Início Vida e Saúde Doces sem sabor alertam população no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Doces sem sabor alertam população no Dia Nacional de Combate ao Fumo

0

Substâncias tóxicas do cigarro podem desencadear mais de 50 problemas de saúde, entre eles a redução do paladar

Em 29 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data, instituída em 1986, foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. Em apoio à causa, o Palladium Shopping Center Curitiba criou a loja fictícia, chamada “Sans Savour” (sem sabor, em francês) para oferecer aos clientes uma degustação gratuita. Quando morderam o doce, os consumidores perceberam que o quitute não tinha sabor. 

A ideia surgiu para mostrar à população como um fumante tem o paladar alterado – apenas um dos mais leves sintomas causados pelo cigarro. Mais de mil pessoas foram impactadas com a ação, que aconteceu dia 27 de agosto. Os doces foram feitos com ingredientes considerados neutros, como tapioca, manteiga de cacau e amido de milho. “Conseguimos surpreender os clientes que passaram pelo shopping e recebemos feedbacks positivos. Sempre fazemos ações no Dia do Combate ao Fumo, com o objetivo de impactar os consumidores e mostrar os malefícios do cigarro de forma leve, mas surpreendente. Criar ações de conscientização faz parte da história do Grupo Tacla e do Palladium. Ficamos satisfeitos em ver o resultado de uma ação tão importante para a sociedade”, destaca a gerente de marketing do Palladium Curitiba, Cida Oliveira.

O Palladium Curitiba realiza, anualmente, ações de conscientização aos malefícios do tabagismo. Em 2018 criou o “Tabac Eau”, perfume fictício que alertava sobre os danos que o cheiro de cigarro pode causar. É comprovado que, mesmo após apagado, o cigarro deixa toxinas no ambiente onde a pessoa fumou. Outro destaque foi o projeto “Tabaconomia”, com ações que consistiam em converter o valor investido em cigarro em produtos de lojas do empreendimento, por exemplo. A iniciativa resultou no primeiro lugar do Latin America Shopping Center Awards 2016, na categoria “Marketing com uma causa”.

A estudante Christiane Barbieri participou da ação “Sans Savour” e conta que se surpreendeu com a ideia do shopping. “Meu pai é fumante desde os 14 anos de idade e sabemos que ele tem dificuldade em sentir o sabor da comida porque coloca muito sal e açúcar durante as refeições. Além dos problemas que o próprio cigarro traz, ele está desencadeando outras complicações de saúde. Sentir na pele como é o paladar dele e de outros fumantes foi uma sensação curiosa e ruim. Essa ação me motivou a conversar com meu pai e pedir que ele faça mais uma tentativa para parar de fumar”, reforça.

Impacto na saúde 

Atualmente há no Brasil vinte milhões de fumantes, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. Quem fuma um cigarro inala em torno de 4.700 substâncias tóxicas; 66 cancerígenas. Além de problemas respiratórios e câncer de pulmão, o vício pode desencadear mais de 50 problemas de saúde – como envelhecimento precoce, enfraquecimento do cabelo e redução do paladar e do olfato.

Sobre o Palladium Shopping Center

Um dos empreendimentos do Grupo Tacla Shopping, o Palladium Curitiba foi inaugurado em 2008 na capital paranaense. Destaca-se pela área construída de 154 mil m² distribuídos em três pisos, sendo o centro de compras com maior mix do sul do país. O shopping possui 350 lojas, entre âncoras e satélites, praça de alimentação com mais de 30 opções de fast-food, Boulevard com 10 restaurantes, além de oito salas multiplex de cinema UCI e sala IMAX – que também faz parte do Grupo Tacla e possui a maior tela do Brasil. Sua estrutura foi planejada para garantir o conforto dos mais de 1,5 milhão de clientes que passam pelo empreendimento todo mês. Mais informações em: https://palladiumcuritiba.com.br

Sobre o Grupo Tacla Shopping

Conglomerado com mais de 70 anos de tradição, experiência no varejo e referência no setor em todo país, o Grupo Tacla possui oito empreendimentos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, sendo eles: Catuaí Palladium Foz do Iguaçu (PR), Jockey Plaza Curitiba (PR), Palladium Curitiba (PR), Palladium Ponta Grossa (PR), Ventura Shopping Curitiba (PR), Itajaí Shopping (SC), Porto Belo Outlet Premium (SC) e Shopping Cidade Sorocaba (SP). Outras duas operações estão em fase de construção no Paraná: City Center Outlet, em Campo Largo e Palladium Umuarama. Mais informações em: http://www.taclashopping.com.br

Artigo anteriorBaixa autoestima e dificuldade em se relacionar podem estar ligadas ao sorriso
Próximo artigoFesta nova e shows no final de semana do Wit
CentralPress
Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

Sair da versão mobile