No dia dos clientes, comemorado em 15 de setembro, é essencial entender como estes são essenciais para qualquer empresa, e saber lidar com clientes é algo que não pode faltar.
Uma espécie que parece estar em plena época de reprodução, os clientes – pessoas, consumidores, empresas, empresas grandes, pequenas, estatais, setores de outra diretoria ou da mesma, colegas de trabalho, entre outras personalidades -, estão por toda a parte: para onde olhamos nos deparamos com um.
Segundo Jairo Ferreira Filho, CEO da Master Mind Curitiba e Campos Gerais, os clientes exigem cada vez mais: “Em um cenário de progresso e evoluções tecnológicas, os clientes estão cada vez mais exigentes, seletivos, sofisticados, e com alto grau de expectativas em relação ao atendimento. Em outras palavras, eles sempre estão ansiosos para que os seus problemas sejam resolvidos”.
Jairo explica que esses clientes da era globalizada sabem o que querem e quais são seus direitos: “eles buscam cada vez mais serviços e atendimentos de qualidade”.
Todo esse desenvolvimento por parte dos clientes torna necessário o igual desenvolvimento das empresas, e para que essa evolução aconteça, as empresas precisam de, principalmente, uma coisa: objetivo principal bem definido.
De acordo com a primeira lei do triunfo, de Napoleon Hill, esse é o primeiro passo para alcançar o sucesso no mercado. “Aquele que sonha, planeja, e esse é o começo de um projeto de sucesso”, explica Jairo.
“Estamos em um mercado muito competitivo, onde as organizações têm a função de suprir as expectativas do consumidor e para isso, elas têm que estar atentas e preparadas, a resposta é o planejamento com antecedência”, afirma.
Além dos fatores gerais, é imprescindível para a empresa que o funcionário seja visto como parte essencial do negócio, como o sangue da empresa.
“Neste contexto (de constantes mudanças no cenário do mercado) e com esta visão, as empresas com foco na qualidade do serviço, com bom gerenciamento e trazendo a realização necessária para seus colaboradores, acabam em boa colocação no mercado”, aponta Jairo.
Já olhando por outro lado, mesmo que a área empresarial esteja funcionando bem, existem outros motivos de se perder um cliente, por exemplo o atendimento: a indiferença e a postura negativa que pode ocorrer ao atender os consumidores somam 80% desses motivos.
“A satisfação do cliente está muito ligada à forma com que ele é atendido e recebido. A empresa pode conquistá-lo e superar a concorrência realizando um melhor trabalho de atendimento focado no cliente, satisfazendo suas necessidades, expectativas e desejos”, orienta o CEO.
A preocupação com o atendimento deve ser contínua e os funcionários precisam estar treinados, com o mesmo objetivo principal da empresa: fechar negócios e proporcionar a satisfação do cliente.
“Pensamento e estratégia alinhados são fatores crucias, pois é necessário reconhecer nossa realidade para lidar com essa nova onda de clientes exigentes” finaliza Jairo.
Serviço: MasterMind Curitiba e Campos Gerais
Jairo Ferreira Filho
CEO da MasterMind Curitiba e Campos Gerais
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