A facilidade e comodidade oferecidas pelo delivery sempre fez com que muitas pessoas optassem por pedir comida em casa ou no trabalho. Nos últimos anos, a multiplicação dos canais de venda e a popularização dos aplicativos online trouxeram mais agilidade ao processo, fazendo com que cada vez mais brasileiros passassem a utilizar o serviço. O resultado foi um aumento exponencial do mercado: segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel, o setor movimentou cerca de R$ 11 bi em 2018, com estimativa de crescimento de R$ 1 bi ao ano.
Enquanto algumas empresas competem ferozmente pelos usuários nas grandes metrópoles, outros optaram por caminhos diferentes. É o caso do aiqfome, plataforma brasileira criada em 2007, em Maringá (PR). Com uma estratégia focada em cidades pequenas e médias – de 30 mil a 250 mil habitantes – a empresa se consolidou como a maior do ramo no interior do país. Atualmente, a plataforma já está disponível em 20 estados, com mais de 800 mil usuários e 8 mil restaurantes parceiros.
De acordo com Igor Remigio, CEO e cofundador do aiqfome, a aposta em cidades pequenas e médias vem se mostrando assertiva. “No Brasil, há cerca de mil cidades com nosso perfil – nós atuamos em aproximadamente 180 delas. É um mercado importante e com grande potencial de expansão. Cada cidade tem seus aspectos culturais e socioeconômicos, mas o crescimento do setor de delivery é algo comum entre todas elas”.
A empresa vê o impacto desse crescimento em números: só em 2018, a plataforma chegou a 68 novas cidades, com quase 2 milhões de pedidos e um GMV (valor transacionado) de R$ 69 milhões. Para 2019, a expectativa de crescimento é ainda maior. “Já superamos os números de 2018 em julho deste ano. É motivador ver uma empresa brasileira, do interior, competindo de igual para igual com grandes players, de grupos internacionais. Nossas metas são ambiciosas, mas possíveis graças a um modelo de negócios sustentável. E é assim que pretender crescer ainda mais”, afirma Igor.
Outro diferencial do modelo de negócios do aiqfome é o sistema de licenciamento. Com investimento a partir de R$ 20 mil, um pequeno empreendedor pode se tornar representante exclusivo do aiqfome em sua cidade, recebendo treinamento, suporte técnico, ferramentas e apoio de campanhas de marketing para estimular as vendas na região. Com baixo custo operacional, é possível obter retorno do investimento a partir do segundo ano – algo que vem chamando a atenção daqueles que querem iniciar seu próprio negócio e contribuindo para a economia local.
Para os proprietários de restaurantes, os aplicativos de delivery se tornaram aliados importantes para aumento das vendas e, consequentemente, do faturamento. “Quando começamos a atuar nesse canal, o nosso faturamento aumentou consideravelmente. Para se ter uma ideia, em muitos dias as vendas do delivery ultrapassam as vendas no local, chegando a representar entre 35% – 45% das vendas diárias. Há outros aspectos positivos também, como alcançar públicos que antes não atendíamos e o aumento da visibilidade da nossa marca”, afirmou Ana Tereza, dona de restaurante em Maringá/PR.
caroline@verdelho.com.br |