Desenvolvedores de Maringá se engajam em hackathon para diminuir impactos do coronavírus no país

O Grupo DB1 participa de maratona para encontrar soluções para ajudar o país a emergir da crise da COVID-19

Mais de 1.600 profissionais de TI, desenvolvedores, designers, médicos, pesquisadores e demais profissionais que lidam com a saúde, estão pontos para participar do HACK FOR BRAZIL | COVID-19 em busca de soluções para minimizar os impactos do novo coronavírus na sociedade, que acontece entre os dias 23 e 27 de março.

Engajado em sua missão de trabalhar em ações que causem impacto positivo na sociedade, o Comitê de Responsabilidade e Desenvolvimento Socioambiental (CORDS) do Grupo DB1, formado por empresas brasileiras de tecnologia com sedes no Brasil, Argentina e Estados Unidos, engajou colaboradores do grupo a participarem da maratona de programação que fará parte da campanha “Exército do Bem, a Jornada”, cujo objetivo potencializar a participação dos colaboradores em ações sociais e ambientais.

O HACK FOR BRAZIL | COVID-19 está sendo organizado pela aceleradora de startups GROW+ em parceria com mais de 40 empresas e instituições brasileiras e foca em problemas definidos por especialistas em saúde. A expectativa é que a maratona de inovação receba entre 200 e 300 ideias que resultem em 20 soluções para ajudar o país a emergir da crise do novo coronavírus.

Os grupos trabalharão para entender a realidade que envolve cada uma das personas escolhidas (assintomáticos, idosos, pessoas em quarentena, empresas etc.) e buscar ideias para resolver os problemas enfrentados por elas.

O hackathon será dividido em três fases. Na primeira etapa, os inscritos vão propor, a partir de dinâmicas de grupo, mais de 500 soluções para pacientes, órgãos governamentais, empresas e hospitais impactados pela pandemia da COVID-19. Na segunda fase, as 20 melhores ideias serão selecionadas por uma banca e conectadas a startups para receberem, na fase três, investimentos de até R$ 100 mil vindos de gestores de fundos e editais governamentais criados para combater os impactos do vírus.

Todos os colaboradores do Grupo DB1, que estão neste momento trabalham em home office devido ao isolamento social importo pelo coronavírus, foram encorajados a participar do HACK FOR BRAZIL | COVID-19.

A campanha “Exército do Bem, a Jornada”, organizada pelo CORDS, acontecerá durante todo o ano e atribuirá pontuações e premiações a todas as interações dos colaboradores do Grupo DB1 em três territórios de ação: Mundo Social (voluntariado), Mundo Educação e Mundo ECO.

De acordo com Jônatas Lenotti, Líder de Equipe de Suporte do ANYMARKET e membro do CORDS há três anos, “o grande campeão do jogo será aquele que mais se engajou, que mais ajudou nas ações, que mais participou e consequentemente mais contribuiu para a sociedade, transformando AMOR em MOVIMENTO para impactar pessoas, fomentar evoluções e contribuir para uma sociedade melhor”.

E as ações do CORDS vêm ganhando cada vez mais espaço na empresa, tanto que o número de membros ativos do comitê, que são as pessoas que idealizam e planejam as ações de responsabilidade social, aumentou em 125%. Para se ter uma ideia da mobilização interna, a Campanha do Agasalho, realizada todos os anos pela empresa, mobilizou 80% dos colaboradores.