Início + Mais Negócios Ações sociais e ambientais ganham protagonismo nas empresas

Ações sociais e ambientais ganham protagonismo nas empresas

É o caso do DB1 Group, de Maringá, que mobiliza colaboradores e voluntários para fazer o bem à sociedade

Completando cinco anos de existência em 2020, o Comitê de Responsabilidade e Desenvolvimento Socioambiental (CORDS) do DB1 Group, formado por empresas brasileiras de tecnologia com sedes no Brasil, Argentina e Estados Unidos, foi criado com o objetivo de realizar ações sociais e ambientais que causem impacto aos colaboradores e à comunidade em geral.

O CORDS carrega muito da missão do grupo: desenvolver as melhores soluções tecnológicas, criar e evoluir as práticas de gestão da organização no aspecto socioambiental, envolvendo e engajando os colaboradores, incentivando a competitividade e, claro, atendendo a sociedade em suas necessidades.

E as ações do CORDS vêm ganhando cada vez mais espaço na empresa, tanto que o número de membros ativos do comitê, que são as pessoas que idealizam e planejam as ações de responsabilidade social, aumentou em 125%. Para se ter uma ideia da mobilização interna, a Campanha do Agasalho, realizada todos os anos pela empresa, mobilizou 80% dos colaboradores.

“O que nos motiva hoje no CORDS, é a possibilidade de utilizarmos a estrutura, energia e cultura que a DB1 nos proporciona, para que transformarmos AMOR em MOVIMENTO e desta forma, utilizar este movimento, para impactar pessoas, fomentar evoluções, e contribuir para a formação de cidadãos mais solidários, sensíveis e conscientes aos problemas e necessidades da sociedade em que estamos inseridos.”, Jônatas Lenotti, Líder de Equipe de Suporte do ANYMARKET e membro do CORDS há três anos.

Confira as principais ações promovidas pelo CORDS em 2019:

Campanha do Agasalho: que é preparada anualmente pelo grupo, arrecadou mais de 5.500 peças de roupa, equivalente a 1 mil a mais em comparação ao ano de 2018, quando foram obtidas 4.122 doações.

DB1 Eco: realizada em homenagem ao Dia da Árvore, em prol da conscientização e preservação do meio ambiente por meio de atividades que envolvem economia de energia, materiais de escritório e de consumo; e reutilização, coleta e reciclagem de materiais e resíduos. No ano passado, foi feito o plantio de aproximadamente 115 mudas com alunos de uma escola de Maringá, conscientização ambiental com as crianças e palestras sobre coleta seletiva.

 

Ação da saúde: promovida em prol da conscientização da doação de sangue, órgãos, leite materno e cadastro de medula óssea. Em 2019 foram realizadas palestras sobre o assunto, caminhada para conscientização da importância de ser um doador e mutirão de doação de sangue e cadastro de medula óssea nas sedes do DB1 Group em Maringá e Campo Grande. Mais de 20 voluntários fizeram parte da ação.

Dia das Crianças: ação social realizada em três bairros carentes da cidade de Maringá, na qual aproximadamente 150 crianças foram beneficiadas e 40 voluntários participaram. A campanha consistiu em arrecadação de materiais recicláveis e brinquedos, numa festa para as crianças promovida pela empresa e em uma Lightining Talk do assunto para os colaboradores.

DB1 ao Cubo for Girls: ação social em que os colaboradores levam conhecimento em tecnologia, matemática, lógica e até inglês com uso de plataformas desenvolvidas pelo DB1 Group a estudantes de colégios da região. No ano passado foi realizada uma edição especial para as garotas. Foram aproximadamente 20 voluntários para 21 meninas participantes.

Campanha de Natal: ação social para o feriado mais esperado de dezembro. Em 2019 foi realizado um amigo secreto, no qual foram sorteados moradores de dois asilos, um de Maringá e um de Campo Grande, pelos colaboradores por meio de QR Codes pendurados na árvore de Natal da empresa.  Foram 60 voluntários para o mesmo número de idosos beneficiados.

Sair da versão mobile