Hรก 25 anos o Maersk Santos -primeiro navio porta-contรชiner da Maersk- chegou ao Porto de Santos em 1994. No mesmo ano a companhia tambรฉm abriu o primeiro escritรณrio de expediรงรฃo no Brasil, depois de dรฉcadas utilizando o serviรงo de empresas terceirizadas.
A Maersk estรก comemorando seu aniversรกrio de 25 anos no Brasil, mas seu inรญcio humilde em 1994, foi muito diferente das oferecidas atualmente, com soluรงรตes de logรญstica digital completas para mais de seus 1.000 clientes no Brasil.ย Em 1994, a Maersk estava tomando seus primeiros passos para construir um impรฉrio de bilhรตes de dรณlares em logรญstica no Brasil. A chegada da Maersk Line foi um catalisador para o crescimento acelerado da AP Moller-Maersk na maior economia da Amรฉrica Latina, abrindo o caminho para os terminais da APM iniciarem as operaรงรตes em Itajaรญ, Pecรฉm, e eventualmente em Santos, com sua operaรงรฃoย joint ventureย no Brasil Terminal Portuรกrio, a BTP, uma das maiores no paรญs.
โร incrรญvel comemorar o vigรฉsimo quinto aniversรกrio no Brasil, fizemos grandes progressos desde a chegada da Maersk Santos atรฉ o desenvolvimento de serviรงos intermodais completos e totalmente integrados com soluรงรตes digitais, mas ainda hรก muito que fazer. Nosso foco รฉ ajudar os clientes a obterem vantagens competitivas,โ afirma Antonio Domingues, diretor administrativo da Maersk East Coast South America (ECSA), que inclui Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Nos anos 90 por exemplo, a Maersk desempenhou um papel de lideranรงa no desenvolvimento das exportaรงรตes brasileiras de carga refrigerada, principalmente a carne bovina, assim como nas exportaรงรตes de cafรฉ, automรณveis e autopeรงas. Incrivelmente, no final da mesma dรฉcada, a carne bovina ainda era embarcada em navios de granel antes de passar para contรชineres, permitindo entรฃo a exportaรงรฃo dos maiores fornecedores de proteรญnas do mundo para mais de 130 paรญses em todo o mundo. Desde entรฃo, produtores de fertilizantes, metais, aรงรบcar e soja nรฃo OGM tambรฉm passaram a depender de contรชineres.
Nos รบltimos 12 anos, por exemplo, a Maersk tambรฉm aprofundou seu compromisso com o Brasil e investiu mais de US $ 6 bilhรตes. Um dos maiores investimentos incluiu US $ 2,2 bilhรตes em 16 navios porta-contรชineres, especialmente projetados para os portos de รกguas rasas do Brasil. Entรฃo, foi em 2011 que a Maersk Lima, a primeira de uma nova classe de 16 navios SAMMAX (South American Max), chegou com capacidade para transportar mais de 8.500 TEUs, trazendo novos benefรญcios de escala aos clientes. Com 299,9 m de comprimento e 13,5 m de calado, o SAMMAX pode transportar 7.450 contรชineres secos com mais 1.700 plugues frigorรญficos a uma velocidade de 22,5 nรณs e uma tripulaรงรฃo de 28.
Nos รบltimos trรชs anos, houveram vรกrias mudanรงas para a Maersk e suas soluรงรตes no Brasil. A Maersk adquiriu a Hamburg Sรผd por EUR 3.7 bilhรตes, concluindo sua compra em dezembro de 2017 e aumentando sua participaรงรฃo no mercado global para quase 20% na รฉpoca, alรฉm de se tornar a maior linha de transporte para atender o mercado brasileiro.
Desde entรฃo, o foco tem sido na integraรงรฃo e o desenvolvimento de uma nova sรฉrie de serviรงos intermodais, lanรงado em marรงo de 2019.
Hoje a Maersk รฉ uma empresa global de logรญstica de contรชineres totalmente integrada, fornecendo no Brasil soluรงรตes completas, conectando e simplificando as cadeias de fornecimento globais de seus clientes com serviรงos marรญtimos e terrestres. A tecnologia tambรฉm รฉ essencial para essa visรฃo, possibilitando e acelerando o comรฉrcio. A digitalizaรงรฃo das transaรงรตes por meio doย www.maersk.com, o desenvolvimento de um aplicativo, a criaรงรฃo de cotaรงรตes on-line, o rastreamento e o fornecimento de garantias de preรงo e carga fixas (Maersk Spot) e blockchain fazem parte da essรชncia da Maersk em fornecer produtos e serviรงos mais eficientes, transparentes e fรกceis de usar, para seus 70.000 clientes em todo o mundo.
โNo momento, o maior desafio para o Brasil รฉ a competitividade. Desde 2013, fizemos campanhas em busca de melhorar a infraestrutura, de mais acordos comerciais e de uma economia mais aberta para permitir o comรฉrcio brasileiro em todo o mundo. Procuramos ajudar os clientes a se beneficiarem em todos os momentos, com soluรงรตes fรญsicas e digitais focadas na reduรงรฃo de custos e economia de tempo em um mercado global altamente competitivo. Precisamos chegar em uma fase onde a logรญstica finalmente se torna tรฃo fรกcil e rรกpida quanto comprar um livro on-line no Brasil. ร assim que a logรญstica estรก progredindo em economias como os EUA. Quanto mais perto chegamos nesse modelo, mais cedo a economia brasileira, os negรณcios como um todo e os consumidores serรฃo beneficiados, ajudando a apoiar e aumentar empregosโ, diz Dominguez.
No inรญcio deste mรชs, a Maersk anunciou a integraรงรฃo dos seis terminais de serviรงos terrestres da APM Terminals no Brasil para reparar e limpar contรชineres, alรฉm de fornecer cross-docking. โIsso serรก muito importante para ajudar os fornecedores de commodities em proteรญnas e grรฃos que precisam evitar gargalos nos principais portos brasileiros e tirar sua carga do paรญsโ, diz Matias Concha, chefe de gerenciamento de produtos da Maersk ECSA . Elen@prconsultingamericas.com