A moda enquanto manifestação artística e seus elementos de apropriação cultural será o tema central do quinto e último bate-papo da segunda edição do Conversarte, que vai reunir os grandes nomes da moda brasileira, os estilistas Alexandre Herchcovitch e Fause Haten. O evento acontece na terça-feira, dia 01 de outubro, a partir das 20 horas, no átrio do Pátio Batel. Realizado pela Montenegro Produções Culturais e pelo Ministério da Cidadania, o evento beneficia, com a venda de ingressos, o Hospital Erasto Gaertner.
Com mediação de Júnior Gabardo, um dos idealizadores do LABModa, o bate-papo vai girar em torno de como a moda se constitui em expressão artística, em linguagem poética na representação de culturas populares, em releituras de estéticas da pintura, da escultura, do cinema, do comportamento social que reflete a identidade de cada povo e cada parcela da sociedade contemporânea. Ainda, o diálogo traça os paralelos entre a moda e o figurino na construção de linguagens de artes visuais e analisa os desfiles de moda enquanto espetáculos artísticos.
O Conversarte é um evento único que propõe discutir diversos segmentos artísticos e suas convergências, com encontros de impactos da cultura na economia criativa, sempre com bate-papo abertos, com a interação do público, e exposições de arte. A segunda edição do evento reuniu um time de profissionais para discutir os temas cinema, literatura, música, teatro e moda. “Esse projeto vai de encontro ao propósito da produtora que é integrar diferentes frentes e processos de criação artística ao cenário da indústria criativa. Nosso objetivo é cumprido a partir de experiências compartilhadas de referências da cena cultural que têm claro essa percepção e em suas conversas apresentam ao público inúmeras possibilidades de fomento e geração de projetos”, afirma Carolina Montenegro, diretora da Montenegro Produções Culturais. Até o quarto encontro, o evento registrou a participação de mais 3 mil pessoas de forma presencial e online – uma vez que todos os encontros são replicados no canal da produtora no Youtube, e contou com a presença de Nelson Motta, André Abujamra, Miguel Falabella, Eduardo Moreira, Fernanda Young, Fabrício Carpinejar, entre outras personalidades artísticas.
Com a receita dos ingressos, o Hospital Erasto Gaertner é beneficiado e também recebe, em suas instalações, oficinas artísticas envolvendo pacientes, familiares e colaboradores do hospital. Os ingressos para cada evento custam a partir de R$ 18 (meia-entrada) e estão à venda pelo Disk Ingressos (www.diskingressos.com.br) ou diretamente no Concièrge do Pátio Batel nos dias de evento.
Exposição Sílabas, com Alexandre Linhares e Thifany
Em paralelo, a Galeria InterARTividade (Piso L3 do Pátio Batel) recebe, entre 16 de setembro a 06 de outubro, a exposição Sílabas, dos artistas e estilistas curitibanos Alexandre Linhares e Thifany, proprietários da H-AL – marca autoral baseada nos parâmetros eco e slow design, que produz peças vestíveis. Com curadoria de Tom Lisboa, Sílabas é um compêndio da produção da dupla na última década, com narrativa não linear e lógica. O trabalho autoral é balizado nos parâmetros do ecodesign, onde um pano é usado como suporte de ideias podendo posteriormente ser transformado em roupa. A obra aponta a agricultura familiar, novas famílias, outras pessoas e histórias do cotidiano – fragmentos de frases e delírios nos quais o figurino é o personagem central. Desde 2007, Alexandre e Tiffany se dedicam à pesquisa e experimentação de superfícies têxteis misturando a moda e as artes plásticas.
Programação
01/10/2019 – Terça-feira – 20h
Bate-papo com Alexandre Herchcovitch e Fause Haten
Exposição: Sílabas – Alexandre Linhares e Thifany
Local: Átrio do Pátio Batel (Av. do Batel, 1868 – Batel – Curitiba, PR)
Ingressos pelo Disk Ingressos: Lote promocional – a partir de R$36 (inteira) e R$18 (meia-entrada)
R$56 (inteira) ou R$28 (meia-entrada)
Compra no Concièrge do Pátio Batel apenas nos dias dos encontros
Informações: (41) 3057-1069
Sobre os convidados:
Alexandre Herchcovith é designer, diretor de criação e estilista. É reconhecido pelo seu estilo único e design impecável, que mistura doses de agressividade e leveza, malícia e inocência. O estilista desenvolveu parcerias com grandes marcas como, por exemplo, meias e cuecas para a Lupo, fundos de tela de telefones celulares para a Motorola, sandálias para a Melissa e muito mais. Uma dessas parcerias, com a Hello Kitty, chamou a atenção da cantora Björk, que, em 2003, acabou saindo na revista francesa Art Actuel vestindo uma camiseta com a estampa da cantora brasileira Carmem Miranda. Além disso, Herchcovitch desenvolveu trabalhos para a fast-fashion C&A, Zoomp e Ellus e também foi responsável pela criação dos uniformes do McDonald’s no Brasil, em 2006.
Fause Haten é um artista interdisciplinar e estilista. Descente de libaneses, Haten começou a produzir roupas para vender aos 16 anos e lançou sua própria marca, a Der Haten – que depois mudou para Fause Haten. Nos anos 90, o estilista ingressou no universo dos desfiles com o surgimento da São Paulo Fashion Week, onde participa até hoje. Em 2016, também criou e apresentou a performance CEM PEITOS, na Galeria Mezanino. A partir de 2018, começou a criar e desenvolver um trabalho de auto registros de performances #selfiescultura e #naturalezamorta.