Jacir Venturi*
Hรก uma sensaรงรฃo de enlevo e รชxtase quando imergimos em uma boa leitura, quer pelo aconchego de um livro impresso, quer pela praticidade de um tablet ou outro dispositivo digital. Afinal โ ao contrรกrio de algumas previsรตes belicosas โ, os e-books e as versรตes em papel nรฃo sรฃo rivais, e sim suportes diferentes que retratam uma harmoniosa convivรชncia entre geraรงรตes analรณgicas, imigrantes digitais e nativos digitais.
Vivenciamos uma รฉpoca singular da histรณria com a superabundรขncia de livros, revistas e jornais a preรงos acessรญveis โ muito diferente de uma realidade nรฃo tรฃo distante โ, e o acesso gratuito a praticamente todos os grandes clรกssicos da literatura universal por meio de downloads.
Hรก exatos 30 anos, o fรญsico inglรชs Tim Berners-Lee criou a fantรกstica rede www, com a โambiรงรฃo de que um dia ela abraรงasse toda a Terraโ โ segundo suas palavras โ, e sequer a patenteou para que fosse โlivre e igualitรกriaโ. Sรณ para dar uma ideia de seu gigantismo, nos dias de hoje a cada 5 minutos a internet hospeda novos dados que equivalem, em gigabytes, ร totalidade do conteรบdo da Biblioteca do Congresso norte-americano โ a maior do mundo em acervo fรญsico โ, conquanto uma parcela significativa de bits da web seja fรบtil, quando nรฃo perniciosa.
Assim, a internet tornou-se a quase realizaรงรฃo do grande sonho dos diretores da antiga Biblioteca de Alexandria, que no perรญodo do sรฉculo III a.C. ao sรฉculo IV d.C. continha praticamente todos os registros escritos da Antiguidade em cerca de 700 mil rolos de papiros. Seu lema era โadquirir um exemplar de cada manuscrito existente na face da Terraโ.
A aquisiรงรฃo desses exemplares, no entanto, era uma odisseia. Cada pergaminho era obtido por diferentes meios โ prioritariamente escambo ou pilhagem โ, aproveitando-se do fato de que os navios que partiam de Alexandria singravam todos os mares conhecidos ร รฉpoca. No entanto, pela raridade, o manuseio era restrito aos mais conspรญcuos mestres da รฉpoca. Atualmente, em contrapartida, vivemos a Era da Informaรงรฃo, com uma profusรฃo mais ampla e democrรกtica de conteรบdo na web, apesar de ainda persistirem restriรงรตes de informaรงรตes, especialmente estratรฉgicas, cientรญficas e tecnolรณgicas.ย
Os suportes digitais para leitura sรฃo prรกticos, armazenam vรกrios livros โ uma facilidade para as viagens โ e os preรงos para download sรฃo mรณdicos. Porรฉm, alguns estudos indicam que ler na tela pode eventualmente ser menos eficiente em comparaรงรฃo ao livro impresso para a compreensรฃo e retenรงรฃo de conteรบdo, em especial os mais complexos e para geraรงรตes que nรฃo sรฃo nativas digitais.
Apesar dessa realidade global, o Brasil ainda รฉ um paรญs com baixo รญndice de leitores, ao menos em termos de conteรบdos รบteis, pois, considerando a leitura espontรขnea (ou seja, excluindo os indicados pelas escolas), nรฃo chega a dois per capita, enquanto na Franรงa รฉ sete e nos EUA รฉ cinco. Afinal, o brasileiro gasta, em mรฉdia, 3h45 min por dia em redes sociais. Sim, ocupamos o segundo lugar (o primeiro sรฃo as Filipinas), num ranking de 45 paรญses, conforme pesquisa publicada hรก um mรชs pela GlobalWebIndex, com sede em Londres. Isso significa menos leituras, menos estudo e menor convivรชncia com familiares e amigos no mundo real.
Um robusto estudo de 298 pรกginas denominado Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Prรณ-Livro, indica que quase 56% dos brasileiros se declaram leitores โ o critรฉrio รฉ ter lido um livro ou parte dele nos รบltimos trรชs meses. Nos dois extremos, temos 30% que nunca compraram um livro e 25% com boas habilidades em leitura e escrita. Um recorte interessante desse estudo mostra que a maioria considera que a leitura ensina a viver melhor e que se converte em bons hรกbitos, inclusive citando uma pesquisa da Universidade de Roma que chegou ร conclusรฃo de que os leitores sรฃo mais felizes do que os nรฃo leitores.
E esse mesmo estudo tambรฉm comprova o que todos sabemos: sรฃo os exemplos e nรฃo as palavras que influenciam a formaรงรฃo de novos leitores. Nesse sentido, prevalece a premissa de que a crianรงa nรฃo nos ouve, mas nos imita, ou seja, pais e professores leitores formam crianรงas leitoras.ย
Ademais, os bons leitores tรชm melhor compreensรฃo de textos, loquacidade, pensamento crรญtico e escrita fluente na norma culta, requisitos tรฃo valorizados nos concursos e na vida profissional. Quem bem lรช, bem escreve. E sobre essa importรขncia de uma boa escrita, os antigos jรก nos ensinavam em bom latim: verba volent, scripta manent (as palavras voam, os escritos ficam).
Jacir J. Venturi, autor de trรชs livros e membro do Conselho Estadual de Educaรงรฃo, foi professor da UFPR, PUCPR e Coordenador na Universidade Positivo.
jacirventuri@hotmail.com