Importada dos EUA, a tradiรงรฃo da Black Friday estรก mesmo crescendo no Brasil, principalmente no universo mobile, que este ano teve um aumento de 38% em nรบmero de aplicativos de compra em relaรงรฃo ao ano passado, segundo relatรณrio da AppsFlyer. Estudo da E-bit Nilsen tambรฉm apontou que em 2019 o mobile respondeu por 52% do faturamento de vendas nos dias 28 e 29, um crescimento de 95% em relaรงรฃo a 2018.
A AppsFlyer divulgou hoje dados do Black Friday no Brasil e nos EUA, levando em conta aplicativos que obtiveram uma mรฉdia de mais de 1.000 vendas diรกrias em um perรญodo de sete dias que antecederam a data. Foram identificados 80 aplicativos nos EUA e 70 no Brasil, e mesmo este nรบmero sendo menor que os americanos, os consumidores brasileiros aderiram mais ao mobile do que os americanos durante a Black Friday de 2019.
Os brasileiros baixaram 35 milhรตes de aplicativos de compras, contra 16 milhรตes nos EUA, enquanto os brasileiros realizaram 4,5 milhรตes de compras atravรฉs dos aplicativos contra 3 milhรตes de compras pelos americanos. Isso mostra que os brasileiros vรชm adotando o mobile como seu principal canal de compras e pesquisa de produtos, e datas como a Black friday sรฃo excelente oportunidade para experimentar novos aplicativos e aumentar o portfรณlio de opรงรตes.
Quando comparados a 2018, os nรบmeros tambรฉm sรฃo promissores. Os brasileiros baixaram 181% mais aplicativos que em 2018, (nรฃo orgรขnicas, advindas anรบncios em outros aplicativos), jรก nos EUA, foram 27% de aumento nas instalaรงรตes de aplicativos nรฃo orgรขnicas.
Os brasileiros gostam mesmo das promoรงรตes e das facilidades de se comprar pelos aplicativos. Por aqui, mais de 12% dos usuรกrios realizaram mais de cinco compras atravรฉs de seus aplicativos. Nos EUA, apenas 1% dos americanos realizaram cinco ou mais compras pelo aplicativo.
Black Week – Realizado por meio de uma parceria entre as plataformas Keep.i e Zeeng, o estudo BlackInsights, foi lanรงado este ano com o objetivo de entender a presenรงa digital das marcas nas redes sociais e gerar dados em tempo real da estratรฉgia adotada pelas marcas durante a Black Friday. Ao analisar mais de 5 mil campanhas no ambiente digital, o estudo registrou investimento atรฉ 39,2% maior que nas demais datas sazonais do calendรกrio do varejo. Nesse perรญodo, o Facebook gerou o maior volume de impressรตes ao representar 44,9% do monitoramento, seguido por Instagram (38,6%) e rede de display do Google/GDN (8,7%).
Durante a semana do Black Friday, a quantidade de transaรงรตes representou 49% das realizadas durante o mรชs de novembro. Houve um aumento de mais de 71% no valor mรฉdio das operaรงรตes, alcanรงando R$ 404,18 por transaรงรฃo realizada.
A taxa de cliques (CTR) mรฉdia foi de 0,5% nesses 30 dias, alavancado pelo Google Adwords que obteve a maior mรฉdia (5,01%) na proporรงรฃo de cliques nos anรบncios para o nรบmero total de vezes que as campanhas apareceram. Jรก, considerando o volume de impressรตes, o FacebookAds foi responsรกvel por 44,81%. O custo mรฉdio por clique (CPC) foi de R$ 0,71 em novembro, elevando em atรฉ 6% o custo mรฉdio comparado com os meses anteriores ร data. O CPM (cu sto por mil impressรตes) teve aumento exponencial ao longo do mรชs e foi atรฉ 97% maior no dia da Black Friday, em comparaรงรฃo com outras datas do ano.