A contação de histórias é um dos pontos mais fortes do programa Maritaca, podcast direcionado para o público infantil, com conteúdo lúdico e recursos interativos que também são importantes para os pais e educadores. Idealizado pela produtora cultural e multiartista Mariana Piza, possui uma programação que reúne contos, histórias, músicas brasileiras, folclore, brincadeiras, parlendas, dicas de livros, programação cultural e exploração da linguagem.
O formato podcast é como um programa de rádio, mas com a diferença de que não tem hora definida para ir ao ar, podendo ser ouvido quando e onde quiser. O Maritaca está disponível via web, podendo ser acessado no site www.programamaritaca.com.br, em seu canal de Youtube ou pelo aplicativo próprio para smartphones. Esta iniciativa mostra que é possível prender a atenção nas crianças apenas com áudio, procurando investigar a imaginação do pequeno ouvinte.
Mais que isso, o hábito de uma criança ouvir histórias incentiva nela o interesse da leitura, segundo observa Idmea Semeghini-Siqueira, Professora Sênior da Faculdade de Educação da USP. “Contar ou ouvir histórias desenvolve a memória discursiva afetiva da criança. Essa atividade, que propicia a constituição de letramento (literacia) emergente, lúdico e original, fará com que a criança se aproxime da história e depois dos livros e da leitura individual, abrindo caminho para a alfabetização”, afirma a professora.
Da mesma forma como os pais leem histórias para seus filhos por meio de livros, a professora também vê a presença paterna ou materna de grande importância no momento de apresentar o podcast do programa Maritaca para uma criança. “Pelo menos no começo, é importante pais e filhos estarem juntos, pois se a criança quiser fazer algum comentário, um dos pais estará ao seu lado para ouvir e dialogar. É bom ter essa presença até a criança se acostumar com o meio. Depois ela mesma pode escolher os programas sozinha”, recomenda.
Esta presença é denominada pela professora como exemplo vivo. Tanto o hábito de ouvir um podcast como o Maritaca com o filho, quanto o de contar uma história de um livro, aproximam a criança da leitura. “Quanto mais eles ouvirem histórias, mais desenvolverão competências e habilidades para compreender e ler livros depois”, explica.
Além da ação dos pais, os educadores também fazem um trabalho de estímulo à leitura por meio da contação de história nas escolas, feito com grupos de crianças. “Nesta ação há um desenvolvimento da convivência, as crianças começam a interagir. E o professor ou contador faz essa mediação naturalmente. Ela é importante, pois as crianças começam a dar suas opiniões, se interessam pelos temas. Nessas atividades, entram cognição e emoção, que hoje sabemos que estão interligadas”, comenta.
Tanto no site do Maritaca, quanto no aplicativo para smartphone, crianças e adultos podem não somente ouvir, mas contar suas próprias histórias na seção “Eu canto e conto”, gravando sua voz para que seja compartilhada na plataforma, ficando disponível para outras pessoas ouvirem. Para os pais, há o espaço “Quando eu era pequeno”, em que podem relatar episódios de suas infâncias, ficando disponíveis para novas gerações.
Campanha de crowdfunding
Para que o Maritaca possa continuar sempre com programas novos, é preciso o apoio do público. Está em andamento uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) em que os interessados podem contribuir com valores mensais para assim assegurar a produção dos programas. São vários valores, com recompensas diversas. Para conferir, basta acessar www.catarse.me/maritaca.
Serviço:
website:
Maritaca nas redes sociais:
www.youtube.com/programamaritaca
www.facebook.com/programamaritaca
www.instagram.com/programamaritaca/
App gratuito nas lojas de aplicativos:
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.goodbarber.maritaca
iOS (Apple): https://itunes.apple.com/br/app/maritaca/id1315648851?mt=8&uo=4
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