Jรก pensou em virar uma peรงa de museu? De certa maneira, รฉ isso que propรตe o Museum of Me. A experiรชncia imersiva, que chega ao Shopping Mueller, no Centro Cรญvico de Curitiba, em outubro, รฉ criada com Inteligรชncia Artificial e customizada para cada visitante, a partir dos conteรบdos publicados no perfil nas redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube, SnapChat etc. Atรฉ o dia 7 de novembro, os curitibanos e turistas poderรฃo fazer uma viagem com direito a imagens, textos e รกudios de postagens pessoais, que aparecem em um cubo com efeito caleidoscรณpico, formado por vรกrios displays. A ideia รฉ da agรชncia americana de inovaรงรฃo Cactus que traz ao Brasil a proposta de oferecer experiรชncias imersivas tecnolรณgicas que integram o mundo on e off line, aliando tecnologia, arquitetura e design.
Antes, a exposiรงรฃo jรก passou pelos Centros Culturais do Banco do Brasil de Sรฃo Paulo e do Rio, alรฉm de tambรฉm ser lanรงado em um shopping da Praia da Costa, uma badalada regiรฃo do litoral capixaba, com grande sucesso no pรบblico. A Cactus ainda รฉ co-participante na exposiรงรฃo “Pra Todo Mundo – comida para 10 bilhรตes” no Museu do Amanhรฃ, considerado grande referรชncia do turismo educacional e tecnolรณgico do Brasil, como tambรฉm o principal nos Jogos Olรญmpicos Rio 2016.
Os sรณcios da Cactus Felipe Reif, Marcelo Pontes eย Lucas Werthein, alรฉm do americano Noah Waxman, comemoram a ida a Curitiba e ressaltam que asย experiรชncias imersivas jรก estavam entre as trรชs tendรชncias-chave de um mundo que reรบne vรกrias tecnologias altamente competitivas e com um enorme potencial de entrega, como mostra o Hype Cycle do Gartner, em 2018.
De olho nessa tendรชncia e nas transformaรงรตes comportamentais alavancadas pela rรกpida evoluรงรฃo tecnolรณgica, segmentos de negรณcios como o varejo e a indรบstria jรก estรฃo absorvendo o conceito, colocando o cliente, literalmente, no centro da aรงรฃo. Nos Estados Unidos, por exemplo, as lojas fรญsicas jรก nรฃo buscam mais, necessariamente, vender, mas oferecer uma experiรชncia de marca ao pรบblico, como a Samsung, que desenvolveu sua primeira experience store no mundo em Manhattan – uma loja de trรชs andares onde a empresa apresenta sua tecnologia como matรฉria-prima para experiรชncias artรญsticas-tecnolรณgicas, cuja inauguraรงรฃo contou com duas experiรชncias inรฉditas, o Social Galaxy e o Mosaic. Previsto para ficar apenas trรชs meses exposto, o Social Galaxy ficou um ano em exibiรงรฃo.
O grande engajamento da populaรงรฃo brasileira com o universo digital, ao mesmo tempo em que muitas instituiรงรตes ainda operam no ambiente totalmente analรณgico, colocam o paรญs em posiรงรฃo estratรฉgica para esse universo de integraรงรฃo on/off. Segundo pesquisa da Data Reportal, feita com dados da agรชncia We Are Social e da plataformaย Hootsuite, o Brasil รฉ o segundo do mundo a passar mais tempo por dia na rede, totalizando nove horas e 29 minutos conectado, sendo uma mรฉdia de trรชs horas e 34 minutos sรณ nas redes sociais. Sรฃo 149 milhรตes de usuรกrios ativos, o que corresponde a 70% da populaรงรฃo. โPrecisamos repensar os espaรงos fรญsicos visando uma integraรงรฃo otimizada entre arquitetura, design e tecnologia, de modo a criar vรญnculos com seus clientes, totalmente conectados e digitais, trazendo novos atributos para deixar o ambiente mais atrativo, de maneira que o cliente perceba que vale a pena se locomover atรฉ o espaรงo, sem a necessidade de se conectarโ, afirma o lรญder de negรณcios Felipe Reif, que projeta um crescimento de 150% no faturamento, atรฉ o prรณximo ano.
ย
Serviรงo:
Exposiรงรฃo Museum of Me – um mergulho na sua alma digital
Local: Shopping Mueller – Av. Cรขndido de Abreu, 127 – Centro Cรญvico, Curitiba.
Data: 08/10 a 07/11
Funcionamento: De segunda a sรกbado, das 10h ร s 22 horas / domingo, das 14h ร s 20 horas
Mais informaรงรตes sobre a exposiรงรฃo: https://museumofme.com.br/
mandaraiter@gmail.com