Universidade Corporativa: conheça o método que tem ganhado força no mercado

De olho nas mudanças no mercado, as empresas têm se reinventado e compreendido que os colaboradores são muito mais do que pessoas que trabalham em seus respectivos setores, eles são peças-chave para o crescimento e adaptação da corporação na constante transformação mercadológica.

Há diferentes métodos de incentivar o aprimoramento da equipe, como a Universidade Corporativa, que vem despertando cada vez mais o mais interesse do meio corporativo. O tema reuniu gestores de grandes empresas na última semana, na Amcham Curitiba, para o Comitê de Treinamentos com o Coordenador de Aprendizagem e Desenvolvimento do grupo Accor na América do Sul, Sergio Labate. O grupo criou a primeira Universidade Corporativa no ramo de hospitalidade do mundo.

‘‘Universidade Corporativa é uma área estratégica de uma empresa dedicada à gestão do conhecimento, desenvolvimento dos colaboradores e manutenção da cultura de uma organização’’, explica Labate.

O setor pode contar com apoio de uma instituição de ensino, com treinamentos, cursos e graduações. ‘‘Incentivar o colaborador – em forma de benefício – com acesso a estudos formais, idiomas e cursos técnicos é uma forma de o empresário aplicar a universidade corporativa”, exemplifica Labate. ‘‘Criar uma área dedicada ao tema ou reescrever job descriptions de funções-chave na organização para que estes atuem também como multiplicadores e perpetuadores do conhecimento também é uma forma de aplicá-la’’, acrescenta.

Para que a Universidade Corporativa funcione, alguns pontos devem ser vistos como essenciais. Segundo o palestrante, ela precisa estar alinhada com a estratégia da empresa, do contrário não haverá percepção de valor em suas ações, tanto por parte do empresário como dos colaboradores. “A empresa precisa entender também que o conhecimento está nas pessoas e não na organização. Desta forma, a Universidade Corporativa passa a ser fundamental para a sobrevivência e progresso da companhia garantindo amplo acesso ao conhecimento’’, afirma.

Segundo Labate, empresas de sucesso são aquelas que investem na educação, qualificação e permanente capacitação de sua força de trabalho, tanto no âmbito técnico-operacional, quanto em habilidades de liderança. ‘‘Nos dias atuais, as organizações e seus colaboradores precisam evoluir na mesma velocidade do mercado. Modelos que foram sucesso há dois ou três anos não sobrevivem aos tempos atuais se não evoluírem em todos os aspectos’’, diz.

 

Sobre a Amcham Curitiba

A Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio) faz parte de uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 15 filiais em todo o país e mais de 5.200 empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial. A instituição visa facilitar relações empresariais, gerar negócios, ser ponte no relacionamento governamental e internacional, além de prover conteúdos que amplifiquem o conhecimento de seus associados. Em 2020, a Amcham Curitiba completa 20 anos no Paraná e terá uma programação especial para seus associados.

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