Vendas de computadores com Windows 10 impulsionaram demanda de PCs no mercado
O Gartner, Inc., lรญder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, revela que, apรณs dois trimestres de queda, o mercado mundial de PCs cresceu 1,5% no segundo trimestre de 2019. De acordo com levantamentos preliminares, as vendas no perรญodo totalizaram 63 milhรตes de unidades, superando a marca de 62 milhรตes de computadores vendidos no segundo trimestre de 2018.
“O crescimento das vendas mundiais de PCs no segundo trimestre de 2019 foi impulsionado pela atualizaรงรฃo da base instalada no mercado corporativo e de negรณcios, com novos computadores com Windows 10. A demanda por PC Desktop foi forte, o que compensou o declรญnio nas vendas de PCs mรณveis (notebooks e tablets)”, diz Mikako Kitagawa, Analista Principal do Gartner.
โAlรฉm disso, hรก sinais de que a escassez de CPUs Intel no mercado estรก diminuindo, o que vinha gerando grandes impactos nos resultados dos รบltimos 18 meses. A falta desses chips afetou principalmente os pequenos e mรฉdios fornecedores, uma vez que as grandes fabricantes conseguiam se aproveitar desse cenรกrio para crescer e tirar o espaรงo que as fรกbricas menores nรฃo conseguiam manter sem as CPUs.โ
O Gartner prevรช que a atual disputa comercial – e a potencial imposiรงรฃo de novas tarifas nas vendas internacionais โ deverรก adicionar mais incertezas ร s perspectivas de curto prazo para a demanda de PCs ao redor do mundo. โEmbora a guerra comercial Estados Unidos-China nรฃo tenha impactado o mercado de PCs no segundo trimestre de 2019, a prรณxima fase das tarifas poderia ter um impacto significativo. A maioria dos laptops e tablets sรฃo fabricados atualmente na China e as vendas desses dispositivos nos Estados Unidos podem sofrer aumentos significativos de preรงos se as tarifas punitivas forem impostas e os fornecedores nรฃo tomarem medidas rรกpidas para responderโ, explica o analista do Gartner.
Durante o 2T19, os trรชs principais fornecedores – Lenovo, HP e Dell – representaram 64,1% das vendas globais de PCs, em comparaรงรฃo com 60,7% registrados no mesmo perรญodo em 2018. Esses trรชs principais fornecedores continuaram a ganhar participaรงรฃo no mercado de PCs aproveitando as demandas na รกrea de negรณcios. Alรฉm disso, a escassez de oferta de CPUs da Intel, ao longo de todo o primeiro semestre do ano, tambรฉm ajudou a acelerou essa tendรชncia de expansรฃo das fabricantes.
Estimativas preliminares de vendas por fornecedores de PCs no mundo para o 2T19
(em milhรตes de unidades)
Fabricante | Vendas 2T19 | Participaรงรฃo de mercado 2T19 (%) | Vendas 2T18 | Participaรงรฃo de mercado 2T18 (%) | Crescimento
2T19 โ 2T18 (%) |
Lenovo | 15,774 | 25,0 | 13,608 | 21,9 | 15,9 |
HP Inc. | 13,992 | 22,2 | 13,636 | 22,0 | 2,6 |
Dell | 10,654 | 16,9 | 10,435 | 16,8 | 2,1 |
Apple | 3,711 | 5,9 | 3,720 | 6,0 | -0,2 |
Acer | 3,395 | 5,4 | 3,968 | 6,4 | -14,4 |
ASUS | 3,100 | 4,9 | 3,442 | 5,5 | -9,9 |
Outras | 12,347 | 19,6 | 13,231 | 21,3 | -6,7 |
Total | 62,974 | 100 | 62,040 | 100 | 1,5 |
Notas: Os dados incluem PCs baseados em desktops, notebooks e premiums ultramรณveis (como o Microsoft Surface), mas nรฃo incluem Chromebooks ou iPads. Todos os dados sรฃo estimados com base em um estudo preliminar. As estimativas finais estarรฃo sujeitas a alteraรงรตes. As estatรญsticas sรฃo baseadas em vendas de canais. Os nรบmeros podem nรฃo representar o total mostrado devido ao arredondamento.
Fonte: Gartner (julho de 2019)
A Lenovo manteve o primeiro lugar no segundo trimestre de 2019, com o maior crescimento ano apรณs ano e o maior ganho de participaรงรฃo de mercado entre os principais fornecedores do segmento. No entanto, รฉ possรญvel dizer que suas vendas podem ter refletido antecipadamente a expectativa pelo aumento de algumas das potenciais tarifas comerciais. A Lenovo registrou crescimento de dois dรญgitos em todas as principais regiรตes, exceto na Amรฉrica Latina, onde o mercado geral de PCs diminuiu.
As vendas mundiais de PCs da HP Inc. aumentaram 2,6% no segundo trimestre de 2019 em comparaรงรฃo com o mesmo perรญodo do ano passado. A forte demanda por PCs de negรณcios impulsionou o crescimento da HP Inc. em todas as regiรตes e compensou a retraรงรฃo nas vendas de PCs mรณveis. O Gartner nรฃo inclui os Chromebooks no mercado de PCs, mas a HP Inc. registrou um forte crescimento nas vendas dos Chromebooks e provavelmente permanecerรก como lรญder no segmento.
A Dell registrou o sexto trimestre consecutivo de crescimento de vendas de PCs durante o 2T19. A tendรชncia de crescimento da Dell tem sido a mais consistente entre as principais fabricantes nos รบltimos trรชs anos, impulsionada pelo foco de negรณcios investido pela empresa.
Visรฃo Regional do Mercado
Nos Estados Unidos, as vendas de PCs totalizaram 14 milhรตes de unidades no segundo trimestre de 2019, uma queda de 0,4% em relaรงรฃo ao mesmo perรญodo do ano anterior. A HP manteve o primeiro lugar do ranking das fabricantes nos Estados Unidos, com aumento de 29,8%. A Dell permaneceu na segunda posiรงรฃo, com 28,4% de participaรงรฃo de mercado.
Estimativas preliminares de vendas de PCs nos Estados Unidos para o 2T19 por fabricantes
(em milhรตes de unidades)
Fabricante | Vendas 2T19 | Participaรงรฃo de mercado 2T19 (%) | Vendas 2T18 | Participaรงรฃo de mercado 2T18 (%) | Crescimento
2T19 โ 2T18 (%) |
Lenovo | 4,321 | 29,8 | 4,276 | 29,4 | 1,0 |
HP Inc. | 4,126 | 28,4 | 4,106 | 28,2 | 0,5 |
Dell | 2,514 | 17,3 | 2,240 | 15,4 | 12,2 |
Apple | 1,585 | 10,9 | 1,680 | 11,5 | -5,6 |
Acer | 522 | 3,6 | 564 | 3,9 | -7,5 |
ASUS | 415 | 2,9 | 477 | 3,3 | -13,1 |
Outras | 1,023 | 7,1 | 1,214 | 8,3 | -15,7 |
Total | 14,506 | 100 | 14,557 | 100 | -0,4 |
Notas: Os dados incluem PCs baseados em desktops, notebooks e premiums ultramรณveis (como o Microsoft Surface), mas nรฃo incluem Chromebooks ou iPads. Todos os dados sรฃo estimados com base em um estudo preliminar. As estimativas finais estarรฃo sujeitas a alteraรงรตes. As estatรญsticas sรฃo baseadas em vendas de canais. Os nรบmeros podem nรฃo representar o total mostrado devido ao arredondamento.
Fonte: Gartner (julho de 2019)
O mercado de PCs da Europa voltou a crescer no segundo trimestre de 2019, com um aumento de 1,7% em relaรงรฃo ao ano anterior. A demanda da รกrea de negรณcios permaneceu forte, ร medida que as empresas e as organizaรงรตes governamentais continuaram com as implantaรงรตes do Windows 10 e a atualizaรงรฃo de sua base instalada de PCs. A demanda dos consumidores finais, no entanto, permaneceu muito fraca, jรก que muitos usuรกrios tradicionais nรฃo estรฃo vendo inovaรงรฃo suficiente, sobretudo nos equipamentos para jogos e nos PCs mรณveis de รบltima geraรงรฃo. Isso continua a resultar em ciclos de vida de PCs mais longos e tem um impacto muito negativo nos resultados das fabricantes de PCs de mรฉdio porte, que vendem mais para o pรบblico final.
As vendas de computadores na รsia e Pacรญfico caรญram 1% em comparaรงรฃo com o segundo trimestre de 2018, sendo este o terceiro trimestre consecutivo de declรญnio de vendas para a regiรฃo. Uma grande parte desta queda pode ser atribuรญda a tendรชncia de fragilizaรงรฃo do mercado da China, jรก que o sentimento geral era de restringir os gastos devido ร s incertezas. Outros mercados da รsia e Pacรญfico mostraram melhores resultados, com a migraรงรฃo do Windows 10 impulsionando o crescimento em paรญses maduros, como Austrรกlia e Nova Zelรขndia. A demanda por PCs de negรณcios tambรฉm gerou um forte crescimento para o Japรฃo no segundo trimestre de 2019.
A comercializaรงรฃo de PCs na Amรฉrica Latina registrou queda de 3,9% no segundo trimestre de 2019, o que foi modesto em comparaรงรฃo com os dois trimestres anteriores. O mercado foi afetado por incertezas econรดmicas e polรญticas, bem como pela escassez dos chips Intel. Regiรตes emergentes, como a Amรฉrica Latina, tendem a ter menor prioridade de alocaรงรฃo de CPUs, o que amplifica o impacto da escassez de disponibilidade, sobretudo em comparaรงรฃo com outras regiรตes mais maduras.