Trabalho remoto abre novos caminhos nesse momento de isolamento social

O cenรกrio atual รฉ de pandemiaย em todo o mundoย devido ao Covid-19. Com a evoluรงรฃo do contรกgio noย Brasil, vivemos um perรญodo de isolamento social, medida preventiva para tentar conter oย coronavรญrus.ย Sendo assim,ย os tempos sรฃo deย comportamentosย precaucionaisย na populaรงรฃo e medidas que aumentam a distรขncia fรญsica como diminuiรงรฃo de viagens, mais videoconferรชncias, reduรงรตes de jornada, adoรงรฃo de home office e quarentena.ย Essa nova realidade iniciouย um movimentoย amploย de trabalho remoto,ย soluรงรฃo que muitas empresas encontraram para continuar suas atividades.

Hรกย diversosย segmentosย em queย oย homeย officeย nรฃo se aplica,ย e isso รฉ natural pela natureza dasย atuaรงรตesย deย mรฉdicos e enfermeiras, policiais e bombeiros, limpeza pรบblica,ย entre outros exemplos.ย Porรฉm, hรกย uma grande fatia produtivaย queย experimenta a nova relaรงรฃo das empresas com o trabalho remoto e vai descobrindo como adaptar-seย a diferentesย รกreasย e tipos de funcionรกrios.

“Mais do que combinar com os colaboradores para que levem seus computadores para casa,ย as empresasย precisamย encontrarย novos jeitos de atuar, deย garantirย aย seguranรงaย dos seus dados, a efetividade de seus processos paraย manterย tudo funcionandoย normalmente.ย O maior desafio que o homeย officeย apresenta รฉ o operacional, porque os processosย e a cultura da empresa sรฃo bem resolvidosย dentro dela, normalmente, mas nรฃo tรฃo claros na distรขncia”, pontuaย Deivis Santos, CBO daย Nexcore.ย Ou seja, atuar em casa รฉย umaย outraย realidadeย que traz, por exemplo, mais pessoas no convรญvio e que nรฃo trabalhamย junto,ย filhos,ย animais de estimaรงรฃo,ย barulhos,ย situaรงรตesย que podemย comprometer a concentraรงรฃo.ย Eย como incorporar o trabalho remoto nessa nova rotina de isolamento social?

Fazendo acontecer

Jรก que รฉย grande o nรบmero deย empresasย sendoย afetadasย nesse momento desafiadorย eย queย precisarรฃo de um plano para manter atividadesย e qualidade de forma segura,ย a empresaย curitibanaย Nexcoreย percebeu o potencial de expansรฃo das suas plataformasย Ncallย eย Nexusย paraย mais setores alรฉm doย atendimento de clientes.ย Outros segmentos podem adotar aย inteligรชnciaย chamadaย Omnichannel,ย queย cresce a cada anoย e queย pode funcionar em nuvem,ย como ferramenta de gestรฃo paraย unir todas as formas de atendimento em um sรณ lugar, sendoย o elo ideal entre as interaรงรตesย online.

Seuย softwareย pode ser incorporado com facilidadeย eย permite controlar e gerenciarย oย inรญcio,ย asย pausasย eย o tรฉrmino da jornada, ou seja,ย ter indicadores dos profissionais (somada aos canais de comunicaรงรฃo).ย “Indicamos a muitos empresรกrios nossa soluรงรฃo paraย organizarย o homeย officeย com aย seguranรงa de que vai funcionar. E a ferramenta ainda ajudaย aย manter a disciplina, aย ter aย mesma performance profissional com a mesma qualidade,ย e a conexรฃo com o funcionรกrio para que ele continue se sentindo parte da empresa”,ย ressaltaย Santos.

Trabalhoย remotoย para todos

Pensando em como adaptar o trabalho remoto a diferentesย tipos de funcionรกrios, Santosย comentaย que,ย apรณsย cerca deย uma semana de experiรชncias homeย officeย desde o comeรงo do isolamento,ย “muitas empresas jรก percebem que abriram novas oportunidadesย para mais pรบblicosย e de que o trabalho remotoย รฉ para todos.ย Pessoas com mais de 60 anos e pessoas com deficiรชncia, por exemplo,ย podem trabalhar assim, desde que tenham certa familiaridadeย e conhecimento bรกsico no uso deย computadores. Esse sistema dรก flexibilidade para os mais diversos perfis, e ao mesmoย tempo acompanha atravรฉs dos indicadores a performance de cada um, mostrando resultados.ย O colaborador consegue continuar atendendo os departamentos internos e externos, conectado durante sua jornada de trabalho.ย Nesse sentido, a tecnologiaย estรก aรญย paraย preservarย processosย e manter as atividades acontecendo de uma maneira que os clientes nรฃo sintam a diferenรงa”, finaliza o executivo.

Exemplo dentro de casa

Aย prรณpriaย Nexcoreย tomouย medidasย para enfrentar a pandemia com cautela e proteger seus colaboradores e clientes. A partir de umย plano deย contingenciamento,ย atualmenteย sรฃo mais de 50 funcionรกrios em casa e usando a prรณpria tecnologia, sendoย exemplo para os prรณprios clientesย de que รฉ possรญvel, รฉ confortรกvel e adaptรกvel, exatamente o que o momento pede.

NEXCORE

Fundada em 2011, aย Nexcoreย Tecnologia oferece soluรงรตes em atendimento e comunicaรงรฃoย Omnichannelย para empresas que precisamย otimizarย e personalizar o relacionamento com seus clientes,ย eย unificar o histรณrico de comunicaรงรฃo. ร‰ย referรชncia nacional no segmento e tem sua matriz em Curitiba (PR).ย O softwareย pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada empresa e se adequa em empreendimentos de mรฉdio e grande porte. Acesse:ย http://www.nexcore.com.br
rafaela@comunicareagencia.com.br

Destaque da Semana

Censo revela: quase 16,4 milhรตes de pessoas vivem em favelas no Brasil

Bruno de Freitas Moura โ€“ Repรณrter da Agรชncia Brasil Publicado...

Grupo Zonta inaugura Hipermais no Shopping Estaรงรฃo, em Joinville

O Shopping Estaรงรฃo Joinville, o mais antigo da cidade,...

Homens sรฃo mais afetados pela hรฉrnia inguinal

A hรฉrnia inguinal รฉ um tipo de hรฉrnia que...

Feriados de novembro convidam a curtir a Vila Katu

Um complexo com gastronomia e diversรฃo para toda a...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor