A ediรงรฃo 2019 da Feira Cultural e Experimentos Cientรญficos do Colรฉgio Londrinense (Feccilon) serรก realizada no dia 28 de setembro, das 9h ร s 16h, no Ginรกsio Colรฉgio Londrinense, e jรก estรก mobilizando alunos e professores da Educaรงรฃo Infantil, Fundamental I e II e Ensino Mรฉdio.
O tema geral dos projetos deste ano รฉ โLinguagens que Constroem Relaรงรตesโ, e trabalha com o objetivo de levar os alunos a compreender o dia a dia por meio da ciรชncia, experimentando e testando hipรณteses; contribuir com a sociedade atravรฉs da busca por soluรงรตes que resultem em descobertas e aplicaรงรตes prรกticas a fim de minimizar problemas sociais, ambientais e econรดmicos; criar o hรกbito de questionar e investigar diferentes situaรงรตes do cotidiano; e, finalmente, promover a divulgaรงรฃo cientรญfica.
Os alunos desenvolveram os trabalhos com a metodologia STEAM, que integra as รกreas das Ciรชncias, Exatas, Arte e Tecnologia para projetos aplicรกveis no cotidiano. โA grande maioria dos projetos tem essa caracterรญstica e, tambรฉm porque nรณs jรก trabalhamos neste recorte. Trata-se de uma metodologia mais aplicada em sala de aula, para que o aluno compreenda melhor o conteรบdo ensinadoโ, explica o professor Murillo Rodrigues.
Projetos de qualidade
A Feira revela-se como um ambiente propรญcio para o desenvolvimento da curiosidade, da criatividade e da investigaรงรฃo cientรญfica, e as aulas de Iniciaรงรฃo Cientรญfica sรฃo como um start para este processo. Segundo o professor Murillo Rodrigues, a qualidade dos temas propostos neste ano surpreendeu a todos de forma positiva.
โAcreditamos que o engajamento na รกrea metodolรณgica fez com que houvesse esse crescimento, nรฃo somente na รกrea das ciรชncias, mas em cinco รกreas do conhecimento. Ampliamos o leque de propostas. Se antes tรญnhamos que direcionar temas para que os alunos trabalhassem, agora temos percebido claramente uma mudanรงa, ao verificar a questรฃo do protagonismo dos alunos quando eles questionam โeu tenho a minha ideia e quero desenvolvรช-laโ.
O professor Murillo avalia que o mรฉrito para a diversidade de propostas cientรญficas apresentadas deve-se ao ambiente que o Colรฉgio Londrinense e o Anglo Londrinense proporcionam. โInstigamos a todo momento a curiosidade e a criatividade dos alunos. Como consequรชncia, temos projetos com muita qualidade propostos pelos estudantesโ.