Além das orientações a respeito da Covid-19, foram incluídos no canal em março dados sobre o Estar Eletrônico, Campanha de Vacinação contra a Gripe e PSS da Saúde
Mais de 13% dos pedidos de informações que a Central 156 recebeu ao longo do mês de março foram relacionados ao coronavírus. Das cerca de 40 mil informações repassadas pelos atendentes do serviço, mais de 6,2 mil foram sobre a prevenção da Covid-19. Entre as solicitações, outras 2,3 mil relacionadas ao tema.
Além do coronavírus, neste mês, o serviço passou a atender demandas de informações sobre o recém-implementado Estar Eletrônico, o lançamento da Campanha de Vacinação contra a Gripe e o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para profissionais de saúde. Se considerados apenas esses temas, a pandemia concentrou mais de 77% das novas demandas. O canal de contato da população com a Prefeitura de Curitiba contabilizou mais de 1,4 mil registros sobre a campanha de vacinação, 600 sobre o Estar Eletrônico e 500 referentes ao PSS da Saúde.
“No mês de março foram registradas muitas chamadas sobre os serviços essenciais e seu funcionamento durante a pandemia. Outro tema recorrente foi a preocupação com a circulação de idosos e com as pessoas em situação de rua, por isso, a estrutura da Prefeitura de Curitiba e a Central 156 estão preparadas para orientar a população”, diz Ozires de Oliveira, coordenador de Atendimento ao Cidadão do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).
Além do contato via telefone, os moradores da cidade ainda contam com o atendimento por meio do aplicativo Curitiba 156, que já soma 3,7 milhões de registros desde o início de seu funcionamento. “Neste momento de dúvida, é importante ressaltar para a população que os serviços básicos também podem ser registrados nos canais digitais. Isto gera maior comodidade ao usuário que está em quarentena e também dinamiza o fluxo do atendimento telefônico para as situações prioritárias”, esclarece Oliveira.
Atualmente, o aplicativo Curitiba 156 conta com mais de 67 mil usuários ativos, número correspondente às pessoas que fizeram download do app para smartphones nas versões Android ou iOS. O serviço também está disponíveis no portal central156.org.br e chat.