Varejo paranaense tem crescimento de 3,24% em 2019

O varejo paranaense encerrou 2019 com crescimento de 3,24% nas vendas, conforme aponta a Pesquisa Conjuntural da Federaรงรฃo do Comรฉrcio de Bens, Serviรงos e Turismo do Paranรก (Fecomรฉrcio PR). As lojas de departamentos tiveram o melhor desempenho entre os setores analisados, com alta de 21,82% em relaรงรฃo a 2018. Os setores de combustรญveis (7,87%), รณticas, cine-foto-som (7,46%), concessionรกrias de veรญculos (6,06%) e supermercados (4,33%) tambรฉm comemoram os lucros obtidos no ano passado.

Anรกlise regional

A regiรฃo de maior destaque foi o Sudoeste, com alta de 11,28% no acumulado do ano passado. Depois de um 2018 difรญcil, o varejo desta regiรฃo voltou a crescer, especialmente as concessionรกrias de veรญculos (24,57%), lojas de departamentos (11,17%) e de materiais de construรงรฃo (8,55%).

Curitiba e Regiรฃo Metropolitana tambรฉm tiveram bom desempenho, com aumento de 4,87% no faturamento do comรฉrcio, principalmente nas categorias lojas de departamentos (22,72%), รณticas, cine-foto-som (12,20%), concessionรกrias de veรญculos (5,81%) e supermercados (3,72%).

As vendas do varejo de Ponta Grossa apresentaram crescimento de 3,37%, com destaque para as lojas de departamentos (26,35%), farmรกcias (10,80%), autopeรงas (8,41%) e concessionรกrias de veรญculos (5,10%).

Jรก na regiรฃo Oeste, houve elevaรงรฃo de 2,17%, motivada pelo alto fluxo de vendas das lojas de departamentos (20,91%), combustรญveis (9,38%) e รณticas, cine-foto-som (6,97%).

Em Londrina os estabelecimentos comerciais registraram vendas 1,48% superiores em relaรงรฃo a 2018. Os ramos que mais cresceram foram as lojas de departamentos (21,61%) e concessionรกrias de veรญculos (21,20%).

Apenas a regiรฃo de Maringรก apresentou reduรงรฃo de 0,21% no faturamento do comรฉrcio, apesar dos bons resultados das lojas de departamentos (13,63%), vestuรกrio e tecidos (4,82%) e supermercados (4,41%), os setores de livrarias e papelarias (-12,07%) e materiais de construรงรฃo (-8,09%) tiveram reduรงรฃo nas vendas.

Natal

As vendas de Natal nรฃo foram tรฃo promissoras como o esperado. Apesar do movimento adicional de 8,26% em relaรงรฃo a novembro, o faturamento do varejo em dezembro do ano passado ficou no mesmo nรญvel de 2018, com crescimento de apenas 0,06%. Isso porque setores tradicionalmente movimentados com as compras de Natal venderam menos do que no mesmo mรชs do ano anterior, tais como vestuรกrio e tecidos (-9,09%), materiais de construรงรฃo (-8,23%), supermercados (-2,42%) e calรงados (-2,11%). Por outro lado, os ramos de concessionรกrias de veรญculos (11,28%), combustรญveis (8,28%) e mรณveis, decoraรงรตes e utilidades domรฉsticas (4,78%) cresceram em dezembro na comparaรงรฃo com o mesmo mรชs de 2018.

Destaque da Semana

ERROR chega a Curitiba com festa audiovisual proibindo celulares para filmagens

Evento acontece na ร“pera de Arame, neste sรกbado, 14...

O novo destino de cerveja e alta gastronomia em Curitiba

Restaurante conta com 15 torneiras de cervejas e cardรกpio...

Fringe do Festival de Curitiba abre inscriรงรตes para o Circuito Independente 2025

Mostra democrรกtica e uma das maiores vitrines do teatro...

CEO do Grupo A.Yoshii รฉ eleito Empresรกrio do Ano no Paranรก

Leonardo Yoshii รฉ homenageado no Prรชmio Lรญderes do Brasil,...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor