons profissionais e escolher uma boa localização nem sempre é o suficiente. O caminho até o sucesso do empreendimento é longo, mas pode ter um reforço se aliado a um bom projeto arquitetônico.  

A disposição dos móveis, a funcionalidade do ambiente e um décor que combine com a proposta da marca são apenas alguns itens que podem dar uma alavancada no empreendimento. Afinal, é o conjunto de bons resultados e a experiência final que irá conquistar o coração do cliente.

Especializado em projetos de gastronomia e entretenimento, o arquiteto Givago Ferentz separou algumas dicas que podem tornar o seu empreendimento no queridinho do consumidor:

1.       Cores atrativas e aconchegantes

7 dicas de décor para deixar seu restaurante mais atrativo

Utilizada há muitos anos por diversos lojistas e profissionais do marketing, a psicologia das cores é uma ótima estratégia para quem busca atrair mais clientes. Muito mais do que uma bela estética, as cores escolhidas para o décor vão influenciar intimamente no efeito que elas causam nas pessoas. Logo, conhecer bem essa ciência pode ser uma carta na manga na hora de definir a paleta do projeto.

As cores auxiliam a fortificar o reconhecimento de marca, o aspecto visual do negócio e também vão determinar como as pessoas se sentem quando estão em um estabelecimento. Com tantas opções, muitas vezes fica difícil escolher, mas estudos podem ajudar com base na sensação que o empreendimento deseja passar ao cliente. Por exemplo, as cores quentes transmitem energia e entusiasmo, enquanto cores mais frias podem trazer um toque especial transmitindo seriedade, natureza e calma.

2.       Iluminação adequada

7 dicas de décor para deixar seu restaurante mais atrativo

Muito além de cumprir sua função básica, uma boa iluminação irá influenciar diretamente na impressão que cliente terá do estabelecimento. Um projeto luminotécnico bem pensado pode determinar o tempo de permanência, o aspecto da comida, a atmosfera do local e até atrair mais pessoas para o negócio.

Tudo irá depender da intenção que quer ser passada ao consumidor e da proposta do local. Afinal, a iluminação de um bar, não pode ser a mesma de um restaurante com buffet, assim como restaurantes que abrem somente durante a noite devem ter projetos diferentes dos que atuam em dois turnos.

3.       Ter conceito de afetividade

Crédito: Gustavo Lubian

Cultura, sentimento e sensações fazem tanto parte de um prato como do décor. Ambos carregam consigo memórias afetivas, lembranças e expectativas. Por isso, é preciso escolher os elementos que irão compor a decoração, dando atenção para cada detalhe, texturas e cores.

O arquiteto Givago Ferentz, acredita que o ambiente influencia completamente na experiência gastronômica e por conta disso, faz questão de ouvir muitas histórias de seus clientes.  “A intenção é trazer uma memória ou evento marcante da vida do cliente para o projeto, isso é muito gratificante, pois humaniza o espaço, deixando ele mais confortável e único”, explica o profissional.

4.       Fachada

Fazendo uma breve analogia, a fachada de uma empresa é como seu cartão de visitas. Ela vai dizer muito sobre como o negócio se posiciona e a mensagem que deseja passar ao cliente. Linhas modernas, estilo industrial, cores, iluminação vão dizer de que maneira o estabelecimento deseja conquistar o consumidor. Sendo assim, fachadas sujas, sem expressividade ou muito poluídas podem causar um impacto negativo, afastando as pessoas.

5.       Acessibilidade e Mobilidade

7 dicas de décor para deixar seu restaurante mais atrativo

Tema constantemente discutido, a inclusão é um ponto muito importante a ser levado em consideração na hora de realizar um projeto. Mais que um ato de cidadania, a acessibilidade é um dever previsto em lei. As pessoas com mobilidade reduzida devem ter respaldo para aproveitar os espaços da mesma maneira que outros clientes. Sendo assim, a criação de vagas especiais de estacionamento, instalação de rampas na entrada, mesas para cadeirantes, espaço para passagem de cadeiras de roda, entrada de cães-guia e banheiros adaptados são itens essenciais para garantir conforto a todos que frequentam seu estabelecimento.

6.       Funcionalidade e técnica

Ainda mais importante que todos os itens mencionados anteriormente, o espaço precisa atender corretamente as funções para o qual foi desenvolvido. As áreas de atendimento, preparação e serviços devem funcionar de forma prática e efetiva, resultando em um melhor aproveitamento de todo o espaço. A técnica se baseia em pilares importantes como a sustentabilidade, tecnologia e ergonomia, pensando sempre no conforto e segurança de seus colaboradores.

7.       Contratar um escritório especialista

Contratar um profissional ou escritório que entenda as necessidades e exalte a história do seu negócio é essencial para a caminhada até o sucesso. Além de auxiliar na redução de gastos desnecessários, um bom profissional irá garantir a qualidade do resultado. Sendo assim, além de economia, seu empreendimento terá mais lucro. Funcionalidade, praticidade, beleza e conforto são as prioridades de quem entende da necessidade do empreendedor e também do cliente. Por esse motivo, escritórios especializados no ramo podem entregar projetos com melhor qualidade final. <luciana.prieto@aprimecomunicacao.com.br>

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