Carlos Eduardo Lang, Presidente da Confenar
Desde 2007, a primeira sexta-feira de agosto marca o Dia Internacional da Cerveja. Diversos países comemoram essa data, em reverência ao que, sem dúvidas, é uma paixão mundial. Segundo pesquisas, o Dia Internacional da Cerveja foi inventado por um grupo de amigos na Califórnia (Estados Unidos), com o objetivo de promover a confraternização entre as pessoas saboreando uma cerveja, além de celebrar a importância dos fabricantes e daqueles que servem a bebida.
No Brasil, mais do que paixão, a relação com a cultura cervejeira é intensa, presente em diversos momentos especiais das pessoas. Para se ter uma ideia, por exemplo, a cerveja é a terceira bebida mais consumida em nosso País, perdendo apenas para o café e o leite.
De acordo com a CervBrasil, a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, somos o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. E a relevância dessa bebida não para por aí: estima-se que 1,6% do PIB nacional é gerado por conta da indústria da cerveja. Com base no último levantamento da Associação, em 2017, o faturamento anual do setor fechou em R$ 107 bilhões. São mais de 14,1 bilhões de litros consumidos por ano, movimentando cerca de R$ 21 bilhões de impostos e milhares de outras formas de receita. Os parques industriais estão presentes em mais de 50 grandes complexos industriais e 690 empresas cervejeiras. São mais de 1,3 milhão de pontos de venda instalados por todo o País e a bebida está presente na maioria dos lares. Cerveja é sinônimo de alegria, mas também de geração de empregos, negócios e parcerias.
As revendas associadas à Confenar (Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição), a maior rede de distribuição de bebidas do País, geram mais de 20 mil empregos diretos e 70 mil indiretos, faturando mais de 14 bilhões de reais por ano, com potencial de consumo de produtos de 800 milhões de reais ao ano.
Por isso, o que nos inspira nesse dia é pensar que, se você está com uma cerveja na mão para brindar com seus amigos, é bem possível que a bebida tenha vindo de um dos milhares de pontos de venda abastecidos por uma das revendas associadas à nossa Rede. Nosso objetivo é encurtar distâncias e garantir que nossos produtos cheguem até você. Hoje, a Confederação conta com mais de 110 revendas que, juntas, comercializam milhões de hectolitros por ano (para conhecimento, um hectolitro corresponde a 100 litros).
De olho em toda essa movimentação do setor, a Confenar incentiva o aprimoramento constante do conhecimento cervejeiro dentro da Rede de Revendas (incluindo discussões sobre combinações gastronômicas, história, conceitos e reforço sobre detalhes técnicos como conservação, armazenamento e volume alcoólico, entre outros). Sabemos que cada cerveja carrega uma história e reflete a cultura de um povo ao longo dos séculos – algumas cervejas que compõem o portfólio Ambev têm mais de 600 anos.
Cada rótulo carrega sua história e seu conceito especial que o torna único. Dessa forma, a Confenar incentiva cursos e compartilha informação em seus canais de comunicação (como a Revista Confenar) com o objetivo de promover e aprimorar o conhecimento cervejeiro das revendas cada vez mais. Acreditamos que, quanto mais o revendedor conhece e sabe como identificar cada um dos valores da marca, ele torna seu atendimento personalizado e mais assertivo para satisfazer os seus clientes, no caso das revendas, os pontos de venda (PDVs) – bares, restaurantes e outros estabelecimentos na qual fornecem bebidas.
É isso que nos motiva a intensificar a capacitação dos colaboradores para oferecer um serviço com ainda mais qualidade. A parceria com empresas de diferentes segmentos também é uma estratégia adotada pela Confenar para incentivar as vendas.
Nossa logística de distribuição está preparada e com o pé no acelerador para ser colocada em operação. Todos os estoques são organizados e a frota é alinhada para que a entrega seja feita de forma eficiente. A Confenar atua com foco no futuro, de olho nas tendências do mercado e nas mudanças de gosto do consumidor. Por isso, nossas associadas estão se preparando para as transformações e para oferecer sempre o que o consumidor quer beber. Celebrar a paixão à cerveja no Brasil e no mundo é a nossa missão.
A diversidade cervejeira deve ser comemorada pela importância que tem no mercado. Desejo a todos um ótimo Dia Internacional da Cerveja. Saúde!
Carlos Eduardo Lang, Presidente da Confenar (Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição)
Planin – Assessoria de Imprensa da Confenar
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com.
Contatos: (11) 2138 – 8948 – confenar@planin.com