O ditado “Sou responsável pelo que falo, não pelo que você entende” já está ultrapassado. Se comunicar não é o mesmo que apenas falar e sim se fazer entender. Passar uma mensagem é mais difícil do que parece, é preciso planejar em nossa mente para depois exercê-la de maneira clara.
“O primeiro passo para ter uma comunicação eficaz é saber com quem você está falando”, conta Jairo Ferreira Filho, CEO da Master Mind. O conteúdo de uma mensagem pode ser passado de diferentes formas, por isso, é preciso ter compreensão com o interlocutor. “Ao conversar com uma criança, não usaremos palavras muito difíceis. Com pessoas leigas em determinado assunto, não usaremos palavras técnicas, já ao conversar com um semelhante, é normal ter um vocabulário específico”.
Além das palavras também é importante prestar atenção à comunicação não-verbal. De acordo com Jairo, nossa intuição também tem muita influência sobre esse aspecto, pois percebemos de forma inconsciente se o outro quer realmente dizer aquilo que sai de sua boca. O corpo também fala, por isso, é preciso se atentar aos movimentos, gestos e micro expressões.
Diferenças na forma de se comunicar também podem ocorrer por motivos individuais. Para se comunicar de maneira eficaz também é preciso entender a maneira que o outro recebe melhor a mensagem. “Existem três canais sensoriais para isso, o auditivo, visual e sensorial”, comenta Jairo. Existem pessoas que entendem mais facilmente ouvindo, visualizando ou tocando.
A comunicação é a arma mais poderosa dos profissionais, pois quanto melhor você se comunica, mais influência tem e quanto mais influência, mais resultados.
Serviço: MasterMind Curitiba e Campos Gerais
Jairo Ferreira Filho
CEO da MasterMind Curitiba e Campos Gerais
(41) 99542-1314 / (41) 99528-9692
https://www.instagram.com/mastermindeusou/
https://www.facebook.com/mmindpr/