Ao começar um novo negócio, é preciso entender para quem você está vendendo o seu produto, o segmento de clientes. Dessa forma, a empresa é direcionada e pode atingir mais resultados.
Mas como saber para quem se está vendendo? “Ter consciência de quem são seus clientes pode direcionar a empresa e aumentar vendas, pois não nos comunicamos da mesma forma com homens, mulheres, adolescentes e também com classes sociais diferentes”, conta Carolina Farina, especialista em liderança e empreendedorismo feminino e analista comportamental.
É possível definir seu público através de perguntas simples:
- Para quem está criando valor? Homem ou mulher?
- E qual a faixa etária mais presente? Jovens, adultos ou terceira idade?
- Onde eles estão, em termos geográficos? Região, bairro, cidade, etc.
- Vendo online também?
- Qual classe socioeconômica?
- Qual sua ocupação principal?
- Qual setor? Público ou privado?
- Quem são os clientes mais importantes?
“Com mais informações sobre os hábitos e estilo de vida do cliente, você pode encontrar novas formas de apresentar seu produto e vendê-lo para quem realmente se interessa”, relata a especialista.
Com base nesse público, você também terá mais facilidade em precificar, saber se usará mais da linguagem visual ou escrita em seus anúncios, etc.
Sem clientes, não há venda de produto e a empresa não funciona, por isso, é importante ter seus objetivos bem definidos e não gastar tempo nem fundos sem um planejamento.