Os livros e o poder do afeto

Estamos em um momento em que o digital conquistou quase todos os espaรงos. As tecnologias entraram nos lares de uma forma como nunca um livro entrou. Nรฃo รฉ mentira dizer que as pessoas estรฃo lendo mais do que antes com os novos recursos. Famรญlias carentes, que nunca tiveram um livro, com a internet na palma da mรฃo, estรฃo lendo todos os tipos de informaรงรฃo. Acontece que o livro tambรฉm tem um aspecto que a tecnologia nunca vai ter: o valor afetivo.ย 

Uma coisa รฉ oferecermos uma leitura para uma crianรงa pequena ou um adolescente em um tablet ou celular, outra รฉ ele ir descobrindo, pรกgina a pรกgina, e, mesmo sabendo que a continuaรงรฃo estรก na pรกgina seguinte, manter a surpresa e ir descobrindo aos poucos. A dimensรฃo grรกfica, as caracterรญsticas visuais, as ilustraรงรตes e principalmente o cheiro do livro nรฃo podem ser substituรญdos. A peรงa do livro, seu formato, sua anatomia, รฉ instigante.ย 

O livro cria vรญnculos afetivos, aproxima famรญlias. O momento em que uma mรฃe lรช para o filho antes de dormir, o momento em que a professora lรช para a crianรงa em sala, sรฃo momentos mรกgicos. Ali ele descobre o nome das estrelas, as casas dos animais, amigos… a leitura รฉ a descoberta de um mundo novo. Quando a professora fala que alguรฉm bateu ร  porta e os alunos vรชem a imagem no livro, eles gritam vendo o lobo mau, mesmo que nรฃo saibam ler. Sรฃo coisas que a tecnologia talvez nunca consiga alcanรงar, dar esse ar mais afetivo, de construรงรฃo afetiva. Com o livro, essa crianรงa pode manusear, folhear e ter contato com o mundo escrito de certa forma que รฉ estimulada a ter interesse pela leitura, pela escrita e pelos estudos.

O livro amplia o horizonte tanto da escola quanto das crianรงas, que se abrem para novas possibilidades. Vemos transformaรงรตes de creches e de escolas fantรกsticas. O mundo das letras existe, mas alguรฉm precisa mostrar para as crianรงas que ele estรก ali, simplesmente ร  distรขncia de um virar de pรกgina. A tecnologia ajuda, mas precisamos resgatar essรชncias fundamentais na escola e na sociedade, e o livro รฉ uma dessas essรชncias. Por mais que hoje tenhamos tudo disponรญvel na internet, sรฃo tantos sites, tantos gadgets, tanta tecnologia, que a literatura fica escondida. Escondida dentro de nossos celulares, de nossos tablets, de nossos computadores. Que enxerguemos e sintamos mais os livros e que, para que eles continuem sendo parte dessa nossa cultura tรฃo rica, faรงamos nossas crianรงas amรก-los como devem ser amados.

 

*Pedro Lino รฉ mestre em Educaรงรฃo e especialista em Gestรฃo Escolar. Supervisor pedagรณgico da รrea Pรบblica da Editora Aprende Brasil, do Grupo Positivo.ย 

Destaque da Semana

A รฉtica dos algoritmos e os impactos na saรบde

ย  por Carlos Eduardo Gouvรชa, diretor de Relaรงรตes Institucionais do...

Realgems lanรงa linha de cosmรฉticos para cuidados especiais com os pets

Pioneira na produรงรฃo de cosmรฉticos para hotelaria inova e...

Fernando Romboli e Matia Soto conquistam o tรญtulo do ATP Challenger 100 em Curitiba

O brasileiro Fernando Romboli e o chileno Matia Soto...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor