Atividade aconteceu pela primeira vez na cidade e contou com patrocínio da Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico em Ponta Grossa
Entre os dias 12 e 15 de março aconteceu pela primeira vez em Ponta Grossa a Copa Sul Brasileira de Orientação, evento anual para abrir o calendário nacional das competições da modalidade, apoiado pelo Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau e beneficiado pela Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico na cidade (Nº12.066/14) com patrocínio de um dos associados do Convention, o Premium Vila Velha Hotel.
Segundo a organização da atividade, mais de 400 atletas participaram do evento, como explica Luciano de Oliveira, presidente da Federação Paranaense de Orientação: “O grande público foi composto de paranaenses, gaúchos e catarinenses. Mas tivemos também grandes delegações do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, e dos demais Estados da Federação”.
Edlaine Gomes, da organização local, completa ainda a presença de participantes de outros países, como da Polônia. “Tivemos atletas de todo o Brasil e estrangeiros, que participaram na categoria elite para conseguirem pontos para o ranking mundial”.
Luciano finaliza afirmando que: “muitos não conheciam Ponta Grossa e além do esporte aproveitaram os intervalos dos três dias de prova para conhecer os atrativos turísticos da região”.
Segundo a pesquisa de demanda, 69% dos participantes passearam na cidade, o que segundo Karen Kobilarz, turismóloga do evento, é muito importante. “Como 87% dos participantes não eram de Ponta Grossa, tivemos excelente oportunidade de promover a cidade e gerar resultados positivos para a cadeia produtiva do turismo”.
A média de permanência dos participantes na cidade foi de 3 dias e 4 noites, onde houve geração de hospedagens, movimento na gastronomia, visitas aos atrativos turísticos e utilização dos serviços de lazer. “Também teve utilização do nosso aeroporto. Os participantes avaliaram o evento como excelente e elogiaram a receptividade que tiveram”, finaliza Karen.
Para Marcelo Amaral, os dados são muito gratificantes e mostram o sucesso do trabalho da organização da Copa e como o turismo se beneficiou. “O papel do Convention é gerar negócios aos associados através da captação e apoio a eventos e quando uma atividade com o nosso selo de indicação gera resultados tão positivos, principalmente em ocupação hoteleira, como esse, nós ficamos muito felizes e acreditamos cada vez mais no turismo de eventos”.
Ainda de acordo com a pesquisa de demanda, o evento impactou a economia local em cerca de R$240 mil, valor 10 vezes maior que o patrocínio autorizado pela Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico.