O varejo paranaense encerrou 2019 com crescimento de 3,24% nas vendas, conforme aponta a Pesquisa Conjuntural da Federaรงรฃo do Comรฉrcio de Bens, Serviรงos e Turismo do Paranรก (Fecomรฉrcio PR). As lojas de departamentos tiveram o melhor desempenho entre os setores analisados, com alta de 21,82% em relaรงรฃo a 2018. Os setores de combustรญveis (7,87%), รณticas, cine-foto-som (7,46%), concessionรกrias de veรญculos (6,06%) e supermercados (4,33%) tambรฉm comemoram os lucros obtidos no ano passado.
Anรกlise regional
A regiรฃo de maior destaque foi o Sudoeste, com alta de 11,28% no acumulado do ano passado. Depois de um 2018 difรญcil, o varejo desta regiรฃo voltou a crescer, especialmente as concessionรกrias de veรญculos (24,57%), lojas de departamentos (11,17%) e de materiais de construรงรฃo (8,55%).
Curitiba e Regiรฃo Metropolitana tambรฉm tiveram bom desempenho, com aumento de 4,87% no faturamento do comรฉrcio, principalmente nas categorias lojas de departamentos (22,72%), รณticas, cine-foto-som (12,20%), concessionรกrias de veรญculos (5,81%) e supermercados (3,72%).
As vendas do varejo de Ponta Grossa apresentaram crescimento de 3,37%, com destaque para as lojas de departamentos (26,35%), farmรกcias (10,80%), autopeรงas (8,41%) e concessionรกrias de veรญculos (5,10%).
Jรก na regiรฃo Oeste, houve elevaรงรฃo de 2,17%, motivada pelo alto fluxo de vendas das lojas de departamentos (20,91%), combustรญveis (9,38%) e รณticas, cine-foto-som (6,97%).
Em Londrina os estabelecimentos comerciais registraram vendas 1,48% superiores em relaรงรฃo a 2018. Os ramos que mais cresceram foram as lojas de departamentos (21,61%) e concessionรกrias de veรญculos (21,20%).
Apenas a regiรฃo de Maringรก apresentou reduรงรฃo de 0,21% no faturamento do comรฉrcio, apesar dos bons resultados das lojas de departamentos (13,63%), vestuรกrio e tecidos (4,82%) e supermercados (4,41%), os setores de livrarias e papelarias (-12,07%) e materiais de construรงรฃo (-8,09%) tiveram reduรงรฃo nas vendas.
Natal
As vendas de Natal nรฃo foram tรฃo promissoras como o esperado. Apesar do movimento adicional de 8,26% em relaรงรฃo a novembro, o faturamento do varejo em dezembro do ano passado ficou no mesmo nรญvel de 2018, com crescimento de apenas 0,06%. Isso porque setores tradicionalmente movimentados com as compras de Natal venderam menos do que no mesmo mรชs do ano anterior, tais como vestuรกrio e tecidos (-9,09%), materiais de construรงรฃo (-8,23%), supermercados (-2,42%) e calรงados (-2,11%). Por outro lado, os ramos de concessionรกrias de veรญculos (11,28%), combustรญveis (8,28%) e mรณveis, decoraรงรตes e utilidades domรฉsticas (4,78%) cresceram em dezembro na comparaรงรฃo com o mesmo mรชs de 2018.