O Aeroporto Internacional de Curitiba/Sรฃo Josรฉ dos Pinhais – Afonso Penaย encerrou 2019 com movimentaรงรฃo de 6.405.506 passageiros. O nรบmero representa crescimento de 1,5% na comparaรงรฃo com 2018, quando foram contabilizados 6.310.413 de embarques e desembarques. Os meses de maior fluxo foram julho e dezembro, com 577.832 e 573.204 viajantes, respectivamente.
O superintendente do terminal, Antรดnio Pallu, atribui o crescimento da movimentaรงรฃo de viajantes a fatores como a oferta de novas rotas regionais para Pato Branco e Toledo, no interior do Paranรก, alรฉm de Lages, em Santa Catarina. Eventos esportivos internacionais, com participaรงรฃo de clubes de futebol da localidade, tambรฉm contribuรญram para o crescimento, com a operaรงรฃo de sete voos extras internacionais. โAlรฉm destes fatores, um marco importante foi o inรญcio do programaย Voe Paranรก, que vem contribuindo ย para aumentar ainda mais o nรบmero de passageiros que passam pelo Afonso Penaโ, pontuou Pallu.
Rede Infraeroย
Entre 2018 e 2019, o fluxo de passageiros permaneceu estรกvel nos 53 aeroportos que compunham a rede Infraero atรฉ dezembro. Ao todo, passaram pelos terminais da empresa 83,9 milhรตes de viajantes, ante os 84,1 milhรตes de 2018, o que representa uma queda de 0,2%.
De acordo com o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, a estabilidade no nรบmero de passageiros que passaram pelos aeroportos da empresa demonstra a resiliรชncia da economia brasileira e a importรขncia da consolidaรงรฃo de polรญticas pรบblicas para o setor.
โNo ano passado, problemas, como a falรชncia de uma importante companhia aรฉrea brasileira, impactaram na oferta de voos. Por outro lado, uma sรฉrie de medidas, como a abertura de 100% capital estrangeiro para aรฉreas, reduรงรฃo do ICMS do querosene de aviaรงรฃo, e atรฉ melhorias na infraestrutura dos aeroportos, diminuรญram tais reflexosโ, avaliou Paes de Barros.
Para os prรณximos anos, a expectativa รฉ de que o mercado brasileiro de aviaรงรฃo siga a tendรชncia e cresรงa duas vezes o valor do PIB, disse o presidente da Infraero. Segundo ele, o cenรกrio aponta para mais de 200 milhรตes de passageiros em 2025, ante os 120 milhรตes, atualmente. โPor isso, ao mesmo tempo que trabalha para cumprir as determinaรงรตes do Governo Federal, de conceder todos os aeroportos da Rede Infraero ร iniciativa privada, a empresa estarรก focada no desenvolvimento da infraestrutura aeroportuรกria regional, que representa um grande gargalo na interiorizaรงรฃo do modal aรฉreo no Brasilโ, afirmou.
Caracterรญsticasย
O AfonsoโฏPenaโฏtem capacidade para receber 14,8 milhรตes deโฏpassageirosโฏpor ano. Cerca de 179 voos operam diariamente no terminal, transportando aproximadamente 17 milโฏpassageirosโฏentre embarques e desembarques.
Atualmente, seis companhias aรฉreas operam no terminal paranaense: Aerolineas Argentinas, Paranair, Passaredo, Azul, Gol, TwoFlex e Latam, que ligam Curitiba a diversos destinos brasileiros,โฏcomo: Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Ribeirรฃo Preto (SP), Porto Alegre (RS), Santos Dumont (RJ), Galeรฃo (RJ), Brasรญlia (DF), Foz do Iguaรงu (PR), Maringรก (PR), Cascavel (PR), Londrina (PR) Lages (SC), alรฉm dos trechos operados pelo programa Voe Paranรก e tambรฉm a destinos internacionais, como Buenos Aires, na Argentina, e Assunรงรฃo, no Paraguai, alรฉm das conexรตes.
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