Respeito à diversidade e à igualdade de gênero são valores primordiais para a 99, empresa brasileira de transporte urbano que integra a companhia global DiDi Chuxing. Para prestigiar o Dia Internacional da Igualdade Feminina, celebrado em 26 de agosto, a empresa promove um evento exclusivo para motoristas parceiras e mulheres convidadas em busca de segurança e independência financeira, por meio da plataforma da 99.
Na programação, estão confirmados a psicóloga da Peita, marca paranaense focada em discussões transformadoras na luta das mulheres, Larissa Thomas, que será mediadora do evento, as comunicadoras Bárbara Miranda e Thais Goldkorn, do Podcast Outras Mamas e Cindy Carbonari, da Base Colaborativa, para bate-papo sobre independência financeira.
O evento acontece simultaneamente em cinco capitais de diferentes regiões do país. Os encontros devem reunir cerca de 300 mulheres em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro.
Motoristas mulheres na 99
As iniciativas especiais buscam ampliar a base de motoristas mulheres cadastradas no aplicativo, que atualmente representa 15% do total de condutores, com idade média entre 35 e 44 anos. Com isso, a empresa oferece a milhares de brasileiras a oportunidade de acesso a uma fonte de renda e contribui para a construção de uma sociedade mais equilibrada e justa.
Um estudo inédito realizado pela 99 com 1.800 mulheres em 23 estados e no Distrito Federal mostrou que 52% das motoristas são mães e que boa parte delas trocou o setor privado pelo volante. Cerca de 80% tem a profissão como principal fonte de renda e contribui para as despesas do lar. Além disso, 42% das entrevistadas afirmam ter melhorado a situação financeira e alcançado mais qualidade de vida, e 55% conseguiram dedicar mais tempo para suas famílias.
Campanha “Dirija como uma garota”
Dia 26 é um dia de luta, de visibilidade, uma chamada de atenção para as desigualdades entre homens e mulheres. A data marca o lançamento nacional da campanha “Dirija como uma garota”. A parceria com a Peita foi anunciada em março deste ano e tem como principal objetivo o empoderamento feminino.
Para a segunda fase do projeto, a frase da campanha irá estampar uma linha completa de produtos (camisetas, ecobag , adesivos, entre outros). Os itens estarão disponíveis para venda no site oficial da Peita e 20% da arrecadação será revertido em doações para as instituições: Indique uma Preta, uma rede de apoio, empregabilidade e desenvolvimento profissional para mulheres negras, e Fala Mulher, associação que atua em defesa e garantia dos direitos humanos, com especialidade no enfrentamento à violência contra a mulher. <barbara@comunicareagencia.com.br>