Huawei, Samsung e OPPO aumentaram participaรงรฃo de mercado no terceiro trimestre de 2019, enquanto Apple e Xiaomi diminuรญram suas fatias neste segmento
O Gartner, Inc., lรญder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, anuncia que as vendas globais de smartphones para usuรกrios finais registraram queda no terceiro trimestre de 2019, com diminuiรงรฃo de 0,4% em relaรงรฃo ao mesmo perรญodo de 2018. A demanda permaneceu fraca, com os consumidores tentando obter o mรกximo valor de seus investimentos.
โPara a maioria dos usuรกrios de smartphones, o desejo agora รฉ ter o smartphone mais barato. O cliente deste tipo de aparelho estรก optando por celulares de mรฉdio porte, em detrimento aos similares de alto nรญvel porque eles oferecem uma melhor relaรงรฃo custo-benefรญcioโ, afirma Anshul Gupta, Diretor Sรชnior de Pesquisa do Gartner. “Alรฉm disso, enquanto aguardam o aumento da cobertura da rede 5G para novos paรญses, os clientes de smartphones estรฃo adiando suas decisรตes de compra para 2020”.
Essa mudanรงa levou marcas como Samsung, Huawei, Xiaomi, OPPO e Vivo a fortalecerem seus portfรณlios de entrada e seus modelos intermediรกrios. Essa estratรฉgia ajudou a Huawei, Samsung e OPPO a crescerem no terceiro trimestre de 2019. Por outro lado, a Apple registrou declรญnio de dois dรญgitos nas vendas.
Tabela 1 – Vendas mundiais de smartphones por fabricante no Terceiro Trimestre – 3Q19 e 3Q18
(Em milhรตes de unidades)
Fabricante | Unidades no
3Q19 |
Market Share no 3Q19 (%) | Unidades no 3Q18 | Market Share no 3Q18 (%) |
Samsung | 79,056 | 20,4 | 73,360 | 18,9 |
Huawei | 65,822 | 17,0 | 52,218 | 13,4 |
Apple | 40,833 | 10,5 | 45,746 | 11,8 |
Xiaomi | 32,271 | 8,3 | 33,219 | 8,5 |
OPPO | 30,834 | 8,0 | 30,563 | 7,9 |
Outros | 138,659 | 35,8 | 153,965 | 39,6 |
Total | 387,477 | 100 | 389,074 | 100 |
Fonte: Gartner (novembro de 2019)
Huawei registra crescimento de dois dรญgitos nas vendas, em um mercado de smartphones mais lento – A Huawei foi a รบnica dos cinco principais fornecedores mundiais de smartphones a alcanรงar um crescimento de dois dรญgitos nas vendas durante o terceiro trimestre de 2019. A empresa vendeu 65,8 milhรตes de dispositivos, que respondem por um aumento de 26% na comparaรงรฃo deste ano com 2018. O desempenho da Huawei na China foi seu principal impulsionador do crescimento global de vendas de smartphones. Ao todo, a companhia vendeu 40,5 milhรตes de smartphones na China, aumentando sua participaรงรฃo em quase 15 pontos percentuais no mercado local.
Embora a proibiรงรฃo da Huawei de acessar as principais tecnologias dos Estados Unidos ainda nรฃo tenha sido totalmente implementada, a possรญvel proibiรงรฃo tem trazido impactos negativos ร sua marca internacionalmente. No entanto, o forte ecossistema da Huawei na China continuou a mostrar forรงa, registrando crescimento. A situaรงรฃo atual com os Estados Unidos tambรฉm promoveu o patriotismo entre os parceiros da Huawei na China, atraindo empresas que, agora, estรฃo mais interessadas em promover os smartphones da marca no ambiente chinรชs em um movimento que dificulta a atuaรงรฃo da concorrรชncia. O investimento da Huawei em submarcas (Honor e Nova), em operaรงรตes multicanais (on-line e varejo) e no desenvolvimento de redes 5G e de outras inovaรงรตes tecnolรณgicas formam a base do seu sucesso na China.
A Samsung manteve a posiรงรฃo nรบmero 1 em todo o mundo no terceiro trimestre de 2019, aumentando suas vendas de smartphones em 7,8% na comparaรงรฃo anual. “A agressiva reformulaรงรฃo de portfรณlio da Samsung, com foco nos segmentos de entrada e, tambรฉm, em dispositivos intermediรกrio, fortaleceu sua posiรงรฃo competitiva”, diz o analista do Gartner.
As vendas do iPhone da Apple continuaram caindo no terceiro trimestre de 2019. A Apple vendeu 40,8 milhรตes de iPhones, volume que representa 10,7% menos que as unidades comercializadas no mesmo perรญodo do ano passado. “Embora a Apple tenha continuado suas promoรงรตes de vendas e descontos em vรกrios mercados, isso nรฃo foi suficiente para estimular a demanda globalmente”, diz Gupta. โNa China, as vendas de iPhones estรฃo relativamente melhorando, no entanto, o declรญnio de dois dรญgitos registrado no inรญcio do ano tem se mantido. O iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max tiveram boa adoรงรฃo inicial, o que sugere que as vendas possam ser positivas nos prรณximos trimestres.โ
Black Friday e Cyber Monday podem estimular vendas de smartphones – Com momentos de aumento de vendas, como a Black Friday e a Cyber Monday, as transaรงรตes com smartphones provavelmente deverรฃo estimular a demanda dos consumidores no quarto trimestre de 2019. Fornecedores como Google e Samsung estรฃo trabalhando na oferta de promoรงรตes agressivas, nรฃo apenas para seus smartphones mais antigos, mas tambรฉm para novos dispositivos, como o Google Pixel 4 e o Samsung Galaxy Note 10.
A concorrรชncia entre os fabricantes de celulares deverรก se concentrar cada vez mais em smartphones mais inteligentes. Esses dispositivos fornecerรฃo acesso a conteรบdo e a serviรงos mais personalizados, baseados nas caracterรญsticas e nas preferรชncias dos consumidores. “Para oferecer experiรชncias personalizadas e relevantes, os fabricantes precisarรฃo integrar melhor Inteligรชncia Artificial (IA) em seus smartphones e tornar recursos de seguranรงa e de privacidade como aspectos fundamentais para as suas marcas”, diz Roberta Cozza, Diretora Sรชnior de Pesquisa do Gartner.
Em um momento de inovaรงรฃo limitada, os gerentes de produto devem se concentrar em oferecer recursos atraentes a preรงos baixos o mais rรกpido possรญvel. Ao oferecer uma melhor relaรงรฃo custo-benefรญcio, eles podem, como resultado, ajudar a aumentar a demanda dos consumidores finais por novos smartphones.